Autor Tópico: Preço Ensaio Gestante  (Lida 28269 vezes)

André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #15 Online: 21 de Janeiro de 2015, 17:32:03
a dica que dou e que funciona pra mim é mais simples. Cobro uma média por hora de trabalho, digamos, 100 reais, se num short book eu fotografo 3/4 horas, pra tratar 20 fotos eu demoro duas horas, da 6 horas, 600 reais, os outros 50 sao pra custos em geral. Ensaio em estudio, fotografo duas horas, uma hora pra tratar 10 fotos, 300 reais... ensaio completo, x hrs fotografando, x hrs tratando, x horas diagramando + custo do album e por ai vai :)
@jacobfotografiacriativa


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #16 Online: 22 de Janeiro de 2015, 09:17:52
André Jacob, parabéns pela coragem de abrir seus preços assim...

Particularmente eu sempre achei que todos deviam fazer isso.. E não só na fotografia. Como luthier participo de outros grupos e esse é sempre um assunto cheio de dedos pra discutir.

Todos que estão estabelecidos, em todas as profissões, sempre reclamam dos iniciantes que entram cobrando baixo demais e prostituiindo o mercado! Acho que se o pessoal participasse de forma mais ativa mostrando seus preços e seus custos, os iniciantes que não sabem cobrar iam aprender muito mais rápido e o mercado cresceria pra todo mundo!

-------------------------

Voltando ao tópico, minha profissão é outra. Não dependo da fotografia pra viver.

Mas o valor de um ensaio comigo é na casa dos R$500,00, com cerca de 20 a 30 fotos editadas entregues em CD/ DVD, dependendo de onde será o ensaio, do tipo de ajudante que preciso levar, produção, do quanto as fotos desse ensaio poderão ser importantes pra mim em divulgação, etc...

Faço vários de graça pra amigos e parentes por puro prazer de fazer, de fotografar, de presentear alguém que eu gosto... mas quando é pra vender posso me dar ao luxo de não abaixar meu preço por causa da concorrência, se quiser ir fazer com outro vá..
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2015, 09:20:02 por Luciano.Queiroz »


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #17 Online: 22 de Janeiro de 2015, 09:22:37
Cara nunca cotei por aqui, mas irei fazer isso pra ter como base.

Aí é que eu acho errado! A primeira coisa é cotar quanto seria na sua região! Qualquer coisa que te responderem aqui será uma referência pra você chegar no seu preço, mas você não pode nunca deixar pra lá e não querer saber quanto custa aí!

Se aí não tem ninguém que faça por menos de X, pra que cobrar menos?
Se todo mundo cobra X, cobrar a mais será vantagem pra você?


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 23 de Janeiro de 2015, 18:29:32
 :snack: acompanhando!
Nossa, como eu cobro batato!


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 23 de Janeiro de 2015, 23:01:23
Nossa, como eu cobro batato!

Baseado em que ? No que o pessoal está cobrando aqui ou na sua região ?

Fiz uma cotação aqui em os preços variam entre R$ 250,00 e R$ 1.500,00, entregando entre 80 e 100 fotos em DVD. O valor de R$ 1.500,00 está incluso álbum 20cm.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #20 Online: 24 de Janeiro de 2015, 05:17:08
Cobrar barato ou caro é relativo. Se o seu trabalho sobressai em algum aspecto não há motivos pra você seguir a base de preços. Particularmente da minha cidade eu só sei o preço de um fotografo que é amigo meu, ele cobra praticamente o mesmo que eu (coisa de 200 reais a mais no ensaio completo). Mas sei que tem fotografos aqui cobrando 350 reais com album (nao me perguntem qual) por um ensaio com uma porrada de foto, porém sinceramente acho meu trabalho superior em alguns pontos e nao vejo motivos pra seguir essa linha deles.

Tudo é variavel, antes de ver os fotografos da sua região veja seus custos, eu tenho um custo médio por trabalho em salão, gráfica, combustivel e tenho uma sócia que divido todos os lucros e custos.

O grande problema do mercado fotografico é que a maioria dos fotografos não fazem esse calculo tão básico, é tudo feito nas coxas. Esquecem que há a possibilidade de um dia viver da fotografia e cobram 300 reais por ensaio sendo que tem um custo por trabalho de 100 (com o album e gasolina, digamos), sendo assim o cara faz 20 ensaios por mês (coisa que é muito dificil pra qualquer profissional requisitado da área, imagine para quem ta começando), fica 10 dias inteiros editando e lidando com grafica pra ganhar 4 mil reais, isso sem contar que qualquer câmera fullframe de entrada custa mais do que isso, qualquer lente top custa mais do que isso, se o cara um dia pretende alugar uma sala comercial f*deu (qualquer salinha comercial é um salario minimo), contratar um arquiteto ou designer de interiores? Jamais. Pagar uma fachada bacana ou um projetista de móveis? Jamais.

Então resumidamente eu calculo meu trabalho por horas, tenha noção de quanto voce pretende ganhar num futuro e de quanto o seu trabalho vale, tenha noção dos investimentos que pretende fazer e estipule metas, analise seus custos cuidadosamente, tenha planos de marketing e estrategicos proprios, fotografia nao é só criação, é mercado também, você tem que ter um "quê" de empresário senão vai fácil a falencia (como ja aconteceu aqui na minha cidade, e vou te falar, eu previ que aconteceria). Bom, acho que ja falei demais,  :D
@jacobfotografiacriativa


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 27 de Janeiro de 2015, 22:13:38
Aqui em Sorocaba a coisa é feia, adolescente vai gastar o dinheiro no Burguer King e compra pau de selfie por 500 reais mas não te chama, não tem como eu cobrar 30 reais por foto ainda, mas quem sabe até o final do ano.

Poderiam dar uma olhada na minha tabela (link abaixo) e ver se tem alguma discrepância, fora os preços?  :D

http://issuu.com/carlos.gandolfe/docs/tabela_de_valores_2015_-_carlos_gan
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2015, 22:13:59 por edugandolfe »


rscomex

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 256
Resposta #22 Online: 06 de Fevereiro de 2015, 00:30:11
Meu preço é +- como o do Andre... isso pq tenho pouco gasto e nao tenho studio pra manter...

Como ele disse, deve-se fazer uma planilha de todos os custos que vc tem + a margem de lucro desejada.... que em minha visao ainda pode agregar um valor extra caso seu trabalho tenha um diferencial e/ou caso vc consiga entrar em um mercado com publico alvo que te propicie ''cobrar'' mais.

Realmente não consigo entender como conseguem viver cobrando 200... 300 reais por cobertura de evento externo e ensaios com milhares de fotos.


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 06 de Fevereiro de 2015, 12:38:35
Aqui em Sorocaba a coisa é feia, adolescente vai gastar o dinheiro no Burguer King e compra pau de selfie por 500 reais mas não te chama, não tem como eu cobrar 30 reais por foto ainda, mas quem sabe até o final do ano.

Poderiam dar uma olhada na minha tabela (link abaixo) e ver se tem alguma discrepância, fora os preços?  :D

http://issuu.com/carlos.gandolfe/docs/tabela_de_valores_2015_-_carlos_gan

O pacote ouro é o mais barato? :ponder:


danilo.durigan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
  • Tempo e dedicação são seus maiores aliados
Resposta #24 Online: 06 de Fevereiro de 2015, 13:08:09
Poderiam dar uma olhada na minha tabela (link abaixo) e ver se tem alguma discrepância, fora os preços?  :D

http://issuu.com/carlos.gandolfe/docs/tabela_de_valores_2015_-_carlos_gan
Edu, independente da classificação: Ouro, Prata e Bronze, você cobra 200,00 por 80 fotos tratadas? Inclusive Newborn?
Canon T3i
Lente Canon 50mm 1.8,  18-55mm, 55-250mm
Flash Speedlite 600EX-RT


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #25 Online: 06 de Fevereiro de 2015, 13:46:27
Gostei como o André cobra e o meu jeito de cobrar é parecido.

Além do valor x hora do fotógrafo, eu cobro um valor relacionado ao que eu gasto com tudo (no caso dele, os R$50,00): cobro o Lightroom e Photoshop (assinatura do CC), incluo o deslocamento (aproximado de gasolina) e assim vai.

Se não fizer isso, saio no preju. E não quero isso.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 06 de Fevereiro de 2015, 22:21:18
Citar
Edu, independente da classificação: Ouro, Prata e Bronze, você cobra 200,00 por 80 fotos tratadas? Inclusive Newborn?

Citar
O pacote ouro é o mais barato? :ponder:

Pessoal não lê...eita
Este preço é só no pacote Ouro + álbum, aí soma 200 com um álbum de uns 400...Sorocaba é assim... ;)
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2015, 22:22:02 por edugandolfe »


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 07 de Fevereiro de 2015, 10:16:55
Pessoal não lê...eita
Este preço é só no pacote Ouro + álbum, aí soma 200 com um álbum de uns 400...Sorocaba é assim... ;)

Eu entendi, mas acho q seu sistema de cobrança está equivocado. Vc não precisa fazer igual todo mundo de Sorocaba.

Resumindo:

Cobrando pouco sua agenda está cheia? Se estiver aumente seu preço. Vc trabalha menos e ganha mais.

Se estiver vazia, aumente do mesmo jeito, pelo menos quando aparecer um trabalho vc terá um retorno aceitável.  :ok:


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #28 Online: 07 de Fevereiro de 2015, 11:27:15
Eu entendi, mas acho q seu sistema de cobrança está equivocado. Vc não precisa fazer igual todo mundo de Sorocaba.

Resumindo:

Cobrando pouco sua agenda está cheia? Se estiver aumente seu preço. Vc trabalha menos e ganha mais.

Se estiver vazia, aumente do mesmo jeito, pelo menos quando aparecer um trabalho vc terá um retorno aceitável.  :ok:

tudo isto e otimo se voce nao vive da fotografia.
se cobra pouco-agenda cheia, aumentado o preço, perde o padrao habitual de clientes.
sem clientes  se aumentar, so vai pegar somente algum distraido.
abs.


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 07 de Fevereiro de 2015, 12:15:32
Pelo que entendi ele está iniciando no ramo, não depende da fotografia para viver. Mesmo quem vive de fotografia e cobra barato e vive com a agenda cheia, eu recomendo melhorar a qualidade do serviço e aumentar os preços gradativamente, assim conseguirá evoluir tanto na vida profissional quanto na pessoal.