Autor Tópico: Câmera mirrorless até R$ 3500,00 – Qual escolher?  (Lida 2202 vezes)

rafaleao

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Online: 20 de Janeiro de 2015, 19:36:20
Pessoal,

Estou pensando em comprar uma mirrorless de até R$ 3500,00, mas não sei bem qual escolher.
Qual câmera vocês me recomendariam nessa faixa de preço?

Depois de passar muito tempo fotografando com um analógica (Nikon F-301/N2000), quero finalmente comprar uma digital. Sendo assim, gostaria de uma mirrorless que tivesse uma configuração de botões semelhante às analógicas, que permita ajustes de foco (manual), obturador e etc. através de botões físicos. Além disso, gostaria que a câmera tivesse um viewfinder, pois não estou acostumado a acertar foco somente através da tela.

Nessa faixa de preço, entre câmeras novas e usadas, estava dando uma olhada na Sony Alpha A6000, Sony Alpha A7 e Olympus OM-D E-M10. Alguma dessas seria uma boa escolha? Me recomendariam algum outro modelo?

Acabei optando por uma mirrorless principalmente pela praticidade e tamanho, podendo ser utilizada no dia-a-dia e carregada tranquilamente em uma mochila. Gosto muito das DSLR's também, mas me sentiria um pouco estranho (e visado) sacando uma de dentro da mochila e tirando algumas fotos na rua.

Obrigado, aguardo as respostas de vocês!  :)

Abraço


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 20 de Janeiro de 2015, 21:50:06
O MarioNeto aqui do fórum está vendendo a E-M5 dele por 1.700 e o Fernando K a GX7 com lente pancake por uns 2.600.

Começaria por aí.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Aleodin

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 19
Resposta #2 Online: 20 de Janeiro de 2015, 23:22:42
GH3 é uma boa pedida, não?


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #3 Online: 21 de Janeiro de 2015, 00:10:12
Pega uma X100 (S ou T) se lente fixa não for problema! Depois q botei a mão em uma fiquei bem tentado rsrs :ok:


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #4 Online: 21 de Janeiro de 2015, 10:45:14
O MarioNeto aqui do fórum está vendendo a E-M5 dele por 1.700 e o Fernando K a GX7 com lente pancake por uns 2.600.

Começaria por aí.

Essas daí não têm os botões que ele quer.

Rafael, quem possui os botões e o visor, são a Fuji X-Tx, Fuji X-Prox, Fuji X-Ex. Dentro do valor que vc procura, com uma boa lente talvez só a X-Ex.

Como disse o Lucas, se vc não se importar com a lente fixa tem tbém a X100S ou X100T.
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2015, 10:47:02 por Helena Bsb »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #5 Online: 21 de Janeiro de 2015, 12:12:41


Nessa faixa de preço, entre câmeras novas e usadas, estava dando uma olhada na Sony Alpha A6000, Sony Alpha A7 e Olympus OM-D E-M10. Alguma dessas seria uma boa escolha? Me recomendariam algum outro modelo?



Mas nenhuma dessas tem os botões que vc quer.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #6 Online: 21 de Janeiro de 2015, 12:19:12
Não havia reparado que ele faz questão de um estilo mais rangefinder ou retrô.
Aí recomendo as Fuji mesmo. Tive uma X100S e tinha um prazer todo diferente de fotografar.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Fernando_Flora

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 515
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 21 de Janeiro de 2015, 14:26:34

Não sei se você quer somente nova ou usada mas tem também uma Nex6 à venda pelo usuário tnsantos aqui no fórum por R$ 1.600,00.

Pelo valor que está disposto a gastar dá para pegar ela + duas lentes ou mais uma lente e um flash. Essas combinações são para lentes sony mas também dá para usar lentes antigas manuais, o que sai mais em conta.

[]´s
Sony ILCE-7M2 + Sony ILCE-6000 + algumas lentes!

https://500px.com/fernando_flora



DanielVE

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 214
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 21 de Janeiro de 2015, 16:12:39
das que voce citou (Sony Alpha A6000, Sony Alpha A7 e Olympus OM-D E-M10), a com melhor custo benefício é a a6000, camera sensacional! Já a a7 é full frame, então entrega aquela qualidade que só fullframe tem, porém, lentes são caras e acho difícil com a verba que tem.

Vou me juntar ao coro e acho que o ideal pra voce é uma fuji x100/s/t, praticamente uma cópia da leica, acho que tem tudo que voce procura, a lente é fixa mas é excelente.
Sony A7II - Nikon D810


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 23 de Janeiro de 2015, 01:41:27
 O pessoal aqui gosta muito das Fuji, eu conheço e já testei a Sony A6000 e não saio do e-mout por nada. Pode faltar algumas lentes, mas tem lentes incríveis e muito acessível como a 16-50 super compacta que vem nela e a 35mm f1.8. Sinto falta apenas de uma 85mm f1.8.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #10 Online: 23 de Janeiro de 2015, 10:31:41
O pessoal aqui gosta muito das Fuji, eu conheço e já testei a Sony A6000 e não saio do e-mout por nada. Pode faltar algumas lentes, mas tem lentes incríveis e muito acessível como a 16-50 super compacta que vem nela e a 35mm f1.8. Sinto falta apenas de uma 85mm f1.8.

Neste tópico em questão, a Fuji é por conta de uma condição que ele pediu, uma câmera com configurações de botão semelhantes às analógicas. Desse jeito, só Fuji. Se dispensar essa característica, aí abre um mundo de possibilidades.


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 23 de Janeiro de 2015, 13:57:49
Tem umas panasonic novas que estão aumentando os comandos externos, mas não igual a fuji ainda.

Eu acho difícil definir uma câmera lendo sobre ela, o interessante é conviver com ela por alguns dias. Eu nunca tinha pensado que teria olympus digital, hoje não consigo pensar em viver sem elas  :no:

Mas acredito que qualquer câmera, desde que se tenha aprendizado com ela antes do uso, pode se adaptar ao que ele quer dentro de: Olympus E-Mx, Panasonic GXx, Fuji e Alpha.
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/