Autor Tópico: Não dei conta de fotografar em RAW  (Lida 14543 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #15 Online: 17 de Janeiro de 2015, 23:23:36
Realmente RAW e JPEG são a mesmíssima coisa  ;)

Camera EOS 5D. O certo são as nuvens cinzentas, pois uma tempestade estava entrando. Recomendo ver ampliadas. Fiz essas fotos em 2012, JPEG da câmera e RAW no DxO Elite.

JPEG



RAW tratado no DxO (Não é HDR. Odeio HDR.)

« Última modificação: 17 de Janeiro de 2015, 23:26:37 por AFShalders »


andresylva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
Resposta #16 Online: 17 de Janeiro de 2015, 23:32:06
Não sei como é esse DPP, mas essa "trabalheira" é facilmente contornável no LR, por exemplo. É só gravar um preset para deixar a foto parecida com o jpg da máquina. Aplica o preset na importação e a foto que a câmera montaria em jpg já está "pronta". Daí você edita uma ou outra coisa que achar necessário e pronto, nada de horas gastas na frente do computador. :ok:

Agradeço pela dica.
Porém fazer um preset para que o programa gere, em lote, arquivos JPEG semelhantes e depois trabalhar em cima dos JPEG não seria melhor já fotografar em JPEG?

O DPP possui funcionalidade para gerar, em lotes, os arquivos JPEG a partir de arquivos RAW, mas não vi muito sentido nisso se já posso fotografar diretamente em JPEG.

É como disse antes. Se fosse profissionalmente, talvez eu insistiria um pouco mais no RAW.
Outra questão talvez que possa me fazer repensar o RAW será quando eu conseguir selecionar e mandar imprimir algumas dezenas ou centenas de fotos que tirei durante os últimos tempos. Será?

Pelas respostas, penso que o meu nível de exigência está muito abaixo da maioria aqui do fórum.
Por exemplo, a questão do balanço de brancos (configurado automaticamente pela câmera), não tenho tido problemas com isso. O WB gerado pela câmera tem sido aceitável para mim.
Outro exemplo: gerar uma foto PB a partir de um arquivo JPEG não tem sido problema para mim.
Parece-me que tenho me preocupado mais com o enquadramento e composição.

Por favor, não me interpretem mal. Eu gosto de fotografia, mas não sou um crítico. Vocês estão certíssimos em trabalhar com RAW.
Fazendo uma analogia com a cerveja. Gosto de beber cerveja, mas talvez algumas das que gosto serão detestáveis pelos profissionais degustadores de cerveja.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #17 Online: 17 de Janeiro de 2015, 23:45:58
André, embora eu não esteja mais participando do fórum ativamente, acho que você merece uma resposta mais detalhada, apesar de já terem sido postados inúmeros tópicos sobre isso aqui no fórum.

Primeiro, o arquivo raw contém muito mais informações que um jpeg, por definição. Essas informações a mais estão na forma de detalhes e de tons/cores.

Uma imagem jpeg direta da câmera é meramente um raw tratado por um conversor interno da câmera que comprime a imagem, jogando um monte de informações fora.

A foto do exemplo que postei tem postos completamente estourados no jpeg, e que foram perfeitamente recuperados do raw por um programa decente. A própria nitidez está em outro patamar. Tanto o jpeg quanto o raw foram gerados pela 5D. Até dá para tentar recupera um pouco dos estouros do jpeg mexendo na curva de luminancia e no histograma, mas vai dar muito mais trabalho que se fizer diretamente do raw, e mesmo assim vai ter menos detalhes.

Por fim, é uma questão de exigência e finalidade. Se for para colocar a foto no Facebook em 800x600 na verdade isso tudo se torna secundário. Se bobear a mesma foto com um celular também teria dado um resultado aceitável, porém não tão fiel quanto a cena original.

Se você for imprimir em fine art por exemplo, é bom fazer em raw e saber muito bem o que fazer durante o processamento senão vai ficar uma caca. Mesmo imprimido em inkjet comum a 6 cores já dá uma baita diferença.

Mas se para você o caso for só ver na tela e compartilhar, aí vai fundo, jpeg mesmo.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #18 Online: 17 de Janeiro de 2015, 23:48:56
Vale a pena eu insistir em fotografar em Raw?
Obs. Meu editor é o Gimp em conjunto com o URaw...
Tenho o Photoshop baixado rescentemente, mas já domino muito bem o Gimp...
Obrigada!!!

1) Sim, vale. A hora que você perder uma foto importante por sub/sobre exposição no jpeg, não vai ter volta, dependendo de quanto passou do ponto. Com raw a margem é muito maior.

2) Tente o RawTherapee em vez do UFRaw. É muito melhor.


Sunriser

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.224
  • Sexo: Masculino
  • Deus seja louvado
    • Sunriser Photography Facebook
Resposta #19 Online: 18 de Janeiro de 2015, 00:10:14
Realmente RAW e JPEG são a mesmíssima coisa  ;)

Camera EOS 5D. O certo são as nuvens cinzentas, pois uma tempestade estava entrando. Recomendo ver ampliadas. Fiz essas fotos em 2012, JPEG da câmera e RAW no DxO Elite.

JPEG



RAW tratado no DxO (Não é HDR. Odeio HDR.)



Belíssima foto... ainda viajarei para o exterior, só para fotografar montanhas cobertas de neve.

Fiz um pequeno teste aqui com o JPEG acima (ambas edições feitas na pressa sem muito cuidado).

Recuperação do JPEG no Lightroom:



HDR feita com três imagens:



Foi possível recuperar a imagem, mas gostei mais do RAW, ficou melhor mesmo.
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2015, 00:11:46 por Sunriser »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #20 Online: 18 de Janeiro de 2015, 00:20:56
Fora a diferença na nitidez que a do raw é bem maior, mas tem que olhar direto do arquivo, o visualizador aqui é horrendo.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #21 Online: 18 de Janeiro de 2015, 01:20:03
Só para complementar o que o AFShalders falou.
O JPG gerado, mesmo no automático, por um bom software de edição vai ser sempre melhor que o JPG de sua camera.
Principalmente se a sua câmera não for das mais atuais.

Inclusive fotografar em RAW é um motivo a menos para se preocupar com upgrade da camera, se o motivo for só qualidade da imagem.
Pois a diferença da imagem em câmeras com o mesmo tamanho de sensor é pequena.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #22 Online: 18 de Janeiro de 2015, 03:24:39
Belíssima foto... ainda viajarei para o exterior, só para fotografar montanhas cobertas de neve.

Fiz um pequeno teste aqui com o JPEG acima (ambas edições feitas na pressa sem muito cuidado).

Foi possível recuperar a imagem, mas gostei mais do RAW, ficou melhor mesmo.

Pós no jpg vc deteriora pixel e no RAW não. Se não esta acostumado a imprimir essa diferença não vai ser relevante


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #23 Online: 18 de Janeiro de 2015, 07:54:34

Só para complementar o que o AFShalders falou.
O JPG gerado, mesmo no automático, por um bom software de edição vai ser sempre melhor que o JPG de sua camera.
Principalmente se a sua câmera não for das mais atuais.

Inclusive fotografar em RAW é um motivo a menos para se preocupar com upgrade da camera, se o motivo for só qualidade da imagem.
Pois a diferença da imagem em câmeras com o mesmo tamanho de sensor é pequena.
2x
Lembre-se que o processamento de um computador + software sempre é mais poderoso e melhor que o da câmera. Aliás, a câmera faz instantaneamente o que o software leva segundos para processar.
Pra quem não sabe tratar arquivos RAW não percebe-se a diferença do jpeg mas depois que se aprende e vê as vantagens do RAW é um caminho sem volta.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


andresylva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
Resposta #24 Online: 18 de Janeiro de 2015, 08:08:01
2x
Lembre-se que o processamento de um computador + software sempre é mais poderoso e melhor que o da câmera. Aliás, a câmera faz instantaneamente o que o software leva segundos para processar.
Pra quem não sabe tratar arquivos RAW não percebe-se a diferença do jpeg mas depois que se aprende e vê as vantagens do RAW é um caminho sem volta.

Interessante e eu tenho essa dúvida.
O JPEG gerado a partir de um arquivo RAW (sem qualquer tratamento) normalmente fica melhor do que o JPEG gerado diretamente na câmera?

Amigos, lendo todos esses tópicos, fiquei com uma grande dúvida na cabeça: insistir um pouco mais no RAW? (rsrsss)


andresylva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
Resposta #25 Online: 18 de Janeiro de 2015, 08:27:29
Acabei de abrir uma foto JPEG gerado a partir do RAW (com o DPP) e um com mesma imagem gerado direto da Canon S120.

Ampliando as imagens, percebi diferença sim (mais detalhes), e para melhor no JPEG gerado a partir do RAW.

F.u.d.e.u!
Vou voltar pro RAW, nem que seja apenas para gerar os JPEG automaticamente a partir do RAW.




efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 18 de Janeiro de 2015, 10:07:54
...O certo são as nuvens cinzentas, pois uma tempestade estava entrando. Recomendo ver ampliadas. Fiz essas fotos em 2012, JPEG da câmera e RAW no DxO Elite....

Desculpe, amigo, mas vc forçou a barra no seu exemplo: até a simples captura de tela da foto "alpina" aqui no fórum e tratamento básico no LR (ou qq outro software) permite recuperar as sombras de forma satisfatória. Sua foto está sem detalhes pq vc a deixou propositalmente sobreexposta para exemplificar, e assim passou uma ideia incorreta das diferenças.

Embora eu faça RAW por opção, reconheço a fantástica qualidade dos mecanismos de geração de JPEG das câmeras atuais, especialmente das Olympus, portanto essas afirmativas "melhor/pior" valem principalmente para quem deseja manipular a redução de ruído para reprodução minuciosa de detalhes, correção de equilíbrio de branco sob iluminação complicada etc., e corrigir erros de exposição mais sutis do que os do exemplo. Este nível de erro de exposição qq software recupera do jpeg mais compactado que tiver, em minha opinião.

Para uso amador, os mecanismos de JPEG de hoje estão fantásticos, e haja espaço em disco e paciência na frente do computador para manipular o RAW até ele chegar ao nível do JPEG já entregue. Após isso, haja mais ainda para tentar "melhorar o que já está bom"... É claro que, se vc vai vender as fotos para a National Geographic ou para a Vogue ou entrar em concurso de fotografia já é outra história, vc não tem saída (mas ganha por isso...).

Ao amigo que fez a pergunta, ajuste sua câmera para entregar JPEG + RAW ("Fine + RAW" etc.) e veja por você mesmo...

:ok:
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2015, 10:30:07 por efilho »


andresylva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
Resposta #27 Online: 18 de Janeiro de 2015, 10:40:45
Para uso amador, os mecanismos de JPEG de hoje estão fantásticos, e haja espaço em disco e paciência na frente do computador para manipular o RAW até ele chegar ao nível do JPEG já entregue. Após isso, haja mais ainda para tentar "melhorar o que já está bom"... É claro que, se vc vai vender as fotos para a National Geographic ou para a Vogue ou entrar em concurso de fotografia já é outra história, vc não tem saída (mas ganha por isso...).

Ao amigo que fez a pergunta, ajuste sua câmera para entregar JPEG + RAW ("Fine + RAW" etc.) e veja por você mesmo...

:ok:
Obrigado, efilho, pela dica.

Eu fiz isso. A partir de uma foto cuja câmera estava configurada para JPEG + RAW, posteriormente gerei um JPEG a partir do arquivo RAW e percebi uma sutil diferença (mais detalhes) entre os arquivos JPEG. Um "porém" é que só percebi essa diferença quando ampliei ao máximo as imagens.

Vou tentar fazer esses testes também com a 70D e com a G1X.

« Última modificação: 18 de Janeiro de 2015, 10:41:52 por andresylva »


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 18 de Janeiro de 2015, 10:47:52
Caros amigos, a resposta para o colega que criou o post dependerá única e exclusivamente do grau de satisfação que ele tem com o Jpeg gerado pela câmera...

1- Do ponto de vista técnico não há dúvida das vantagens do RAW - hoje me incomoda e muito o grau de sharpening gerado pela câmera em seu Jpeg, mas confesso que em visualizações de pequena ampliação esta diferença é menos perceptível...

2- No meu caso, sou amador e para mim tratar o RAW não é sacrifício e sim um enorme prazer, para mim é a continuidade do processo fotográfico, não tenho prazos para entregar trabalho e então tenho tempo e prazer em editar até chegar ao resultado que desejo....

3- Para quem não tem este prazer muitas vezes o processo pode se tornar um sacrifício e aí entre um Jpeg produzido pela câmera e um RAW mal editado - o primeiro ganhará..

Abraços
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


AurelioSJC

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
Resposta #29 Online: 18 de Janeiro de 2015, 10:57:35
:hysterical: :hysterical: :hysterical:
Está acontecendo a mesma coisa comigo, comecei a uma semana também e estou achando super trabalhoso, não vi grande vantagem por enquanto não, porém vou continuar insistindo pois pretendo trabalhar profissionalmente com book externo e festas infantis, mas até agora estou achando que fotografar em JPEG Fine e fazer pequenos ajustes no editor de imagem é suficiente e menos trabalhoso, até pq no menu de retoque da minha câmera eu consigo alguns bons ajuste...

Alguém que trabalhe com books e festas pode opinar, por favor?
Vale a pena eu insistir em fotografar em Raw?

Obs. Meu editor é o Gimp em conjunto com o URaw...
Tenho o Photoshop baixado rescentemente, mas já domino muito bem o Gimp...

Obrigada!!!

Senti uma grande diferença, fotografando em RAW, até para fazer pequenos ajustes no Lightroom. Procure testar a mesma foto com as duas formas.