Autor Tópico: Alguém usa(ja usou) Lensbaby ou Tilt Shit?  (Lida 3251 vezes)

ram

  • Trade Count: (8)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
Online: 22 de Janeiro de 2015, 09:25:22
Opa :aua:
Estou meio enamorado  :wub: dela e queria saber a experiencia de outras pessoas, no geral me parece possivel de criar um filtro no PS que fará o mesmo, mas eu percebo algo diferente nas fotos talvez por conta do efeito Tilt shit que as Lens Baby consegue, enfim alguem ja usou alguma dessas lente, ou as duas até????
Procurei no forum todo e  nao achei referencia a elas tb....
 :snack:
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2015, 09:25:41 por ram »
canon 5D(eu mi amu), Rebel 300D,LENTE ADAPTADOR PRA MACRO :D ,Sigma 30mm 1.4 Ex(amor do papai), canon 24-105 4 L is usm, filtro uv,flash 580ex2 ,2 gb, k-1000, 50mm1.4, flash frata 300, yashica MF-3.-


AdrianoQuatro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 22 de Janeiro de 2015, 11:14:52
Pra fotos de paisagem "tipo miniatura", o PS, TS e Lensbabies fazem igual. Pra correção de perspectiva o PS faz diferente das TS, mas dependendo do caso, fica igual, pra isso a lens babies não serve bem.
Pra foco seletivo em vários planos a lens babies e TS fazem igual e o PS deixa a desejar.
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2015, 11:15:55 por AdrianoQuatro »
"Antes voce da lance voce deve ja vir preço ja alterado , mas memso assim voce ainda da lance quero preço anterior ,favor nao faz isso , ai nao voce vai atrapalha muito outros vendedor , obrigado. favor espeito"


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 22 de Janeiro de 2015, 12:02:38
Sério que falou que o LensBaby trabalha igual a uma tilt-shift?

A lensbaby é uma piada, uma lente de brinquedo que funciona de uma maneira muito estranha.

O photoshop não faz a mesma correção de perspectiva de uma tilt-shift.

O PS tem um efeito de foco seletivo que imita o "efeito miniatura" causado pelos movimentos da lente.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


AdrianoQuatro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 22 de Janeiro de 2015, 12:38:19
Correções LEVES de perspectiva o PS faz sim.
meus comentários foram sobre as possibilidades do mecanismo. A qualidade do vidro das Lensbabies eu não conheço. Pra fotos cpm foco seletivo já vi muitos samples das lensbabies e elas mandam bem.
"Antes voce da lance voce deve ja vir preço ja alterado , mas memso assim voce ainda da lance quero preço anterior ,favor nao faz isso , ai nao voce vai atrapalha muito outros vendedor , obrigado. favor espeito"


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 22 de Janeiro de 2015, 12:56:26
Vou dar minha opinião.

Eu tenho TS e Lensbabies.

A lensbaby é apenas tilt, não tem shift nenhum. Ela faz alteração de plano de foco, que muita gente chama de foco seletivo. Mas se pensarmos bem, todo foco é seletivo a um plano, e ao mesmo tempo nenhum foco é seletivo a um objeto apenas. Por isso a TS não resolve profundidade de campo de um objeto aproximadamente cúbico, apenas se ele for um plano.

A lensbaby começou com baixíssima qualidade ótica, mas agora fornece elementos de vidro, com abertura manual e melhor qualidade. O tilt dela é em todas as direções e impreciso.

O photoshop não produz o exato efeito de alteração de plano de foco, apenas simula isso, caso o objeto fotografado seja plano, se ele tiver extensões em outro eixo o PS falha, mas fica um efeito legal. Quanto mais plano o objeto, mais parecida a simulação.

A lensbaby serve para expressão artística, linguagem, mas não para fotografia de arquitetura, por exemplo. Pra brincar de miniatura é bacana, pra filmar também, mas tem restrições, pois sua simplicidade ótica produz muitas aberrações.

Para simular o tilt no PS, recomento transformar a imagem em smart-object e trabalhar com o filtro tilt-shift de forma paramétrica. Para simular o shift basta recorrer à correção manual de perspectiva, ou utilizar a ferramenta pronta no ACR ou LR. Se já estiver usando um TIFF, transforme em smart-object e use o "camera raw filter" pra conservar os parâmetros, é muito útil.

Uma outra boa dica é manter o parâmetro do raw, levando a imagem do LR para o PS em forma de smart object e ali aplicar o TS, assim podemos clicar duas vezes e ajustar a conversão, bem como o filtro TS.

 
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2015, 13:00:32 por Claudio Rombauer »


carlostoscano

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #5 Online: 22 de Janeiro de 2015, 13:24:12
Sou novo aqui no fórum e tb no mundo da fotografia, porém já trabalho há mais de 1 ano com meu irmão, que é fotógrafo de casamento aqui em recife, esse ano entrei e comprei umas 6D, uma 35mm e uma 50mm e estou começando a ir com ele de segundo fotógrafo

Ele possui a lensbaby e gosta muito do resultado em algumas fotos, apesar dele usar pouquíssimo, ele sempre tira apenas UMA foto durante a cerimônia e nem em todo casamento, ou usa ela ensaio.



« Última modificação: 22 de Janeiro de 2015, 13:29:20 por carlostoscano »


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #6 Online: 23 de Janeiro de 2015, 14:59:56
Eu tenho uma Canon 45mm 2.8 Tilt Shift (que aliás, está à venda aqui no fórum).

A qualidade ótica da lente é muito boa, nem se compara a lens baby.

Eu usava para alguns efeitos diferentes em casamentos, especialmente em retratos, mas como uso pouco, resolvi vender.

abs

Vini


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #7 Online: 26 de Janeiro de 2015, 13:10:49
 :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Continuo me divertindo com algumas coisas que vejo.

Lens Baby é brinquedo perto de uma TS. Não dá nem para iniciar uma comparação, quanto mais levar uma comparação iniciada à sério.

Sou doido para ter uma LB para brincar. Ainda compro uma e ainda passo vaselina na frente...  :D

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 27 de Janeiro de 2015, 00:20:15
Lensbaby não faz shift. O tilt é em todas as direções e apresenta aberrações. Mesmo assim é interessante. Mas confesso que não uso a minha faz muito tempo.


Flag77

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 04 de Fevereiro de 2015, 10:57:01
Claudio

Eu possuo uma TS-E 17, entretanto nunca usei uma lens baby.

Quanto a TS-17, usei muito pouco a função tilt, uso muito mais a função shift para corrigir perspectivas em fotos de arquitetura.
Acho que este é o ponto mais forte dela.
Por ser uma 17, (nunca usei a 24) a profundidade de foco é grande, tem que aproximar muito para criar os efeitos de desfoque usando o tilt.
Um bônus é para fotos panorâmicas, se fizeres o shift nos 4 cantos e depois juntar as fotos, é possivel conseguir uma diagonal equivalente a 11mm ou um pouco mais se usares somente deslocamento lateral.
Tu tens um panorama limitado, porem sem distorção alguma.

É uma lente especializada, extremamente cara, sem foco automático, que necessita um cuidado extremo, mas eu amo...

SL1, 24, 6D, 40, TS17L, 24L, 50L, 100L, 180L, 200L, 8-15L, 16-35L, 24-105L, 100-400L, TC 2x III, 600EX-RT (2x), ST-E3-RT


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 04 de Fevereiro de 2015, 12:02:30
Claudio

Eu possuo uma TS-E 17, entretanto nunca usei uma lens baby.

Quanto a TS-17, usei muito pouco a função tilt, uso muito mais a função shift para corrigir perspectivas em fotos de arquitetura.
Acho que este é o ponto mais forte dela.
Por ser uma 17, (nunca usei a 24) a profundidade de foco é grande, tem que aproximar muito para criar os efeitos de desfoque usando o tilt.
Um bônus é para fotos panorâmicas, se fizeres o shift nos 4 cantos e depois juntar as fotos, é possivel conseguir uma diagonal equivalente a 11mm ou um pouco mais se usares somente deslocamento lateral.
Tu tens um panorama limitado, porem sem distorção alguma.

É uma lente especializada, extremamente cara, sem foco automático, que necessita um cuidado extremo, mas eu amo...

Parabéns pela objetiva. A 17mm TS é uma obra prima da engenharia ótica. Além de ser a objetiva mais bonita já fabricada, na minha opinião, é impecável no que se propõe.

A linha TS canon é imbatível e aguarda com muita expectativa a 5Ds, para finalmente ter um sensor à altura.

Eu só uso o tilt quando busco mais profundidade de campo em determinado plano. No caso da 24mm é muito útil em paisagens, assim a foto fica mais nítida, já que não precisamos fechar muito.


Aria

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.550
  • Sexo: Feminino
Resposta #11 Online: 04 de Fevereiro de 2015, 12:16:28
Eu tenho uma lensbaby. Aqui algumas fotos que fiz com ela.

Untitled by Aria Silva, on Flickr

Untitled by Aria Silva, on Flickr

Untitled by Aria Silva, on Flickr
"Una persona puede cambiar de nombre, de calle, de cara…pero hay una cosa que no puede cambiar… no puede cambiar de pasión".

Instagram: @aria.bsilva


Flag77

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 04 de Fevereiro de 2015, 13:37:41
Parabéns pela objetiva. A 17mm TS é uma obra prima da engenharia ótica. Além de ser a objetiva mais bonita já fabricada, na minha opinião, é impecável no que se propõe.

A linha TS canon é imbatível e aguarda com muita expectativa a 5Ds, para finalmente ter um sensor à altura.

Eu só uso o tilt quando busco mais profundidade de campo em determinado plano. No caso da 24mm é muito útil em paisagens, assim a foto fica mais nítida, já que não precisamos fechar muito.

Claudio

A Canon deu uma melhorada significativa nas lentes grande angulares.
Quando comprei a TS-E 17, possuía uma 17-40 f4 e não tinha comparação. A Nitidez da TS era espetacular em comparação a 17-40.
Entretanto substituí a 17-40 pela 16-35 f4 e a coisa mudou de figura. O ganho em qualidade foi absurdo.
Paralelamente vi muitos bons comentários sobre a 10-18 EF-S que é uma lente barata...
Algo aconteceu que a Canon aprendeu a fazer grande angulares, antes só as TS possuiam resolução.

Agora está para sair a 11-24 f4... não sei como será mas se seguir o padrão será boa.

Das minhas lentes acho que as únicas que aproveitariam um sensor de maior resolução (50Mp da nova 5D) seriam a TS17, 16-35 e 100Macro. (Estou namorando uma 200 f2.8 prime, mas falta $$$ no momento)
As outras no meu ver não entregam boa resolução especialmente a 50 1.2

Mas para não fugir do tópico.
Tem mais uma coisa que esqueci de mencionar. Alem do foco automático, que a TS não tem, quando se usa o tilt ou o shift o fotometro não funciona direito.
Ou seja 100% manual.
Mas dá para usar normalmente pois o alerta de trava de foco funciona e para fotometrar dá para usar o P ajustando a exposição.
A única coisa que não recomendo em usar livremente é por causa do elemento frontal. Muito exposto.

SL1, 24, 6D, 40, TS17L, 24L, 50L, 100L, 180L, 200L, 8-15L, 16-35L, 24-105L, 100-400L, TC 2x III, 600EX-RT (2x), ST-E3-RT


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 04 de Fevereiro de 2015, 15:35:37
Claudio

A Canon deu uma melhorada significativa nas lentes grande angulares.
Quando comprei a TS-E 17, possuía uma 17-40 f4 e não tinha comparação. A Nitidez da TS era espetacular em comparação a 17-40.
Entretanto substituí a 17-40 pela 16-35 f4 e a coisa mudou de figura. O ganho em qualidade foi absurdo.
Paralelamente vi muitos bons comentários sobre a 10-18 EF-S que é uma lente barata...
Algo aconteceu que a Canon aprendeu a fazer grande angulares, antes só as TS possuiam resolução.

Agora está para sair a 11-24 f4... não sei como será mas se seguir o padrão será boa.

Das minhas lentes acho que as únicas que aproveitariam um sensor de maior resolução (50Mp da nova 5D) seriam a TS17, 16-35 e 100Macro. (Estou namorando uma 200 f2.8 prime, mas falta $$$ no momento)
As outras no meu ver não entregam boa resolução especialmente a 50 1.2

Mas para não fugir do tópico.
Tem mais uma coisa que esqueci de mencionar. Alem do foco automático, que a TS não tem, quando se usa o tilt ou o shift o fotometro não funciona direito.
Ou seja 100% manual.
Mas dá para usar normalmente pois o alerta de trava de foco funciona e para fotometrar dá para usar o P ajustando a exposição.
A única coisa que não recomendo em usar livremente é por causa do elemento frontal. Muito exposto.

Com certeza, essa 16-35mm f4 é de outro nível se comparada a 17-40L e a 16-35L 2.8, a nova é muito, muito, mas muito melhor mesmo. Se a 11-24 for desse nível significa já uma preparação para uma nova geração de sensores que está por vir.

Também vou vender minha 17-40mm, quando testei a 16-35 f4 quase caiu meu queixo, a imagem da 17-40 parece turva perto da nova. Até que enfim.



ram

  • Trade Count: (8)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
Resposta #14 Online: 21 de Fevereiro de 2015, 08:45:03
Valeu gente me ajudou em algumas coisas :)
realmente sabia da diferença de qualidade e preço era mais para bricar que eu queria essa lente, e acabei achando umas versoes "especiais", comprei um Helios 50mm f2 com um fole, a qualidade de lente sera melhor que a da LB, posto futuros resutados em breve


Acreditava que Tilt-shit era trabalhar com planos mas vcs usaram uma definicao diferente, onde num campo se trabalha com angulo e o outro com o plano de foco? foi isso!
 :snack:
canon 5D(eu mi amu), Rebel 300D,LENTE ADAPTADOR PRA MACRO :D ,Sigma 30mm 1.4 Ex(amor do papai), canon 24-105 4 L is usm, filtro uv,flash 580ex2 ,2 gb, k-1000, 50mm1.4, flash frata 300, yashica MF-3.-