Autor Tópico: Visualizar ponto de foco no arquivo RAW.  (Lida 1862 vezes)

c-techdx

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 52
Online: 25 de Janeiro de 2015, 17:09:42
Amigos...

Fiz um trabalho com a D7100 e ela tem a opção de mostrar o ponto de foco onde a foto foi tirada. Mas eu tirei as fotos do cartão, joguei para o computador. Depois decidi investigar umas fotos q o foco errou feio... voltei os arquivos para o cartão só que agora ela não mostra mais o ponto de foco. Só mostra quando a foto é tirada e gravada diretamente pela camera.

Alguém sabe se há alguma forma de visualizar isso agora? Existe algum software ou algo q eu possa fazer para a camera exibir novamente?

Eu estou tendo um problema estranho na D7100 q nunca aconteceu na minha D7000. Às vezes foco o assunto a frente e ela foca o fundo. Ou então dispara com com tudo fora de foco... coisa q a D7000 não deixa fazer a foto.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 25 de Janeiro de 2015, 17:39:42
O software nativo da Nikon eu sei que mostra. Agora no LR eu acho que não é possível.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


KoioZ

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 25 de Janeiro de 2015, 19:10:45
o Aperture da Apple também monstra o ponto de foco.


c-techdx

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 52
Resposta #3 Online: 25 de Janeiro de 2015, 19:14:18
O software nativo da Nikon eu sei que mostra. Agora no LR eu acho que não é possível.

Qual é o software nativo da Nikon? algum q vem nos cds da camera?


Luiz

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
Resposta #4 Online: 25 de Janeiro de 2015, 19:36:14
Para isso você pode usar tanto o Nikon View NX2 que é mais simples, ou o Capture NX-D.

Pegue a versão mais atual em :
https://support.nikon.com.br/app/answers/detail/a_id/17374


c-techdx

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 52
Resposta #5 Online: 25 de Janeiro de 2015, 20:14:25
Opa obrigado! Consegui com o Nikon View NX2.

Para isso você pode usar tanto o Nikon View NX2 que é mais simples, ou o Capture NX-D.

Pegue a versão mais atual em :
https://support.nikon.com.br/app/answers/detail/a_id/17374


Marcel A.

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 348
  • Marcel
Resposta #6 Online: 25 de Janeiro de 2015, 20:21:54
Tem plugin do lightroom  que mostra também .


Gustavo Silva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 159
Resposta #7 Online: 25 de Janeiro de 2015, 22:15:38
Amigos...

Fiz um trabalho com a D7100 e ela tem a opção de mostrar o ponto de foco onde a foto foi tirada. Mas eu tirei as fotos do cartão, joguei para o computador. Depois decidi investigar umas fotos q o foco errou feio... voltei os arquivos para o cartão só que agora ela não mostra mais o ponto de foco. Só mostra quando a foto é tirada e gravada diretamente pela camera.

Alguém sabe se há alguma forma de visualizar isso agora? Existe algum software ou algo q eu possa fazer para a camera exibir novamente?

Eu estou tendo um problema estranho na D7100 q nunca aconteceu na minha D7000. Às vezes foco o assunto a frente e ela foca o fundo. Ou então dispara com com tudo fora de foco... coisa q a D7000 não deixa fazer a foto.
Altera a config dela pra só liberar o shutter quando tiver em foco. Se continuar tirando foto desfocada depois disso aí é problema de foco mesmo.