Não sei como é esse DPP, mas essa "trabalheira" é facilmente contornável no LR, por exemplo. É só gravar um preset para deixar a foto parecida com o jpg da máquina. Aplica o preset na importação e a foto que a câmera montaria em jpg já está "pronta". Daí você edita uma ou outra coisa que achar necessário e pronto, nada de horas gastas na frente do computador.
Agradeço pela dica.
Porém fazer um preset para que o programa gere, em lote, arquivos JPEG semelhantes e depois trabalhar em cima dos JPEG não seria melhor já fotografar em JPEG?
O DPP possui funcionalidade para gerar, em lotes, os arquivos JPEG a partir de arquivos RAW, mas não vi muito sentido nisso se já posso fotografar diretamente em JPEG.
É como disse antes. Se fosse profissionalmente, talvez eu insistiria um pouco mais no RAW.
Outra questão talvez que possa me fazer repensar o RAW será quando eu conseguir selecionar e mandar imprimir algumas dezenas ou centenas de fotos que tirei durante os últimos tempos. Será?
Pelas respostas, penso que o meu nível de exigência está muito abaixo da maioria aqui do fórum.
Por exemplo, a questão do balanço de brancos (configurado automaticamente pela câmera), não tenho tido problemas com isso. O WB gerado pela câmera tem sido aceitável para mim.
Outro exemplo: gerar uma foto PB a partir de um arquivo JPEG não tem sido problema para mim.
Parece-me que tenho me preocupado mais com o enquadramento e composição.
Por favor, não me interpretem mal. Eu gosto de fotografia, mas não sou um crítico. Vocês estão certíssimos em trabalhar com RAW.
Fazendo uma analogia com a cerveja. Gosto de beber cerveja, mas talvez algumas das que gosto serão detestáveis pelos profissionais degustadores de cerveja.