Autor Tópico: CANON vs SAMSUNG NX 3000. Orientação a respeito das câmeras.  (Lida 1710 vezes)

Fabio.Cardoso

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Pessoal, boa noite!!

Sou novo aqui no fórum e também estou querendo conhecer e me tornar melhor no mundo da fotografia. Não pretendo ser profissional, mas gosto de muito de viajar e fotografar tudo que vejo de bonito (paisagens, monumentos, igrejas, etc). Sempre que eu viajo levo minha pequena Sony Cyber shot ou tiro fotos a partir do celular mesmo. Mas agora quero fazer fotografias mais elaboradas e aplicar os recursos que as boas câmeras tem para fazer um bom trabalho. Pretendo comprar outra câmera, mas não queria uma DSLR devido ao tamanho e peso, pois meu objetivo é tirar fotos quando viajo, fotos pessoais, nada profissional. Após várias pesquisas, fiquei muito em dúvida entre duas câmeras, são elas: Câmera Digital Canon PowerShot SX170 IS e a Câmera Smart Samsung NX3000, 20.3MP Sensor C CMOS, Lente NX 20-50mm.

Gostei delas por causa dos recursos que oferece, e também porque não são grandes e pesadas como as DSLR. A cannon é um pouco mais barata, mas a Samsung filma em full HD 1080 / 30 fs, tem o iso bem maior, etc.

Como aqui tem muitas pessoas experientes em fotografias, gostaria de receber uma orientação. Qual o melhor custo x benefício entre as duas câmeras para o que pretendo fazer (fotografar em viagens)? Quais os pontos positivos e negativos das duas câmeras e qual das duas vale mais a pena comprar? Alguém teria outra sugestão melhor?

Desde já, fico muito agradecido a todos!!


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #1 Online: 17 de Janeiro de 2015, 07:56:28
Entre as duas opções que você colocou nem tem o que pensar: Samsung

Você está comparando uma câmera mirrorless (sem espelho, com lentes intercambiáveis, sensor APS-C), no caso a samsung, com uma câmera compacta comum, no caso a canon (se não me engano, tem sensor 1/2,3).

Não que a canon seja ruim, mas a concorrente desta samsung é a antiga sony nex 3 (não sei quem está no lugar da nex agora). A única coisa que você vai ganhar na canon em relação a sua câmera atual são os controles manuais, mas o sensor é do mesmo tamanho.

Abaixo tem uma imagem que compara os tamanhos dos sensores (quanto maior o sensor, mais detalhes na imagem, menos ruído, mais fácil desfocar o fundo da foto, etc). O sensor da samsung é do mesmo tamanho da maioria das câmeras DSLR.
http://en.wikipedia.org/wiki/APS-C#mediaviewer/File:Sensor_sizes_overlaid_inside.svg
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2015, 07:57:55 por CristianoSoares »


Fabio.Cardoso

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #2 Online: 17 de Janeiro de 2015, 14:03:06
Cristiano, muito obrigado por sua ajuda. Pelas opções que coloquei acho que ficou meio óbvio qual seria a resposta. Na verdade eu sou ainda bastante inexperiente com fotografias, mas creio que aqui vou adquirir muitas informações. A única coisa que me deixou um pouco com um pé atrás com relação à samsung, é o fato da lente que acompanha (uma 20-55 mm power zoom) não conter estabilizador de imagem (pode ser que eu esteja falando besteira, mas foi isso que li na net). Mas se o equipamento é realmente bom como dizem, pode ser que valha a pena investir em alguma lente melhor. Mas enfim... já me ajudou bastante seu comentário.