Autor Tópico: Vou investir numa lente de qualidade, mas qual?  (Lida 2267 vezes)

pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Online: 27 de Janeiro de 2015, 11:53:02
Bom, até um tempo atrás eu só lia (muito esse) fórum, agora vou perguntar.

Eu comecei a fazer alguns trabalhos de fotografia, meu equipamento é coisa pouca...
Canon XTi + lente do kit + Helios 58mm f/2 (M42 adaptada) + flash Sigma EF500 DG.
Até então eu fazia apenas ensaios externos, usando somente a Helios, é uma lente muuuito boa em nitidez e claridade porém apareceram alguns pequenos aniversários pra fazer e tive que apelar para a 18-55, não que ela seja ruim (tirando as aberrações nas bordas), mas é escura para se usar na XTi, onde ISO 800 já ta no limite, ISO 1600 só pra não perder o momento mesmo.

To pensando em comprar uma outra lente para "internos" me surgiu de saída a Tamron 17-50 2.8, uma usada custa em torno de R$900~R$1100, estava quase comprando uma, só que eu encontrei a fabulosa EFs 24mm 2.8 STM Pancake por R$680.

Ai me surgiu a idéia fabulosa de montar um KIT fixo para mim:
A 24mm 2.8 e uma 50mm 1.8, que juntas custaria mais ou menos o valor da 17-50 2.8.

Gosto de fotografar com fixas, mas focar com a Helios (foco manual) em um evento não é tão fácil como em um ensaio, e analisando algumas fotos que fiz, foram poucas as vezes que precisei dos 18mm do kit...fica tudo em torno de 22mm e 30mm (pra não fechar demais o diafragma, máx f/4).

Peço uma opinião aos mais experientes, a versatilidade de uma zoom, ou um jogo fixo com uma lente até que bem clara que é a 50mm e uma Angular 24mm (nem tanto assim no crop). :ponder:

Obrigado.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 27 de Janeiro de 2015, 13:31:23
Compartilho de seu gosto pelas primes. Mas pra usar em eventos, há ressalvas:
1. Normalmente cada fotógrafo usa uma prime diferente, e obviamente se posta em locais diferentes.
2. Se não tem fotógrafo assistente, usa-se cada objetiva em uma câmera, pra evitar ficar trocando toda hora.
3. Por vezes, nem uma nem a outra objetivas serão a melhor opção.



Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 27 de Janeiro de 2015, 13:54:19
Pablo eu indico vc a comprar as fixas!  :clap:
Ricardo Ghion


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 27 de Janeiro de 2015, 14:04:58
Boa dupla a 24mm + 50mm.

Meu kit prime de eventos é 20mm 2.8 + 40mm 2.8 (que aposentou a 50mm por causa da lentidão do foco de noite).
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #4 Online: 27 de Janeiro de 2015, 14:10:43
Depende muito da festa infantil.

Eu prefiro muito mais as primes em vez das "zooms", mas se eu fosse utilizar apenas uma câmera para cobrir todo o evento sozinho, prefiro a versatilidade de uma zoom. Se tivesse duas câmeras, colocaria a 24mm em uma e a 50mm na outra. Minha opinião.


paulchess10

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 507
  • Sexo: Masculino
    • Astronomia Observacional e Astrofotografia Amadora
Resposta #5 Online: 27 de Janeiro de 2015, 14:36:32
Compartilho de seu gosto pelas primes. Mas pra usar em eventos, há ressalvas:
1. Normalmente cada fotógrafo usa uma prime diferente, e obviamente se posta em locais diferentes.
2. Se não tem fotógrafo assistente, usa-se cada objetiva em uma câmera, pra evitar ficar trocando toda hora.
3. Por vezes, nem uma nem a outra objetivas serão a melhor opção.

2X

Pra ficar só com a XTi, eu optaria pela Tamrom mesmo.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 27 de Janeiro de 2015, 15:01:50
Eu faço infantil todo só com a 20mm, só uso a 40/50mm para fotos de detalhes da decoração.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #7 Online: 27 de Janeiro de 2015, 15:16:39
Pablo eu indico vc a comprar as fixas!  :clap:
x2!

Compra fixa! Depois que você acostumar, não vai querer voltar.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #8 Online: 27 de Janeiro de 2015, 18:24:17
Compre a EF-S 24 2.8 e a 50 1.8 que é o melhor custo benefício da categoria. Agora, se pensa em evento, a 50tinha pode lhe frustar. Aí eu iria de Tamron 17-50 2.8.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales