Eu aprendi que não quero mais vender álbuns, é 80% para o fornecedor e 20% para mim, muita incomodação para pouco lucro, e definitivamente os álbuns devem ser vendidos após, tenho uns aqui a 2 anos, grana imobilizada e sempre dependendo deles, dai chegam depois de 2 anos querendo pra ontem. A galera da muito valor para álbum, mas é coisa pra mostruário, na maioria das vezes colocam em uma gaveta e acabou, todo aquele esforço em fazer algo belo...
Penso bem diferente de você.
De fato, grande parte da grana investida na confecção de um bom álbum vai para a encadernadora. Até porque meu trabalho é de fotografia, não de encadernação. Se quiser todo o lucro, tem que fazer como o Fernando Paes fez.
Quanto ao atraso do cliente em escolher as fotos para o álbum, isso pode ser resolvido. Coloca todos os prazos em contrato (inclusive os prazos do cliente) e valor total do seu serviço quitado até a data X (geralmente até a data do próprio evento ou pouco tempo depois). Coloca também em contrato que, caso o cliente não escolha as fotos dentro do prazo, lhe dá o direito de fazer o álbum ao seu critério.
Quanto ao álbum ir para a gaveta... eu acho que você precisa valorizar mais o seu produto final, oferecendo-o como uma peça decorativa da casa, na sala, no quarto ou até no escritório de trabalho.
Penso também que o próprio álbum que vai para o cliente pode nos ajudar a conseguir clientes no futuro, já que normalmente as pessoas mostram o trabalho para os amigos.
Mas acho que isso já está muito off topic.