Autor Tópico: Que filtro usar para escurecer foto na praia?  (Lida 6387 vezes)

manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Online: 23 de Janeiro de 2015, 23:55:31
Oi gente!

Outro dia estava na praia, aquele solão e céu azul sem uma nuvem sequer, 41º e muuuuiiitttoo sol.

Levei a máquina para fazer belas fotos... Mas me deparei com uma situação que não esperava, ficou tudo tão, mas tão claro, que a solução foi usar ISO 100 com 1/2000 a f7.1 ou 1/500 a f11, e nem assim ficou legal.   Os brancos continuam estourando, as áreas de sombra ficam pretas, o contraste é muito alto.

O que eu achei pior é a falta do DOF, eu gosto é de ver o fundo se desfocando, as coisas ficando longe...

Tirei foto no manual, no automático, com programação para praia, para sol, mas nenhuma me agradou.

Quando já estava para ir embora, lembrei do meu filtro anti-reflexo, e que ele escurece um pouco, as fotos saíram melhores, mas ele não é a solução, fui tirando foto com ele e sem ele, para poder comprar,  algumas foram melhores outras não. Também não deu a diferença que eu queria.

Eu coloquei a máquina com -3 de exposição para corrigir esta situação, mas não gosto de fazer isto, com a exposição em -3 o LCD parece que mostra tudo muito escuro, e já a foto vista no computador fica mais clara, ou as vezes muito mais escura também.

Em fim, o que eu gostaria mesmo é de ter um filtro que corrigisse a exposição para -1, -2, -3 e talvez -4.  Já lí alguns textos daqui e de outros sites falando de filtros, mostram uma série deles, fotos e exemplos, mas realmente não me lembro qual é o que iria agir assim.

Então, a dúvida é, justamente qual é o nome para o filtro que vai diminuir a exposição em -1, -2, -3?  E com este seria uma boa forma de fotografar em ambientes super iluminados como a praia? ou Sol de meio dia?

Valeu!
Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens


DanielVE

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 214
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 24 de Janeiro de 2015, 00:11:59
o filtro se chama ND ou filtro de densidade neutra. Tem vários tipos, variáveis, fixos, escuros em cima e claros em baixo etc.
Sony A7II - Nikon D810


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #2 Online: 24 de Janeiro de 2015, 02:59:39
Além do ND use o polarizador, ele vai eliminar a luz refletida especialmente do céu e ajuda a não estourar.

A marca não pode seu ruim. Eu que sou bem 1/2 boca de fotógrafo uso Hoya,


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #3 Online: 24 de Janeiro de 2015, 17:57:24
procure por um Hoya HMC CPL na circunferencia da sua lente, filtros polarizadores sao bem divertidos pra fotografar nesse tipo de situação :)
@jacobfotografiacriativa


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #4 Online: 24 de Janeiro de 2015, 18:40:20
filtros ND
filtro polarizador circular.
abs.


KoioZ

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 25 de Janeiro de 2015, 11:21:34
Como o pessoal já disse acima, o mais indicado é o polarizador circular.

Outro filtro que você pode usar é o ND, se a idéia for apenas diminuir a intensidade da luz.

Quando você falou filtro anti-reflexo você quis dizer Polarizador circular? Porque se sim, você sabe que ele muda a intensidade se você girar sua moldura?

Pode ser isso que aconteceu para o filtro não ter te ajudado muito.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 25 de Janeiro de 2015, 14:54:34
Manoel,

Sua 3200 vai até 1/4000 de velocidade. Chegou a tentar usar? Usou essa velocidade com f/22?
Bom, considerando que você conhece o básico da Teoria Fotográfica pelo menos, o limite mínimo de exposição é a maior velocidade com a menor abertura de sua lente (com o menor ISO). Após isso de nada adianta usar redução de EV pois os recursos máximos da câmera foram usados.
Se essas duas coisas (+ISO mínimo) usadas ao mesmo tempo não funcionarem é porque há luz em excesso e não há outra forma senão usar "óculos escuros" na câmera. Esse redutor de luminosidade é chamado de Filtro ND (de neutral density) que reduz a luz sem afetar as cores da imagem.
Há um tipo de ND variável que é possível variar a taxa de escurecimento do filtro apenas girando o mesmo. Embora seja mais prático, os melhores em termos de qualidade são os ND fixos.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #7 Online: 25 de Janeiro de 2015, 15:28:55
O hribeiro falou bem. Se velocidade máxima e abertura mínima não te ajudaram, o ND também não vai. ND só vai servir se a velocidade máxima não foi suficiente ou se você quer usar abertura grande para desfocar o fundo, como falou.

Polarizador ajuda a tirar um pouco os reflexos e a realçar algumas cores, mas acho que também não vai resolver muito. A questão do contraste alto, entre áreas claras e escuras, não tem jeito. É o horário, ainda mais na praia.

Acho que o principal é ver onde/como você está fotometrando. "-3" que você cita é compensação de exposição? Em caso afirmativo, é claro que fica tudo escuro, pois em cenas muito claras, você tem que compensar para mais, e não para menos. :ok:
D600 - E-M10


Gustavo Silva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 159
Resposta #8 Online: 25 de Janeiro de 2015, 23:44:44
Dependendo do horário que você tirou a foto vai ficar com muito contraste mesmo. Foi quando o sol estava a pino? Esse é o pior momento. E como outro colega disse, você não esgotou as possibilidades do equipamento. No mínimo a sua câmera vai até a velocidade de 1/4000. Dependendo da composição da foto, você poderia tentar um HDR com 3 fotos com divergência apenas na velocidade. Você estava fotografando em RAW? Geralmente eu faço a exposição antes do "limite de estouro" do céu, assim eu consigo recuperar ele descendo os highlights e o que ficou um pouco subexposto eu recupero subindo os shadows.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #9 Online: 26 de Janeiro de 2015, 13:11:43
Os brancos continuam estourando, as áreas de sombra ficam pretas, o contraste é muito alto.

Nenhum filtro no mundo resolve isso pra você.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #10 Online: 26 de Janeiro de 2015, 13:25:20
Nenhum filtro no mundo resolve isso pra você.

Somente um bom sensor e uma boa pós.
Resolvido o problema da velocidade e abertura na exposição desejada, ainda vai ficar faltando o contraste a ser resolvido para o colega chegar a um resultado que lhe agrade.
Ou seja, compre um ND e estude pós produção.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 26 de Janeiro de 2015, 21:17:45
Pessoal,
Não sei se me expressei bem ou não.

Quanto pergunto se o Manoel usou o máximo de velocidade de obturador e a menor abertura possível, é que com isso estou usando a menor exposição que a câmera é capaz de fazer.
Menos exposição do que isso só usando um filtro ND, que reduz a luminosidade do ambiente.
Nesse caso é imprescindível o uso de um filtro ND para que a luz seja reduzida e a câmera possa expor corretamente.

Há diversos graus de filtro ND dependendo de quanto de luz o fotógrafo deseja reduzir.

Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #12 Online: 26 de Janeiro de 2015, 21:37:51
Eu tinha entendido exatamente isso do q vc escreveu antes rsrsrs
D600 - E-M10


manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 26 de Janeiro de 2015, 22:57:42
Oi gente!

KoioZ,
Quando eu falei anti-reflexo eu estava querendo mesmo dizer Polarizador circular, eu sei que ele gira sim.

hribeiro,
Não foi preciso colocar a máquina em um extremo tão alto f/22 com 1/4000, mas cheguei perto. Mas eu estou justamente querendo me afastar dos f/22 para ter um bom desfoque do fundo. Mas entendi muito bem sua explicação, muito boa por sinal.

Kokimoto,
O "-3" é da compenssação de exposição da máquina, em local claro devo usar por exemplo +3? Sempre achei que -3 era para escurer quando estivesse muito claro, a máquina mostra uma imagem de exemplo e vai escurendo ela conforme vai diminuindo a exposição...

Gustavo Silva
Só uso raw. Eu já tinha sacado esta de fazer a exposição antes do estouro, dependendo da situação, costumo fazer ela para mais, ou até as vezes para menos. Mas não gosto muito de manipular a foto na pós, quanto mais eu mecho  em highlights e shadows, mais aparecem ruidos na foto, não sei se é do meu programa o ViewNX2 ou se daria o mesmo problema em qualquer outro.

xxxxxxxxxx

Bom, pelo que entendi, então a solução, não digo "solução", mas um bom auxiliar é o filtro ND, eu andei vendo no mercado livre, achei vários preços e "nenhuma marca conhecida", tem um tal de Fader, Green L e Fotga, nunca ouvi falar neles.  Eu quero mais é "testar" o filtro, se ele atender as minhas expectativas eu compro um bom de verdade. Gostei muito foi do Nd2 - Nd400, trocar filtro é chato...

Falando dos filtros, eu já tenho os polarizadores Tyffem 52mm e outro Luminisque 58mm, e todas as vezes que usei eles em diversos tipos de situações, sempre acabo optando por ficar com a foto "sem o uso deles". Marca ou gosto pessoal? Eu não sei até hoje.  Apesar de alguns benefícios que eles fazem, muito das vezes ainda prefiro os defeitos da foto mas com as cores originais. Eu gosto do céu azul intenso, e eles tentem a deixar o azul pálido ou acinzentado...

Mas não joguemos pedras nos filtros, poque pelo menos, eles servem para tirar fotos dos meus aquários com meus peixes flutuando, ou sem eu aparecer no vidro, e ainda vou conseguir fazer o mesmo efeito em algum lago um dia.

Valeu pela ajuda gente!
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2015, 23:11:30 por manoelnikon »
Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens


Fernando_Flora

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 515
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 26 de Janeiro de 2015, 23:22:35
No ML tá difícil de encontrar filtros com um bom preço. Filtros Hoya Pro 1 Digital que se encontra no Ebay de vendedores qualificados por $ 25 a 40, no ML pedem mais de R$ 200,00. O ruim é ter que esperar, mas se não tem pressa, vale a pena comprar de fora! :ok:

[]'s
Sony ILCE-7M2 + Sony ILCE-6000 + algumas lentes!

https://500px.com/fernando_flora