Autor Tópico: Mais um aniversário  (Lida 2562 vezes)

Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #15 Online: 29 de Janeiro de 2015, 11:06:15


Por favor, você se importaria de me explicar o que é DOF e DF? Obrigado.
Claro! :ok:

DOF = Depth Of Field(Profundidade de Campo), vide:http://www.dofmaster.com/dofjs.html e http://en.wikipedia.org/wiki/Depth_of_field

DF= Distância Focal, vide: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dist%C3%A2ncia_focal
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2015, 11:06:33 por Fabio Pedro »
Fábio Pedro.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 29 de Janeiro de 2015, 11:10:26
O que eu ia dizer da super exposição já falaram...e voce diz que adota, então beleza! :ok:

Sobre o AC, eu percebi nas fotos 4,7, 8 e 17(Na 15 não consegui perceber AC, mesmo usando a Magnifier do windows).

Nas 5 e 9, chamo a atenção para o halo de cor que forma envolta dos doces, na 5 percebe um halo branco envolta das pétalas rosas mais ao fundo e na 9 halo laranja nas abóboras mais a frente do prato, eu não me recordo do nome dado a esse halo que acontece quando a gente puxa muito uma cor e ela cria essa borda envolta, é o mesmo princípio que ocorre quando em uma imagem você excede no uso do Unsharp Mask e na imagem começa a criar uma borda. Se eu me lembrar e posto aqui.

A saturação melhorou drasticamente desde a última vez. :ok:

Tente ter mais controle no uso de aberturas pois ví algumas fotos que voce usou 2.8 e parte do motivo ficou desfocada por causa do DOF mais curto, quando elas poderiam estar focadas com o resto da composição, como na foto 4 em que você poderia ter todos os bichos em foco se destacando do fundo.

Se você vai sempre fazer esse tipo de evento procure memorizar as distâncias que voce fica dos objetos para acertar o DOF que cada DF te entrega foco quando voce está relacionado a certa distância do objeto. :ok:

Eu já tentei fazer isso, mas como não faço evento e sempre fico variando minha fotografia, eu nunca sei direito de cabeça o DOF total que tenho de certo objeto a certa distância, mas isso é treino mesmo, conhecendo a lente voce se acostuma a estar na distância correta e ter o DOF certo para destacar o que precisa.

No exemplo da foto 4 ví que voce usou:

DF:55mm
Apt:f/2.8

Usando uma calculadora, eu acho que você estava a 1 ou 1,5 metros mais ou menos do objeto.
O que te deu um DOF de 4cm.

Se voce estivesse usando uma bertura de f/11 na mesma DF 55mm e distância, voce teria um DOF de 14cm.

E se voce usasse por exemplo DF 35mm mas na abertura de f/2.8 e distância, voce teria um DOF de 9cm.

Valeu Pedro. Muito obrigado pelas críticas.

Como resolvo a questão do halo?

O DOF eu realmente errei um pouco em algumas fotos, inclusive na 1 (que vc não comentou  :)), que o carrinho está fora de foco. Infelizmente o buffet só entregou a festa no horário marcado pra ela começar e logo depois a aniversariante deceu. Não tive tempo de brincar com a composição da decoração,
Mas isso não é desculpa.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #17 Online: 29 de Janeiro de 2015, 11:13:58
Não é AC é o "micro-contraste".

Abcs

Dimi pode me explicar essas diferenças ou então passar um leitura sobre o micro-contraste?

A dúvida que me paira é se o AC só ocorre a luz natural ou se pode ocorrer em qualquer onda e fonte de luz(dia ou noite), já que é inerente a lente. :ok:
Fábio Pedro.


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #18 Online: 29 de Janeiro de 2015, 11:26:57
Valeu Pedro. Muito obrigado pelas críticas.

Como resolvo a questão do halo?

O DOF eu realmente errei um pouco em algumas fotos, inclusive na 1 (que vc não comentou  :)), que o carrinho está fora de foco. Infelizmente o buffet só entregou a festa no horário marcado pra ela começar e logo depois a aniversariante deceu. Não tive tempo de brincar com a composição da decoração,
Mas isso não é desculpa.

Rapaz tá ai uma boa pergunta, eu vejo isso ocorrer quando o equilíbrio entre vibração e saturação pesam mais para um lado do que pro outro.

Quando for tratar uma imagem com cor forte como essa 4 que tem a pétala rosa, faça o tratamento com ampliação da imagem nessa área de forma que quando voce deslizar os controles para dar vida a cor ou então realçar mais ela, voce começará a ver esse halo a sair para as extremidades, se isso ocorrer é porque voce tá forçando demais.

Eu acho que voce pode solicitar ao Pictus, Hyde, ou Pope eles tem mais bagagem que eu nisso. :D
Fábio Pedro.


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #19 Online: 29 de Janeiro de 2015, 11:35:25
O AC é zica da lente.

O micro-contraste aparece na pós produção

Faça o seguinte teste: pegue uma foto que tenha um céu azul e alguma coisa na frente desse céu (uma cabeça, flor, prédio - qualquer coisa), vá no balanço das cores, e sature o canal azul. Perceba que, em algum lugar bem na volta do assunto em questão, o corte entre o azul e o assunto começará a ficar cada vez mais evidente. Esse aí é o microcontraste.

Não sei explicar bem tbm, só consigo identificar a diferença. Mas posso estar errado.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #20 Online: 29 de Janeiro de 2015, 12:29:41
O AC é zica da lente.

Vou fazer o teste, tenho até uma boa foto para isso! :ok:

E, SIM sobre a "zica", o AC se deve a dispersão provocada pela lente que possue diferentes índices de refração para diversos comprimentos de onda de luz, o que pode ser considerado um defeito ótico, ou seja, a curvatura da lente e gera essa dispersão.

Mas a questão é: Isso pode ocorrer a noite então? Já que a luz artificial poderia também agir sob o mesmo defeito ótico da lente, da mesma forma que é com a luz natural.

Pensando que sim que poderia agir, então como saber ao certo se é AC ou Micro-Contraste, já que ambos se parecem? :ponder:

Quero chegar é nesse conhecimento que voce tém de poder identificar, sacou? :D
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2015, 12:31:03 por Fabio Pedro »
Fábio Pedro.


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #21 Online: 29 de Janeiro de 2015, 12:37:41
Não se parecem. O microcontraste não fica igual a aberração. Não é tão "colorido" assim.
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Fabio Pedro

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.945
  • Sexo: Masculino
  • Carioca na veia e fotógrafo no coração!
Resposta #22 Online: 29 de Janeiro de 2015, 13:03:45
Não se parecem. O microcontraste não fica igual a aberração. Não é tão "colorido" assim.

Bom ai só o teste me responde essa e pena que não tenho como fazer agora. :(

Mas pelo que entendi então da sua explicação posso concluir que o micro-contraste não é tão evidente em cor por não ser forte assim como é no AC?

Porque cada cor tem um desvio diferente ao passar pela lente ,o azul desvia mais do que o vermelho por causa dos seus comprimentos de onda diferentes.

Os raios azuis se formam antes do que a dos raios vermelhos, esse são mais acentuado nas bordas e dependendo então da cor do tema surgem as AC's menos evidentes que são suas cores opostas vermelho (e seu oposto verde) e azul (o oposto amarelo).

Mas vou fazer o teste como voce exemplificou e ver como é o resultado, só assim mato essa charada! :ok:

Obrigado Dimi ;)
Fábio Pedro.