Autor Tópico: Preço Ensaio Gestante  (Lida 28340 vezes)

Andrei Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
  • Canon
    • Fotos
Resposta #60 Online: 28 de Março de 2016, 15:18:20
Eu concordo com vc GeoPhoto.

Cara, eu tb sou testemunha de fotógrafo que não conhece os fundamentos de fotografia. Não sabe fazer um contra luz e se tiver que fotografar por do Sol é um desespero.

Mas eu ainda acho que são coisas diferentes. Uma coisa é o cara RUIM mesmo que cobra barato. Outra coisa é o fotógrafo como vc (ex.) que tem a sua profissão ao longo da semana, CONHECE de fotografia e no final de semana tem trabalhos na área de fotografia social. É sobre este segundo fotógrafo que me refiro. Ele pode pensar, "bem, como eu já tenho um bom emprego que paga minhas contas, vou fazer um preço competitivo da minha BOA fotografia". Mas o contrário tb é verdadeiro, ele pode pensar, como já ganhei o suficiente pra pagar minhas contas, só saio de casa se me pagarem um valor até maior que a média de mercado".

Eu n acho que este cara esteja errado, ele PODE vender seu BOM trabalho mais caro ou mais barato pq n é sua primeira fonte de renda. E convenhamos, está cheio de excelentes fotógrafos que trabalham assim. Aqui na minha cidade tem um fotógrafo que manda muito bem, e é engenheiro, vive de engenharia. Ótimo pra ele.

Concordo com você Guilherme. Conheço muito fotógrafo tarimbado, com loja, e que é basicamente o "cara crachá" da profissão. E também conheço outros, que não tem fotografia como 1ª profissão, mas mandam muito melhor.
Fotografia é arte. Convenhamos: Se o cara for bom, estudar e for esforçado, ele vai pegar a rebelzinha dele, com a lente do kit, um flash maroto e outros equipamentos básicos, editar em software livre e fazer um resultado muito melhor que o cara da 15 anos da loja grande da esquina. O problema é que a maioria dos clientes não tem nem o trabalho de conhecer o portfólio de quem está contratando. Vão pelo nome.
A minha cunhada por exemplo: Assim que chegou a prova do album, perguntei pra ela: "Gostou?". E ela respondeu: "Ah, esperava outra coisa". Aí eu disse que conhecia o fotógrafo e era exatamente só esse tipo de trabalho que ele fazia..... simples assim  :assobi:


Hudsoncostajc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
  • Sexo: Masculino
Resposta #61 Online: 09 de Agosto de 2016, 15:32:48
Pessoal, acredito que equilíbrio seja a palavra...

Também estou começando na fotografia, fiz alguns ensaios de graça para parentes e amigos para montar um portfólio. Estou na fase de levantamento de preços de ensaios na região em que moro. O passo seguinte será montar uma planilha com os custos de desgaste de equipamento, deslocamento, tratamento, impressão, etc...

Se o preço que o mercado local cobra for superior ao custo, deixando uma margem de lucro interessante, ótimo. Da pra praticar o preço do mercado e ser feliz.

Se o preço que o mercado cobra for inferior ao custo, aí este infelizmente não é um mercado pra se atuar momentaneamente. Ter prejuízo está fora de cogitação.



marciomendes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 87
Resposta #62 Online: 11 de Agosto de 2016, 12:04:15
Pessoal, acredito que equilíbrio seja a palavra...

Também estou começando na fotografia, fiz alguns ensaios de graça para parentes e amigos para montar um portfólio. Estou na fase de levantamento de preços de ensaios na região em que moro. O passo seguinte será montar uma planilha com os custos de desgaste de equipamento, deslocamento, tratamento, impressão, etc...

Se o preço que o mercado local cobra for superior ao custo, deixando uma margem de lucro interessante, ótimo. Da pra praticar o preço do mercado e ser feliz.

Se o preço que o mercado cobra for inferior ao custo, aí este infelizmente não é um mercado pra se atuar momentaneamente. Ter prejuízo está fora de cogitação.



É isso aí...
« Última modificação: 11 de Agosto de 2016, 12:04:45 por marciomendes »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #63 Online: 11 de Agosto de 2016, 14:10:48
Se o preço que o mercado cobra for inferior ao custo, aí este infelizmente não é um mercado pra se atuar momentaneamente. Ter prejuízo está fora de cogitação.

É o meu caso hoje, não cobre os custos fazer ensaio de gestante com o preço medio que estão cobrando.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


aldoferrarineto@gmail.com

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Masculino
Resposta #64 Online: 29 de Março de 2021, 14:04:42
Taí um assunto controverso no mundo fotográfico...rs :ponder: O que é caro para uns, pode não ser caro para outros.
A gente aqui até escreveu um post para o blog sobre o assunto https://www.julianaferrari.com.br/quanto-custa-um-ensaio-gestante, mas cada um sabe onde aperta o calo neh!
« Última modificação: 29 de Março de 2021, 14:06:57 por aldoferrarineto@gmail.com »