Autor Tópico: Porque quando alguém publica uma foto usando vinhetas você diz que não gosta?  (Lida 7156 vezes)

Brand000n

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
Resposta #30 Online: 30 de Dezembro de 2014, 13:56:11
Eu gosto de vinhetas, dependendo de qual tipo de foto. Funciona bem com retratos


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #31 Online: 30 de Dezembro de 2014, 14:16:52
Justamente, o povo usou demais e acabou ficando mesmice utilizar esse recurso.

Mas eu uso  :assobi:
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
horizonte torto é de doer viu  :doh:

Já vi fotos de famosos com horizonte torto mas proposital! Em alguns casos até acho normal!!
Valeus :) :)


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Vinheta é o defeito que virou efeito ?

Posso considerar a vinheta natural das lentes um " defeito", originalmente considerado um efeito indesejado ?
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
vinhetas bem de leve, gosto de usar quando o céu está bem azul, gosto das bordas ficando mais azuladas

IMG_6290 by carlos.gandolfe@gmail.com, on Flickr

ou ambientes fechados e rústicos, parece uma luz de um buraco ou falha

IMG_6323 by carlos.gandolfe@gmail.com, on Flickr
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2015, 22:38:49 por edugandolfe »


pedrortega

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 43
É um modo rasteiro de diferenciar a foto, dando um "ar profissional". Eu abomino sempre o exagero, e não gosto  quando vejo uma sessão com vinhetas pronunciadas e excesso de "presets" (outra praga). Não sou purista, adoro pós-produção no Camera Raw, mas acho que a foto primeiro tem que valer por si só, e depois ser melhorada de forma discreta, quase invisível.


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
É um modo rasteiro de diferenciar a foto, dando um "ar profissional". Eu abomino sempre o exagero, e não gosto  quando vejo uma sessão com vinhetas pronunciadas e excesso de "presets" (outra praga). Não sou purista, adoro pós-produção no Camera Raw, mas acho que a foto primeiro tem que valer por si só, e depois ser melhorada de forma discreta, quase invisível.

Só acho um tanto intenso e exagerado o comentário, Pedro. Há excelentes fotógrafos que usam vinhetas até exageradas por fazer parte do estilo do trabalho. Vinhetas mesmo grandes e fortes, dependendo da aplicação e da forma podem ficar muito interessantes. Não é bom quando cobre o tema da foto. Tirando isso... abrir a visão é bom... É como os presets. Na boa, qual é o problema em usá-los e adequá-los da forma que mais agradar? Por que não podemos partir dos presets e ir mexendo depois???

 :shock:


pedrortega

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 43
Pris,
Eu entendo que muitos incorporam as vinhetas e presets a um estilo único, mas, eu tenho estado um pouco decepcionado pela frequência com que isso vem ocorrendo. Até alguns fotógrafos estrangeiros que admiro - ex. Frank Doorhof - é um utilizador serial de presets.  Como alguém que adora estudar iluminação, fico frustrado por grandes fotógrafos como ele necessitarem tanto assim de um efeito para dar mais sabor às fotos.
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2015, 09:30:43 por pedrortega »


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Pris,
Eu entendo que muitos incorporam as vinhetas e presets a um estilo único, mas, eu tenho estado um pouco decepcionado pela frequência com que isso vem ocorrendo. Até alguns fotógrafos estrangeiros que admiro - ex. Frank Doorhof - é um utilizador serial de presets.  Como alguém que adora estudar iluminação, fico frustrado por grandes fotógrafos como ele necessitarem tanto assim de um efeito para dar mais sabor às fotos.

Oi Pedro! Entendo perfeitamente, mas... por exemplo, no caso do fotógrafo que citou, mesmo que ele use edições diferentes em suas fotos, algumas mais exageradas e outras mais discretas, não acho que isso desmereça todo o trabalho e pensamento antes da foto. Se não houvesse uma boa iluminação inicial, os presets não iriam fazer milagre. Tanto no "Portrait" quanto no "Maskerade" se nota este trabalho... é diferente de alguém que não tem a teoria e prática e usa um preset (HDR heavy metal, por exemplo) para tentar salvar a foto... tentar! É como alguém que tem uma elaboração de trabalho e sabe como usar uma super vinheta, diferente de quem usa porque viu uma foto assim no google e quis fazer igual. É como alguém que usa um enquadramento atípico porque sabe que assim a imagem ganha força ou porque achou interessante. É diferente de quem não entende nada, mas depois vem com a desculpa que fotografia é arte e ninguém tem que ficar criticando que eu cortei o pé fora...!!! ;)


pedrortega

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 43
Concordo Pris, o ponto é esse. Aplicar o efeito com conhecimento de causa sobre um sólido trabalho de luz, estilo, maquiagem, pose, etc., e não para salvar uma foto ruim.