Autor Tópico: [hands-on] passeio em Monte Verde/MG com o set de lentes Fujinon + X-T1  (Lida 2397 vezes)

guipel

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
RAWs ajustados no iPhoto (ainda vou adquirir o photoninja e postar os comparativos dessas mesmas fotos aqui), sem crop.

Por incrivel que pareça, consegui pegar esse por do sol, chuva de raios e ceu aberto no mesmo dia  :eek:


55-200mm:


55-200mm:


55-200mm:


55-200mm:


23mm f1.4:


23mm f1.4:


55-200mm:


55-200mm:


18-55mm:


18-55mm:


18-55mm:




rodeghi

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 23 de Janeiro de 2015, 09:41:41
Demais!
As fotos do pôr-do-sol e das estrelas ficaram lindas! Parabéns!! :clap: :clap:
Canon EOS 70D
Canon 18-135mm f/3.5-5.6 EF-S IS STM
Canon 50mm f/1.8 II


ricardofleck

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 168
  • Sexo: Masculino
  • Viver é aprender.
    • Flickr Ricardo Fleck
Resposta #2 Online: 23 de Janeiro de 2015, 10:18:46
Minhas favoritas foram 1, 3 e 11. As cores da última estão ótimas. :worship:
Nikon D3100
AF-S 18-55 VR
SB-400


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.630
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #3 Online: 23 de Janeiro de 2015, 11:16:18
Fantásticas, estou boaquiaberto!

 :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Essa mostrando as estrelas, ficou excepcional!  :worship:
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.146
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #4 Online: 23 de Janeiro de 2015, 15:00:17
2, 4 e 5 uau
As cores do sensor X-Trans para paisagens são perfeitas.

Conte um pouco da sua experiência com a câmera.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


guipel

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #5 Online: 23 de Janeiro de 2015, 15:37:37
Demais!
As fotos do pôr-do-sol e das estrelas ficaram lindas! Parabéns!! :clap: :clap:

Eu nao acreditei no resultado da 23mm 1.4 para estrelas, ficou muito melhor do que eu esperava.
Esse ano, assim que lançarem, devo pegar a 16mm 1.4, essa sim deve ser espetacular para fotos de céu estrelado.



guipel

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #6 Online: 23 de Janeiro de 2015, 15:58:03
2, 4 e 5 uau
As cores do sensor X-Trans para paisagens são perfeitas.

Conte um pouco da sua experiência com a câmera.

As 3 ultimas fotos estão com filtro polarizador, por isso a cor mais acentuada.

Eu ainda estou engatinhando bastante no mundo da fotografia, conheço um pouco de teoria mas tenho muito pouca prática. Pra ter uma idéia, só aprendi a brincar com o dial de exposição durante os testes que fui fazendo nessa viagem, antes disso nem sabia para que servia, achei que tudo se controlava apenas pelos dials de tempo, abertura e iso.

Os ajustes que fiz no iphoto foram no puro "achismo" e "meu gosto". Ainda preciso me aperfeiçoar mais na conversão de raw. Também percebi que o iPhoto dá resultados bem inferiores ao photoninja.

Sobre as lentes, no caso a 55-200mm, eu já até havia postado no meu review anterior que achava ter feito besteira quando a comprei por impulso, não via utilidade para ela no quesito fotos de landscapes. No entanto, fiquei surpreso que mesmo para landscapes ela é uma lente essencial. Mudei demais minha opinião sobre essa lente.

Mais do primeiro review aqui: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=108241.0

A 23mm, depois de uso bastante intensivo, continua sendo minha prime preferida, extremamente versátil. Como podem ver, entrega um resultado muito bom para céus estrelados, é excelente para retratos, para usar na rua em geral, para fotos em ambientes noturnos sem flash, etc. 90% do tempo minha camera está com essa lente encaixada.

A lente de 27mm é uma que está caindo em desuso no meu set, apesar de deixar a camera bem portátil, não entrega resultados tão agradáveis quanto a pesadinha 23mm. Eu prefiro qualidade do que portabilidade.

De todas as lentes que tenho, essa é a ordem do que mais uso para o que menos uso:
23mm > 56mm > 55-200mm > 18-55mm > 27mm

Sobre a camera, por enquanto só alegria. Com a versão nova do firmware a experiencia de customizar os menus é bem agradável. E também não sei se conseguirei conviver sem os Dials dedicados que ela tem se um dia pegar outra camera. Acho uma das melhores funcionalidades dessa câmera.

Sobre pontos negativos, eu particularmente achei o Eletronic Shutter (que veio com a última atualização) dispensável, o resultado deles em fotos com rápido movimento é ruim, o sujeito em movimento fica esquisito. Como sou iniciante, posso estar errado aqui, não sei se é esse exatamente o propósito desse modo do obturador.

As vezes também me irrito com o foco automático que se perde em fotos mais escuras. Ele simplesmente não consegue achar o foco e tenho que mudar para o manual. No entanto, o modo manual, usando o peak, é muito bom e simples de usar.

Outra coisa é a duração da bateria que não é das melhores, uma segunda bateria é item obrigatório, uma terceira bateria é um nice to have.


guipel

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #7 Online: 23 de Janeiro de 2015, 16:03:44
Em tempo, a maioria aqui já deve ter ideia, mas não custa relembrar.

A olho nú não conseguimos ver no céu o mesmo resultado apresentado na foto 5.

A quantidade de estrelas que aparecem ali são por conta do tempo de exposição da foto, que se não me engano ficou na casa dos 10 segundos.

Por isso que eu gosto de fotografar o céu, para ver na foto o que não consigo ver a olho nú.

Aqui tem um artigo bem legal sobre isso:
http://www.lonelyspeck.com/lenses-for-milky-way-photography/

[]s


guipel

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #8 Online: 27 de Janeiro de 2015, 04:00:06
Agora sim renders feitos no PN.
Com excessão do por do sol, acho que gostei mais dos JPGs da camera do que do PN.
Ou sou muito tosco nesse PN.  :hysterical:

As imagens estão em fullres.

JPEG da Camera:


JPEG PN:



JPEG da Camera:


JPEG PN:



JPEG da Camera:


JPEG PN:





angelo di candia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.075
  • Sexo: Masculino
  • "eu te invento, ó realidade!", clarice lispector
    • http://www.petsoundsland.blogspot.com
Resposta #9 Online: 27 de Janeiro de 2015, 08:55:37
guipel,
queria te fazer umas perguntas.. :)
vc fez algum portrait com a 56mm?
o que achou da nitidez/sharpen dos jpegs direto da câmera e dos convertidos do raw no iphoto?
não te passou a sensação de falta de um pouco de nitidez, de detalhes mesmo, nos jpegs da câmera, e mesmo em fine?
no extremo oposto, tenho tido a sensação, nas suas fotos e em algumas que vi do irident e do PN, de um sharpening quase exagerado (princ nesse último), mas em outras isso fica melhor...
tb nunca usei esses 2, então queria ouvir de ti ou da galera mais fera em pós-proc do x-transII o que acham disso tudo! :)
valeu, abs,


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.146
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #10 Online: 27 de Janeiro de 2015, 18:17:57
Repito o que já falei no meu tópico da X100S: o jpeg e as cores da Fuji são imbatíveis em todos os sistemas que já usei.

Os jpegs estão muito bons mesmo.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


guipel

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #11 Online: 27 de Janeiro de 2015, 21:34:14
guipel,
queria te fazer umas perguntas.. :)
vc fez algum portrait com a 56mm?
o que achou da nitidez/sharpen dos jpegs direto da câmera e dos convertidos do raw no iphoto?
não te passou a sensação de falta de um pouco de nitidez, de detalhes mesmo, nos jpegs da câmera, e mesmo em fine?
no extremo oposto, tenho tido a sensação, nas suas fotos e em algumas que vi do irident e do PN, de um sharpening quase exagerado (princ nesse último), mas em outras isso fica melhor...
tb nunca usei esses 2, então queria ouvir de ti ou da galera mais fera em pós-proc do x-transII o que acham disso tudo! :)
valeu, abs,

Dicandia,

Segue uma foto com a 56mm, jpeg da camera e proc default do PN:

JPEG da Camera:


JPEG PN:


Minha impressão é o PN dá um tapa em ajustes de exposição e iluminação, mas na questão de cores, temperatura, nitidez, ruido, eu acho o jpeg da camera excelente.

Sobre o sharp exagerado, digamos que a culpa foi minha  :hysterical:  acho que minha visão exige um pouco mais de detalhe nas fotos quando estou fazendo os ajustes e isso acaba passando do ponto, em todas essas acima do PN eu acabei adicionando mais sharp e detail que o profile padrão :P

Enfim, uso o RAW como opção default da camera mas estou quase abandonando essa mania, pois os resultados com o JPEG são muito satisfatórios. O unico porem é que utilizando o RAW, é possível re-fazer o jpeg na própria camera usando simulações de filme diferentes da que estava selecionada no momento da foto. É como se vc tivesse uma segunda chance para alterar alguns parametros direto na camera sem precisar utilizar softwares terceiros.

Como só tive a X-T1 da fuji, não sei se os outros modelos permitem isso.