Autor Tópico: Escolha câmera / lente - still  (Lida 1566 vezes)

leandrobh

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 17 de Janeiro de 2015, 17:38:21
Boa tarde!

Sou novo no assunto de fotografia, dei uma estudada para entender alguns conceitos e apresento minha necessidade, solicitando ajuda dos senhores:

- pretendo tirar fotos de produtos (especificamente bolsas que podem ter entre 26cm até 48cm de comprimento)

- preciso tirar algumas fotos de conjuntos de bolsas (combinações de 2 ou 3 peças) e para isso preciso de um cenário maior, mas fundo branco da mesma maneira. Ouvi falar de uma placa branca de PVC simulando o pano branco do infinito.

- tenho um orçamento de 5000,00 para gastar tanto com a iluminação, como com câmera e lente. Posso passar esse orçamento para 10000,00 se o custo benefício não for bom.

- Comprei uma tenda difusora (90cm x 90cm x 90cm) há um tempo atrás sem ao mesmo saber a finalidade da mesma. Hoje tenho a visão que ela seria mais para "anti-reflexo" que não é o meu caso. Por isso, talvez seria o caso de comprar também uma mesa. Ou tirar as fotografias no chão com algum recurso.


Queria a opnião sobre qual câmera comprar, qual lente, e que tipo de iluminação utilizar.

Notei que uma lente 100mm é bastante profissional mas talvez até mesmo 50mm ou 55mm daria. E que este ramo de still se enquadra em fotografia macro. No entanto minhas peças não são tão pequenas.

Ouvi falar bastante de softbox, porém não sei é melhor flash ou luz contínua. Parece que o problema de iluminação é maior do que propriamente a escolha da câmera/lente.

Minha necessidade é ÚNICA E EXCLUSIVA para esta situação. Não preciso de fotografias "perfeitas" mas preciso de boas fotos... profissionais!

Apesar disso, se a câmera puder ser utilizada para tirar fotos de meu filho de 1 ano e meio, seria ótimo.



amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #1 Online: 17 de Janeiro de 2015, 17:45:15
Leandro,
bem vindo ao fórum.

Fui lendo seu post e te daria uma sugestão:
Procure aí na sua cidade ou região algum fotógrafo que faça fotos Still ou pesquise no youtube. Apesar da sua disponibilidade financeira para comprar os equipamentos, acredite: o buraco é mais embaixo.
A fotografia não se restringe apenas no click em si. existe uma preparação dos produtos, o click e após um tratamento adequado.
A coisa mais simples é você adquirir equipamento.
boa sorte.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 17 de Janeiro de 2015, 18:40:23
Canon T3i + 50mm 1.8


leandrobh

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #3 Online: 18 de Janeiro de 2015, 23:16:31
Leandro,
bem vindo ao fórum.

Fui lendo seu post e te daria uma sugestão:
Procure aí na sua cidade ou região algum fotógrafo que faça fotos Still ou pesquise no youtube. Apesar da sua disponibilidade financeira para comprar os equipamentos, acredite: o buraco é mais embaixo.
A fotografia não se restringe apenas no click em si. existe uma preparação dos produtos, o click e após um tratamento adequado.
A coisa mais simples é você adquirir equipamento.
boa sorte.

Obrigado pela atenção e resposta.
Meu problema de contratar um fotógrafo é o seguinte. Preciso de fotos toda semana, pois minhas peças são sob encomenda e como são muitas variáveis envolvidas, o cliente praticamente "monta" o produto.
No entanto, preciso do máximo de fotos possíveis das peças que vão sendo produzidas para servir de modelos.

Para contratar um profissional, teria que chamá-lo toda semana para tirar em torno de 100 fotos (400 por mês).
Por isto estou avaliando a possibilidade de eu mesmo tentar iniciar, mesmo que tenha que gastar um longo tempo lendo e fazendo aulas.


Emerson Bancho

  • Trade Count: (12)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 439
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 19 de Janeiro de 2015, 08:22:34
Leandro,
bem vindo ao fórum.

Fui lendo seu post e te daria uma sugestão:
Procure aí na sua cidade ou região algum fotógrafo que faça fotos Still ou pesquise no youtube. Apesar da sua disponibilidade financeira para comprar os equipamentos, acredite: o buraco é mais embaixo.
A fotografia não se restringe apenas no click em si. existe uma preparação dos produtos, o click e após um tratamento adequado.
A coisa mais simples é você adquirir equipamento.
boa sorte.

Concordo com o colega.
São vários detalhes que fazem muita diferença. Normalmente se esquece de pequenas coisas, de técnicas,de como usar o equipamento,  etc...
Já usou um fotômetro de luz incidente? Sabe como usar?
Realmente são vários detalhes,  não será somente adquirir o equipamento.

Contrate o servico de consultoria para montar seu studio e explicar o básico de como ópera lo. Depois você mesmo toca.
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2015, 08:26:12 por Emerson Bancho »
D200


jader miane

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
Resposta #5 Online: 19 de Janeiro de 2015, 16:32:46
Depende muito do seu uso, talvez seria melhor explicar onde vai aplicar estas fotos. Não conheço muito de fotografia mas como diretor de arte/designer gráfico sei bem o que se precisa para cada situação.

Para fazer um comercial de tv já usei fotos de bolsas até tiradas de celular e devido a baixa resolução do material final um bom tratamento no Camera Raw já deixou com qualidade muito boa.

Acredito que fotos com altíssima resolução e qualidade fina seja apenas para catálogos impressos e de grandes marcas. Se vai fotografar para um catálogo online ou Facebook uma luz ok, uma câmera ok e um tratamento no Camera Raw já vai deixar impecável.

Comprei uma NX3000 e pelo que vi eu faria até catálogos com qualidade profissional para colocar do lado de marcas grandes e não ver defeito. Talvez porque eu entenda um pouco de tratamento depois para corrigir qualquer coisa.

Acho que o vital ai é investir em iluminação mesmo, a câmera como eu disse até uma mirrorless de entrada com sensor grande vai te dar um resultado muito bom já.
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2015, 16:34:10 por jader miane »


leandrobh

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #6 Online: 20 de Janeiro de 2015, 12:52:53
Além de um catálogo web, pretendo utilizar um catálogo impresso. Isso que é um fator limitador de utilizar uma "câmera comum".

Mesmo assim, vou tentar consultar algum profissional que faça uma parceria viável. Se não der, vou partir para aprender o negócio em si, mesmo que leve um tempo.
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2015, 12:56:13 por leandrobh »


jader miane

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
Resposta #7 Online: 20 de Janeiro de 2015, 20:37:55
Você mesmo faz esse cardápio ou têm alguém que faça para você? (a parte de diagramação e design).
Eu acho que consigo um resultado profissional naquelas condições que comentei contigo. Acho que depende mais de como montar a iluminação ai.

Se precisar manda mensagem a gente troca umas ideias.