Autor Tópico: Macro ao contrário  (Lida 937 vezes)

winboxer

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 28 de Março de 2015, 12:56:26
Olá pessoal
Sou novo aqui no fórum e novo em fotografia também. Essa foto, eu tirei meio que por acidente. Mas, o que eu queria saber era exatamente isso: Como fazer esse efeito meio que o contrário do efeito macro, focando o fundo e desfocando o objeto principal?


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #1 Online: 28 de Março de 2015, 13:05:08
Bem, pela sua duvida percebe-se que vc está começando, pois isso é um fator básico em fotografia, pois em verdade vc nunca terá tudo em foco, o que fica mais evidente em aberturas maiores de diafragma. Então, basta focar o fundo ao invés do que está em primeiro plano. Muita gente faz isso sem querer...


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 29 de Março de 2015, 22:21:51
Cara, vc ta confundindo alhos com bugalhos.

Macro não tem nada a ver com fundo desfocado. Macrofotografia é fotografia de assuntos realmente pequenos e de pequenos detalhes (insetos é um bom exemplo). Isso necessita de lentes com grande magnificação (correspondência entre o objeto original e a imagem dele projetada no sensor).

O que vc ta falando e do efeito bokeh (desfoque). O que vc perguntou é algo bem simples de se fazer, mas acho que vc ainda não aprendeu os principios da profundidade de campo. O que vc perguntou tem uma resposta que é bem simples, e parece ser quase idiota rsrs.

Se vc tem duas regiões na fotografia (frente e fundo) e quer que apenas uma fique focada, precisa ter profundidade de campo curta.  Se vc quer só a criança focada e o fundo desfocado, precisa focar na criança. Se quer o fundo focado e a criança focada, precisa focar no fundo (lógico  :D). Se quer os dois focados, precisa aumentar a profundidade de campo.
« Última modificação: 29 de Março de 2015, 22:22:35 por Rafa_Meira »