Autor Tópico: Me ajudem a responder esta pergunta...  (Lida 3181 vezes)

edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 26 de Janeiro de 2015, 11:57:58
Valew Jacob, antes de mais nada, babo nas suas fotos ja faz tempo, muito boas!

Assim como no meu 1º ano fiz varias coisas certas, fiz varias erradas tb...este ano o esquema será profissionalizar mesmo, ligar, marcar reunião, nada pelo Face, acho isso muito "baixo" tb. faço por hoby ainda, pois trabalho em uma engenharia (onde estou agora) mas quero manter a idéia de só trabalhar com fotos em 2 anos.

Num outro post vi varios preços e vou repensar tudo, este mês fiz um pre-wedding super legal que me deu mais confiaça pra isso.

Eu realmente trato todas com cuidado, levo varios dias pra terminar, deve dar umas 30 horas... ;)



Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #16 Online: 26 de Janeiro de 2015, 12:59:04
Se eu estivesse numa maré boa, não respondia nada e dava um block no cidadão.
Se eu estivesse numa maré ruim, mandava tomar no meio do anel corrugado.

Mas como disse o Jesiel e como reforçou o André, tua chegada ao cliente tá equivocada.
Se quer cobrar preço mais profissional, tem que ter atitude mais profissional.

Monta um site bacaninha (tem vários sites prontos que te oferecem serviços de hospedagem. Acho que o mais recente bem bacana que vi por aí foi o 46graus.com), coloca um portfólio bonito e enxuto (nada de trezentas imagens rodando sem parar), revise o portfólio com regularidade e mantenha-o vivo sempre. E mande/receba proposta de orçamento sempre através desse canal.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 27 de Janeiro de 2015, 18:57:55
Mais uma tentativa de estupro esta semana... ;)


Oi duu
Td bem
Viu
Sabado agora
Vamos faEr despedida de solteira da aline
Na casa de uma amiga
Ela n sabe ainda oq vamos faEr p ela
E as meninas tao falando se vc poderia ir pra tirar algumas ftos
So algumas. Aí vc vai embora. Rapidao
Mas se vc nao cobrar nada p ir
Ai como vc vai tirar no dia do casamento dava p vc colocar no album ne. Sei oa
Mas vc cobraria p ir la?


Mas que p... é essa??  :aua:
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2015, 18:58:28 por edugandolfe »


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #18 Online: 27 de Janeiro de 2015, 20:08:32
Mais uma tentativa de estupro esta semana... ;)


Oi duu
Td bem
Viu
Sabado agora
Vamos faEr despedida de solteira da aline
Na casa de uma amiga
Ela n sabe ainda oq vamos faEr p ela
E as meninas tao falando se vc poderia ir pra tirar algumas ftos
So algumas. Aí vc vai embora. Rapidao
Mas se vc nao cobrar nada p ir
Ai como vc vai tirar no dia do casamento dava p vc colocar no album ne. Sei oa
Mas vc cobraria p ir la?


Mas que p... é essa??  :aua:

kkkkkkkk
ri alto aqui :)

Olha... Eu no seu caso daria uma resposta bem profissional. Na minha opinião é o melhor a fazer. Pelo que eu entendi as meninas são suas amigas (se entendi errado desculpe) e você vai fotografar o casamento né? Pois diga educadamente que de graça não tem como, que é seu trabalho. E que você pode colocar um adicional no contrato para fazer as fotos da despedida de solteira da Aline. E que se for do interesse delas você elabora uma proposta e envia mais tarde. Nesse caso faça um orçamento bonitinho em PDF e envie.

Eu já recebi algumas "propostas" como essa haehaheheehe. Dá raiva, não dá?!
Mas sempre tentei ter uma postura o mais profissional possível e isso nunca mais aconteceu. Quando a gente tá começando é assim mesmo, e temos que ir mostrando pras pessoas ao nosso redor que o buraco é mais embaixo. Aos poucos elas vão entendendo.
Diga seu preço, baixo ou alto, não importa. Mas diga com propriedade. E tenha seus preços bem definidos, seja quais forem. O cliente percebe se você está inventando um valor na hora e isso dá margem pra ele ficar de mimimi.
Se for dar desconto, dê desconto atrelado a alguma coisa.  Pagamento à vista, adiantado, tire alguma besteirinha do pacote, sei la. Mas não dê desconto só pq o cliente pediu. Se vc pede 1000, ele chora e vc faz por 900, ele vai sair achando que seu trabalho vale 900 e vc tava tentando arrancar mais 100 dele de graça. Se você tirou os 100 pq ele quis pagar à vista, então teve um motivo pra você tirar os 100. Isso mostra consistência.
Bem... essa é a minha opinião. Sei que muitos trabalham de maneira diferente, cada um tem seu jeito.
E eu tb ainda vacilo às vezes. A pessoa vem de conversinha, vc tá precisando do trabalho, tá com a data vazia, aí faz besteira. Lidar com pessoas é muito difícil...
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 27 de Janeiro de 2015, 20:44:54
Valew, estou postando aqui por zueira, mas dá uma bronca mesmo, eu não investi no marketing e está tudo muito no começo, más rola um pouco de "falta de noção" nesses convites, não? Pra eu ir nesse calor, num sábado fazer fotos de graça em um lugar onde certeza que terá roupa no varal e cachorro de fundo, em troca de coxinha...putz, só topava se estivesse solteiro e na seca... :hysterical:...pura falta de noção...e o pior, esta mesma pessoa teve a oportunidade de me indicar para um evento de dança para a professora dela, não mexeu um músculo para dar uma força. Aqui ó!


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 27 de Janeiro de 2015, 20:50:51
Mais uma tentativa de estupro esta semana... ;)


Oi duu
Td bem
Viu
Sabado agora
Vamos faEr despedida de solteira da aline
Na casa de uma amiga
Ela n sabe ainda oq vamos faEr p ela
E as meninas tao falando se vc poderia ir pra tirar algumas ftos
So algumas. Aí vc vai embora. Rapidao
Mas se vc nao cobrar nada p ir
Ai como vc vai tirar no dia do casamento dava p vc colocar no album ne. Sei oa
Mas vc cobraria p ir la?


Mas que p... é essa??  :aua:

Acho que vc está vendendo uma imagem de certa forma desvalorizada. Seja pq julgam que vc faz por prazer e isso é de graça ou pq julgam que é fácil para vc.
Lentes Antigas + Sony E-Mount


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #21 Online: 27 de Janeiro de 2015, 21:20:03
Também acho.
Segue a analogia MC Donald's x catina do tio José.

Tem cliente que vai na cantina do tio José..... e ae Zé!!!!.... pede um misto quente... chora para o comerciante colocar 1 fatia a mais de muçarela... pergunta se tem algum refrigerante de R$ 1,00 para beber..., depois de comer... pergunta quanto deu... R$ 5,50... faz cara feia...xinga a Dilma e os políticos...coloca a mão no bolso... pucha os pardais e diz...poxa falta R$ 0,50 ... ti pago o resto semanada que vem tudo bem?... o comerciante acaba aceitando, afinal o cliente já comeu o lanche... e ainda da uma bala 7 belo para incentivar o cara a aparecer semana que vem...

O mesmo cliente vai ao MC Donald's... pede big mac sem gosto... coca cola de máquina.... lanche formato e composição padrão... e e paga R$ 22,00 sem reclamar.

Se o cliente te olha como o cara da cantina do Zé... vai ser sempre essa choradeira.

Tem que agregar valor ao seus serviços, e isso inclui apresentação pessoal/local assim como veículo de comunicação com o cliente... facebook, e-mail, muito vagos e impessoais...
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2015, 21:22:52 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 27 de Janeiro de 2015, 21:52:54
Citar
Segue a analogia MC Donald's x catina do tio José.

Tem cliente que vai na cantina do tio José..... e ae Zé!!!!.... pede um misto quente... chora para o comerciante colocar 1 fatia a mais de muçarela... pergunta se tem algum refrigerante de R$ 1,00 para beber..., depois de comer... pergunta quanto deu... R$ 5,50... faz cara feia...xinga a Dilma e os políticos...coloca a mão no bolso... pucha os pardais e diz...poxa falta R$ 0,50 ... ti pago o resto semanada que vem tudo bem?... o comerciante acaba aceitando, afinal o cliente já comeu o lanche... e ainda da uma bala 7 belo para incentivar o cara a aparecer semana que vem...

O mesmo cliente vai ao MC Donald's... pede big mac sem gosto... coca cola de máquina.... lanche formato e composição padrão... e e paga R$ 22,00 sem reclamar.

 :hysterical: :hysterical: :clap: :clap: :worship: :worship:
boa! vou guardar essa!


cltctba

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 396
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 28 de Janeiro de 2015, 13:16:29
Mais uma tentativa de estupro esta semana... ;)


Oi duu
Td bem
Viu
Sabado agora
Vamos faEr despedida de solteira da aline
Na casa de uma amiga
Ela n sabe ainda oq vamos faEr p ela
E as meninas tao falando se vc poderia ir pra tirar algumas ftos
So algumas. Aí vc vai embora. Rapidao
Mas se vc nao cobrar nada p ir
Ai como vc vai tirar no dia do casamento dava p vc colocar no album ne. Sei oa
Mas vc cobraria p ir la?


Mas que p... é essa??  :aua:

P*$#@
E deixaram bem claro que você não pode participar da festa! Só trabalhar!!
Olha, dependendo da intimidade que você tem com tuas amigas, valeria uma resposta um pouco mais indiscreta só para zoação.
César L. T.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 28 de Janeiro de 2015, 13:24:39
Sinceramente, se eu fosse você responderia assim:

"Opa, desculpe pelo erro, mas digitei errado, meu valor é R$790. Posso te dar um desconto de 100 reais, dependendo das condições de pagamento."

Pense bem, 390 não paga nem uma foto de um fotógrafo relativamente experiente. Vamos nos valorizar, nem que pra isso a gente tenha que ficar um pouco em casa.
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2015, 13:25:52 por Claudio Rombauer »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #25 Online: 28 de Janeiro de 2015, 17:41:22
Pois eu iria fazer as tais fotos...















...desde que rolasse um pagamento "por fora".  :assobi:

PS: Desculpe às moças pela piada machista, mas não tem como pensar outra coisa numa despedida de solteira de uma menina, com as amigas, e eu sendo amigo e fotógrafo.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 28 de Janeiro de 2015, 22:28:19
Citar
...desde que rolasse um pagamento "por fora".

A viagem não é perdida não...

[Postagem Moderada]
Regras Gerais - 1.6.2 / 1.9
[/Postagem Moderada]
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2015, 12:59:19 por jesieltrevisan »


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 29 de Janeiro de 2015, 08:07:06
Pois eu iria fazer as tais fotos...


...desde que rolasse um pagamento "por fora".  :assobi:

PS: Desculpe às moças pela piada machista, mas não tem como pensar outra coisa numa despedida de solteira de uma menina, com as amigas, e eu sendo amigo e fotógrafo.

vc acha que foi o único a pensar nisso? Kkkkkkkkkkkkkkkkk
 >:D


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 29 de Janeiro de 2015, 09:51:36
Caro Edu, li o tópico todo e dei muitas gargalhadas com as respostas  :D :D :D :D
Aqui vai uma dica que acho essencial: Todo profissional liberal deve lembrar que além de ter conhecimento técnico de sua atividade (isto é óbvio) deve ter também conhecimento em gestão, marketing, atendimento ao público, contrato, direitos do consumidor, etc....

Como profissional liberal você é o seu próprio gestor, é essencial lembrarmos disso...
Sou amante da fotografia e não profissional.
Vejo muitos colegas que são excelentes com a técnica fotográfica, mas péssimos como gestores.... é como imaginar uma empresa que produz, por exemplo um produto de qualidade excepcional, porém com um site de vendas ruim, sem política adequada de preços, assistência deficiente, sem logística de entrega, etc...

Abraços
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #29 Online: 29 de Janeiro de 2015, 17:32:51
Eu vejo que eh desnecessario ficar dando explicacoes e satisfacoes detalhadas. Principalmente para um cliente que evidentemente ja tem um orcamento abaixo do que vc pode prestar. Acho ate mesmo que nao soa bem ficar justificando o seu preco.

Uma resposta clara, precisa e direta basta : "Infelizmente nao ofereco servico/pacote que atenda ao seu orcamento."
Com isso vc poupa o seu tempo e de quem esta lendo/procurando servico.