Autor Tópico: Balanço de branco com/sem Flash  (Lida 1790 vezes)

pedrosalles00

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Online: 23 de Janeiro de 2015, 14:18:32
Boa tarde galera! Eu tenho sofrido uma dúvida simples, mas chata, quanto ao white balance.
Às vezes fotografo meus casamentos com o flash desligado, e em outros momentos, no mesmo evento, com o flash ligado.
O problema é que a câmera automaticamente ajusta o balanço de branco quando o flash ta ligado, pra uma temperatura muito mais quente, e como eu uso o flash bem fraquinho, só pra preenchimento, as cores dos dois tipos de foto ficam MUITO diferentes, mesmo em áreas onde o flash não rebate.
A minha dúvida é, não teria como fazer a câmera ignorar o uso do flash para o ajuste de balanço de branco?
Grande abraço!
D600, D610, D5300, D5300, D90, Gopro, Nikkor 24-70 2.8, Nikkor 85mm 1.8, Nikkor 50mm 1.4, Nikkor 28mm 1.8, Sigma 10-20 3.5, Sigma 10mm 2.8, SB 900, SB 700.


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #1 Online: 23 de Janeiro de 2015, 15:15:50
Se você fotografa em raw é só ajustar na pós.

Se não, é só tirar o wb do automático.


Sabrinab

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 218
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 23 de Janeiro de 2015, 16:09:05
Vou acompanhar, pois tenho tido o mesmo problema...
Outro dia fiz fotos com o flash na sapata num ambiente com paredes amarelas e as cores ficaram péssima, tudo muitoooo amarelo e o WB da câmera estava no automático, estragou minhas fotos...
Sei que posso resolver isso fotografando em Raw e ajustando no pós, mas eu gostaria de aprender um pouco de como resolver isso sem que seja no pós... Tem alguma forma?
Estou percebendo que é muito complicado trabalhar com o flash em questão do WB, estou com muiiiiiiiiiiitas dúvidas...

Agradeço quem puder ajudar!!!
Nikon D7500 - Flash SB-700 / SB - 5000
Lente Sigma e Tamron 17-50mm 2.8
Nikkor 55-300 / 50mm e 35mm 1.8G
Tokina 11-16 2.8


Emerson Bancho

  • Trade Count: (12)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 439
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 23 de Janeiro de 2015, 16:16:19
Conforme mencionado pelo colega, precisa então tirar o WB do automático.
D200


Michelfas

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 27 de Janeiro de 2015, 18:40:20
O WB no automático é um problema, as vezes a luz não mudou nada e ele fica variando um pouco, da muito trabalho pra igualar, o mais simples a fazer e deixar num modo ou em  kelvin num valor fixo, fotografar em raw e corrigir na pós.


AdrianoQuatro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 27 de Janeiro de 2015, 20:59:24
Se puder, use RAW.
"Antes voce da lance voce deve ja vir preço ja alterado , mas memso assim voce ainda da lance quero preço anterior ,favor nao faz isso , ai nao voce vai atrapalha muito outros vendedor , obrigado. favor espeito"


KoioZ

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 27 de Janeiro de 2015, 22:00:52
Você pode usar um gel para correção da cor do flash.

Exemplo:
Se você estiver usando flash com baixa potência como você disse, e as fotos estiverem com tom alaranjado (principalmente nos assunto de menor incidência do flash), quer dizer que a luz ambiente é mais quente que o flash, e o AWB está regulando para a temperatura de cor do flash.

Para corrigir isso é só colocar um gel laranja no flash, que se aproximará da luz ambiente, melhorando muito o Balanço de Branco.  :ok:


KoioZ

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 27 de Janeiro de 2015, 22:47:40
Esqueci de mencionar que a regulagem do WB deverá ser manual. Sombra ou lâmpadas Incandescentes.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #8 Online: 28 de Janeiro de 2015, 00:21:28
Em evento vc não tem controle de toda luz, se tiver incandescente, dicroica e fluorecente vc vai ter amarelo/laranja, azul e verde até onde sei a camera não compensa essa salada de fruta de cor... se fosse eu, lavava tudo com o flash.

Fotografar em RAW e ajustar o branco é indispensável.