Autor Tópico: Auxílio para compra de Equipamento uso Arquitetura em 2015  (Lida 1305 vezes)

henriquearq

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 21 de Janeiro de 2015, 10:42:24
Olá pessoal, bom dia! Sou novo no fórum, e gostaria de saber se poderiam me ajudar com minha dúvida. Pesquisei em outros tópicos, vi assuntos parecidos, porém a data era muito anterior a minha, e gostaria de pesquisar sobre equipamentos mais recentes

Bom, vamos lá!
Sou estudante de arquitetura e estou finalizando o curso, e minha esposa se formou a pouco tempo. Estou abrindo com ela um escritório que servirá como vitrine (estúdio) para nossos trabalhos, então a ideia seria comprar um equipamento que pudesse filmar para youtube, vmeo e até mesmo para outros projetos mais elaborados e também elaborar fotografias de alto padrão dentro da arquitetura. Já trabalhei com DSLR durante dois anos com marketing esportivo, tendo como equipamento o básico uma Nikon D90 + 18-105mm + SB600, cujo a mesma não me apresentava foto em sequencia satisfatória, e como eu era fascinado em fotografar sem qualquer controle automático ou vr, precisava trabalhar com "time" da foto na época. Eu não sei como explicar direito e transmitir o meu sentimento sobre esse atual projeto, mas esse escritório será como uma espécie de realização do nosso sonho, o projeto das nossas vidas, o ganha pão cujo passamos alguns anos estudando mercado, viabilidade, localidade, atuação, agora veio a oportunidade de execução e o ponto dele será; Ou tudo, ou nada

Baseado nisso, estou por fora dos equipamentos atuais, eu fiz cursos dentro da fotografia em 2010 onde os equipamentos que melhor atendiam na época era d90/d7000. Gostaria de obter hoje uma câmera Full com lançamento mais recente, que me segure durante uns três anos me permitindo investir apenas em lentes, e essa câmera precisaria filmar, fotografar, seria um equipamento que trabalharia bastante. Dentro desse parâmetro, apesar de ter fotografado com Nikon, hoje não estou preocupado em me fixar a uma marca e sim a atender minhas necessidades mais facilmente. O que costumo reparar quando vou pesquisar é que aparentemente encontro mais lentes da Canon disponíveis, e não sei se é por ser um pouco leigo, mas a canon me parece gerar menos ruídos e ter uma melhor abordagem para filmagens com foco automático entre outras. Qual seria o corpo ideal para minhas necessidades hoje em dia? Dentre lentes que andei olhando em outros tópicos encontrei essas da Canon, mas da nikon não tenho conhecimento

Canon TS-E 17mm f/4 L.

1)Canon EF-S 10-22mm f/3.5-4.5 USM
2)Canon Telephoto EF 100mm f/2.0 USM
3)Canon EF-S 17-55mm f/2.8 IS USM

As fotos de arquitetura, eu quero trabalhar com fotos bastante conceituais externas, mas sei que o trabalho que complementará bastante dinheiro ao escritório será com interiores, a considerar que em Brasília grande parte dos arquitetos trabalham nesse seguimento, então aqui terei que registrar algumas imagens em ambientes com 60 metros quadrados ou até menor, e terei que mostrar ao máximo o projeto. E para filmagem gostaria de trabalhar com uma certa distancia focal, tendo como principal objeto o interlocutor. Acho que três lentes poderiam me atender bem, sendo uma para fotos por hobby, outra para filmagem e outra para fotografia arquitetonica. O que me recomendam? Qual seria o custo aproximado disso? Eu estou tentando ao máximo reduzir o custo, porém se realmente for preciso vou me desdobrar um pouco e fazer um bom investimento, então não sei se 10.000/15.000 seria pouco para tal, mas penso que os elementos mais importantes no momento que gostaria de priorizar seria o corpo e a lente para fotografias de arquitetura, o resto eu poderia ir comprando ao longo do ano. Então no momento seria Corpo + Lente + Microfone

Ah, desculpem a desorganização, eu fico meio acelerado quanto tento explicar tudo de uma vez  :D


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 22 de Janeiro de 2015, 10:14:39
Olá pessoal, bom dia! Sou novo no fórum, e gostaria de saber se poderiam me ajudar com minha dúvida. Pesquisei em outros tópicos, vi assuntos parecidos, porém a data era muito anterior a minha, e gostaria de pesquisar sobre equipamentos mais recentes


Tem esse tópico aqui, bem recente:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=106757

Citar
Canon TS-E 17mm f/4 L.

Se vc precisa de uma TS, sua resposta é Canon (full frame. Pense em 5D ou 6D). Não há no mercado outra objetiva TS com distância focal menor ou igual. Mas há fotógrafos de arquitetura (não é meu caso) que dizem que usam a TS bem pouco, então creio que vc pode usar correção em software ao invés de se prender a um kit que já é bem caro de saída.

Outra opção pro TS seria uma mirrorless (m4/3, Fuji X, Sony E) com adaptadores TS e objetivas full frame. Como o círculo de imagem destas lentes é maior que o sensor, elas funcionam razoavelmente com adaptador TS.

Fora isso, objetivas angulares: Se for de Nikon DX, a 10-24 é uma boa, assim como a Tokina 11-16 (ambas têm pouca distorção). Se for de Fuji, eu gosto bastante da Samyang/Rokinon 12mm, embora o foco seja manual. Não sei falar muito sobre outras marcas, mas logo aparece alguém com outras considerações.




Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 22 de Janeiro de 2015, 10:25:15
Objetivas TS são o top do top do top em fotos de arquitetura. Se for por este caminho, concordo com o colega acima, tem que ir de Canon, pois as objetivas TS Canon são todas muito superiores às similares Nikon, fora a 17mm que não existe na concorrência.

A principal vantagem é já saber enquadrar exatamente o que quer, na correção posterior via software, fora a perda de qualidade por esticamento, você terá que chutar o enquadramento pra mais, ocasionando mais perda ainda. O ideal seria os fabricantes disponibilizarem a correção de perspectiva no corpo, em tempo real, coisa fácil de desenvolver, e que nos permitiria o enquadramento exato.

Dá pra se virar com objetivas comuns, mas em tempos de nível máximo de exigência em qualidade em que a humanidade se encontra, as TS vão colocar você em um nível acima.

A Canon deve lançar em 2015 uma câmera com maior resolução, ótima pedida com as 24mm TS e 17mm TS. Senão você ainda pode comprar uma Sony A7r e um adaptador pra usar as TS, já vi muita gente fazendo isso.


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 23 de Janeiro de 2015, 01:39:00
 Eu acho que mais importante que a lente ou a câmera é saber editar. Vejo fotos com uma T3 e lente de kit bem editadas que é de cair o queixo.