Autor Tópico: Camêra ideal para retratos e fotos de produtos  (Lida 9756 vezes)

evertongarcia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Online: 16 de Janeiro de 2015, 11:50:12
Bom dia a Todos.

Esse ano Deus me deu o melhor de todos os presentes. Serei Pai. E tinha feito uma promessa de que quando isso acontecesse, compraria minha primeira câmera decente. Quero fotografar todos os momentos dessa fase em minha vida e fotografar muito o Guri ou a Guria. E minha esposa também.

Paralelo a isso, quero começar a estudar para fazer o que hoje eu pago para fazerem: Fotos de produtos para e-commerce.

Quais modelos de câmera e lentes seriam ideias para começar a fazer isso e pensando em uma futura troca daqui um tempo?


Abs!


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.619
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #1 Online: 16 de Janeiro de 2015, 12:03:46
Existem duas linhas de câmera: As consideradas "semi-profissionais" (Digitais Compactas) que são aquelas câmeras menores e que não trocam a lente e as Digitais SLR, que já são câmeras mais avançadas e que permitem que você faça a troca das lentes.

Tudo vai depender do seu estilo e gosto. Se pretende trocar ela daqui um tempo, recomendaria a você uma Canon SX50 ou Nikon P520, que são câmeras com recursos legais e que você conseguirá fazer boas fotos com elas.

Caso queira uma mais avançada com troca de lentes, recomendaria a Nikon D3300 | 3200 | 5300 ou Canon T3, T3i, a 60D também. São câmeras boas para fotografar praticamente qualquer tipo de objeto ou pessoa.

Claro, nessa última opção precisaria investir também em boas lentes, o que faz com que o preço aumente também.

Qualquer dúvida, estou à disposição.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #2 Online: 16 de Janeiro de 2015, 12:17:07
A princípio uma câmera com sensor maior atenderá às necessidades. O problema é que o desmembramento das possibilidades é grande:

Pode ir pro lado de uma DSLR e a partir de 1.000 já se tem um bom kit. Aqui basicamente vai ficar entre Canon e Nikon.
Pode ir pro lado das mirrorless onde ganha-se no tamanho menor da câmera e lentes mas barra na maior dificuldade de se encontrar equipamentos e que, no geral, custam mais caros. Aqui tem máquinas de vários gostos e bolsos e há mais opções de fabricantes como Fuji, Sony, Olympus e Panasonic.

Só não compre as ditas "semi profissionais" superzoom que não servem de nada.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


evertongarcia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #3 Online: 16 de Janeiro de 2015, 12:40:22
lizandrojunior, obrigado por responder.

Quero uma mais avançada. Estava vendo uma 70D, mas acho que é muita câmera para começar, certo?

Uma t5i seria legal?
Abs

Existem duas linhas de câmera: As consideradas "semi-profissionais" (Digitais Compactas) que são aquelas câmeras menores e que não trocam a lente e as Digitais SLR, que já são câmeras mais avançadas e que permitem que você faça a troca das lentes.

Tudo vai depender do seu estilo e gosto. Se pretende trocar ela daqui um tempo, recomendaria a você uma Canon SX50 ou Nikon P520, que são câmeras com recursos legais e que você conseguirá fazer boas fotos com elas.

Caso queira uma mais avançada com troca de lentes, recomendaria a Nikon D3300 | 3200 | 5300 ou Canon T3, T3i, a 60D também. São câmeras boas para fotografar praticamente qualquer tipo de objeto ou pessoa.

Claro, nessa última opção precisaria investir também em boas lentes, o que faz com que o preço aumente também.

Qualquer dúvida, estou à disposição.


evertongarcia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #4 Online: 16 de Janeiro de 2015, 12:42:17
Thales, obrigado pela resposta.

Qual Kit vc sugere até uns 2k? T5i seria uma boa ou alguma opção com melhor C x B? Besteira comprar uma 70d para iniciar?

Abs

A princípio uma câmera com sensor maior atenderá às necessidades. O problema é que o desmembramento das possibilidades é grande:

Pode ir pro lado de uma DSLR e a partir de 1.000 já se tem um bom kit. Aqui basicamente vai ficar entre Canon e Nikon.
Pode ir pro lado das mirrorless onde ganha-se no tamanho menor da câmera e lentes mas barra na maior dificuldade de se encontrar equipamentos e que, no geral, custam mais caros. Aqui tem máquinas de vários gostos e bolsos e há mais opções de fabricantes como Fuji, Sony, Olympus e Panasonic.

Só não compre as ditas "semi profissionais" superzoom que não servem de nada.


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.619
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #5 Online: 16 de Janeiro de 2015, 12:53:03
Gosto demais da 70D, ela é uma câmera muito boa. Visor articulado e touch screen, boa qualidade fotográfica e excelente em vídeos.

A T5i tem um preço bem razoável pelas qualidades que ela oferece, compensa demais.

Depois é só investir em lentes boas e treinar bem.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


evertongarcia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #6 Online: 16 de Janeiro de 2015, 12:59:41
Acha que uma T5i, neste caso, pra mim, seria melhor que a 70D? é uma diferença de uns 1500,00 ou mais.

E a D5300? Boa? Melhor que a T5i?

Abs

Gosto demais da 70D, ela é uma câmera muito boa. Visor articulado e touch screen, boa qualidade fotográfica e excelente em vídeos.

A T5i tem um preço bem razoável pelas qualidades que ela oferece, compensa demais.

Depois é só investir em lentes boas e treinar bem.


Emerson Bancho

  • Trade Count: (12)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 439
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 16 de Janeiro de 2015, 14:57:21
Se você já definiu o perfil de câmera (dslr), sugiro investir mais em lente do que em camera. Para o tipo de fotografia que você quer, lentes boas trarão melhores fotos.

Não conheco Canon,  mas eu iria de t5i com lente melhor do que com 70d com lente pior.

Quanto a nikon, as d5300 são excelentes para se começar.
D200


evertongarcia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #8 Online: 16 de Janeiro de 2015, 15:55:08
Obrigado pela ajuda Emerson.

Canon T5i ou Nikon d5300 com lentes melhores?

Qual lente vc recomenda para canon e para a nikon?

Abs


Se você já definiu o perfil de câmera (dslr), sugiro investir mais em lente do que em camera. Para o tipo de fotografia que você quer, lentes boas trarão melhores fotos.

Não conheco Canon,  mas eu iria de t5i com lente melhor do que com 70d com lente pior.

Quanto a nikon, as d5300 são excelentes para se começar.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 16 de Janeiro de 2015, 16:02:32
Primeiro de tudo, parabéns! Filhos são tudo de bom.

Sobre o equipamento, eu iria ainda mais básico: Iria de câmera básica último modelo (Nikon D3300, não sei qual é da Canon)+lente prime (Nikon 35mm f/1.8 tá um bom preço)+flash. Não sei se a D3300 tem controle remoto de flash, mas, se não tiver, isso pode atrapalhar em fotos de produtos. Pros bebês, luz natural (com rebatedor) e lente prime vai dar um ótimo resultado.


evertongarcia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #10 Online: 16 de Janeiro de 2015, 16:07:13
Obrigado Felipe.

Sò a sensação de ter um o uma já é maravilhosa.

Alguma sugestão de loja? Essa lente na D5300 ficaria legal?

Abs.

Primeiro de tudo, parabéns! Filhos são tudo de bom.

Sobre o equipamento, eu iria ainda mais básico: Iria de câmera básica último modelo (Nikon D3300, não sei qual é da Canon)+lente prime (Nikon 35mm f/1.8 tá um bom preço)+flash. Não sei se a D3300 tem controle remoto de flash, mas, se não tiver, isso pode atrapalhar em fotos de produtos. Pros bebês, luz natural (com rebatedor) e lente prime vai dar um ótimo resultado.


rodeghi

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 16 de Janeiro de 2015, 16:25:18
Um fator muito importante nesta escolha é o quanto você está disposto a gastar e também em estudar fotografia.

Se for para usar o modo automático, compre uma "semi profissional superzoom", estará fazendo um favor para seu bolso e ainda vai tira fotos boas do cotidiano.  :D

Opte por uma DSLR apenas se tem realmente interesse em aprender. As fotos ficam muito melhores não apenas com um bom equipamento, mas principalmente quando você entende o que está fazendo. Se for assim, dentro das possibilidades você vai acabar ficando entre Canon e Nikon, as que possuem maiores opções e preços.

Uma coisa que li aqui no fórum quando estava para escolher a minha câmera foi: Vá a uma loja, fale com um amigo que tem ou até mesmo faça um curso, mas não compre no escuro. Pegue na mão, acesse o menu, faça alguns testes. Cada equipamento tem suas características e o melhor é aquele que você se sentir mais confortável. Eu fui a um curso da Canon onde paguei em torno de 70 reais e tive a oportunidade de ver e mexer com câmeras desde a T3i até a 70D. Me ajudou muito a escolher!

Sobre a linha Canon, se tiver condições eu recomendo a 70D. Boa pegada, muitos recursos e um corpo que vai durar por um bom tempo. Já se a grana estiver curta, acho que a T5i é uma boa opção (a T3i já é boa, mas com filho a caminho você deve querer filmar então fique na T5i). Um kit de lentes é importante, a 18-55mm que normalmente vem já dá conta do recado. Se quiser uma fixa, até mesmo para aprender, fique com a 50mm (f/1.8) que tem um bom valor e você aprende muito. Depois você vê suas necessidades e com mais conhecimento pode comprar especificamente. Também acho que um flash é importante, então considere esta opção, ainda mais para tirar fotos de produtos.

Não conheço Nikon, as que usei não me adaptei.

Estas são as minhas opiniões, sou amador e fotos é um hobby pelo qual tenho me dedicado nos últimos meses. Pesquise no fórum que tem outros tópicos relacionados a esta dúvida.

Ahhh ... parabéns pelo bebê a caminho e boas fotos!  :ok:
Canon EOS 70D
Canon 18-135mm f/3.5-5.6 EF-S IS STM
Canon 50mm f/1.8 II


evertongarcia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 16
Resposta #12 Online: 16 de Janeiro de 2015, 17:17:24
Grande Rodeghi, obrigado pela resposta e pela sorte desejada.

Irei verificar essas questões. Quero comprar o quanto antes, mas se for para esperar um pouco e comprar algo com mais certeza, melhor esperar.

A 70d, nesse momento está muito acima do que gostaria de gastar.

Uma diferença de 2k.

Abs

Um fator muito importante nesta escolha é o quanto você está disposto a gastar e também em estudar fotografia.

Se for para usar o modo automático, compre uma "semi profissional superzoom", estará fazendo um favor para seu bolso e ainda vai tira fotos boas do cotidiano.  :D

Opte por uma DSLR apenas se tem realmente interesse em aprender. As fotos ficam muito melhores não apenas com um bom equipamento, mas principalmente quando você entende o que está fazendo. Se for assim, dentro das possibilidades você vai acabar ficando entre Canon e Nikon, as que possuem maiores opções e preços.

Uma coisa que li aqui no fórum quando estava para escolher a minha câmera foi: Vá a uma loja, fale com um amigo que tem ou até mesmo faça um curso, mas não compre no escuro. Pegue na mão, acesse o menu, faça alguns testes. Cada equipamento tem suas características e o melhor é aquele que você se sentir mais confortável. Eu fui a um curso da Canon onde paguei em torno de 70 reais e tive a oportunidade de ver e mexer com câmeras desde a T3i até a 70D. Me ajudou muito a escolher!

Sobre a linha Canon, se tiver condições eu recomendo a 70D. Boa pegada, muitos recursos e um corpo que vai durar por um bom tempo. Já se a grana estiver curta, acho que a T5i é uma boa opção (a T3i já é boa, mas com filho a caminho você deve querer filmar então fique na T5i). Um kit de lentes é importante, a 18-55mm que normalmente vem já dá conta do recado. Se quiser uma fixa, até mesmo para aprender, fique com a 50mm (f/1.8) que tem um bom valor e você aprende muito. Depois você vê suas necessidades e com mais conhecimento pode comprar especificamente. Também acho que um flash é importante, então considere esta opção, ainda mais para tirar fotos de produtos.

Não conheço Nikon, as que usei não me adaptei.

Estas são as minhas opiniões, sou amador e fotos é um hobby pelo qual tenho me dedicado nos últimos meses. Pesquise no fórum que tem outros tópicos relacionados a esta dúvida.

Ahhh ... parabéns pelo bebê a caminho e boas fotos!  :ok:


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.619
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #13 Online: 16 de Janeiro de 2015, 19:33:41
Eu tive uma D5300, de qualidade fotográfica e de vídeos é excelente, tem visor articulado porém não é touch. Custa cerca de 2k.

As lentes da Nikon são mais caras.

Sugiro você comprar a 50mm 1.8 pra começar, uma 18-200, 18-105mm quem sabe...

Mas se ainda quiser a t5i, invista o restante em boas lentes, 50mm 1.8, a 85mm também...
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #14 Online: 16 de Janeiro de 2015, 19:46:31
Vai na sessão de classificados do fórum que você vai achar muita coisa boa por um preço justo...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr