Autor Tópico: Formatura  (Lida 1919 vezes)

Cat T3

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Online: 28 de Janeiro de 2015, 13:25:59
Boa tarde!!

Gostaria muuuito de um auxilio, sou iniciante tenho uma T3 com a lente 18-55, e minha amiga pediu pra mim tirar as fotos da formatura dela, ela esta ciente que não possuo o equipamento necessário como Flash e lente mais clara, mas mesmo assim ela insistiu e eu aceitei, mas estou me sentindo insegura. Gostaria de algumas dicas visto que eu posso utilizar o meu flash embutido ou aumentar o ISO perdendo qualidade de imagem.. alguém me ajuda??

Obrigada (:


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #1 Online: 28 de Janeiro de 2015, 14:54:40
Olha, dependendo de como estiver a iluminação na formatura, talvez você consiga sim fazer boas fotos com a câmera, até mesmo sem flash.

Agora se o local estiver mal iluminado, vai ser bem mais complicado. Você pode sim usar o flash da câmera, aumente um pouco o ISO até onde a imagem não ficar comprometida e compense o restante com o flash.

Lembre-se que no dia, haverá equipes de fotografia profissional, e pra você chegar mais próximo à ela dependendo do lugar, os seguranças não deixam. Então, melhor saber bem como será o evento.

A 18-55 é uma lente básica, não oferece muito zoom, então se você for ficar em um lugar um pouco afastado, talvez não consiga fotografar sua amiga.

Sinceramente, acho as fotos não ficarão das melhores, mas como recordação creio que sirva sim.

Uma dica: As pessoas sempre dizem isso mesmo "Pode tirar sem compromisso, é só pra guardar mesmo" e no final, se as fotos ficarem ruins, a culpa cairá em você. E todos vão perguntar quem fotografou...

No mais, pratique antes, teste os limites da câmera e manda bala.  :ok:
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 28 de Janeiro de 2015, 15:14:01
Eu tenho duas T3, pode usar iso 1.600 em RAW sem medo.

Sobre o range da 18-55, para uma formatura é mais do que suficiente.
Acredito que mais da metade das fotos vai cair no range entre 18mm e 35mm.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Sabrinab

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 218
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 28 de Janeiro de 2015, 15:37:31
Olha, dependendo de como estiver a iluminação na formatura, talvez você consiga sim fazer boas fotos com a câmera, até mesmo sem flash.

Agora se o local estiver mal iluminado, vai ser bem mais complicado. Você pode sim usar o flash da câmera, aumente um pouco o ISO até onde a imagem não ficar comprometida e compense o restante com o flash.

Lembre-se que no dia, haverá equipes de fotografia profissional, e pra você chegar mais próximo à ela dependendo do lugar, os seguranças não deixam. Então, melhor saber bem como será o evento.

A 18-55 é uma lente básica, não oferece muito zoom, então se você for ficar em um lugar um pouco afastado, talvez não consiga fotografar sua amiga.

Sinceramente, acho as fotos não ficarão das melhores, mas como recordação creio que sirva sim.

Uma dica: As pessoas sempre dizem isso mesmo "Pode tirar sem compromisso, é só pra guardar mesmo" e no final, se as fotos ficarem ruins, a culpa cairá em você. E todos vão perguntar quem fotografou...

No mais, pratique antes, teste os limites da câmera e manda bala.  :ok:

2x
Lizandro, disse tudo...

« Última modificação: 28 de Janeiro de 2015, 15:38:25 por Sabrinab »
Nikon D7500 - Flash SB-700 / SB - 5000
Lente Sigma e Tamron 17-50mm 2.8
Nikkor 55-300 / 50mm e 35mm 1.8G
Tokina 11-16 2.8


Cat T3

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #4 Online: 28 de Janeiro de 2015, 16:12:27
Olha, dependendo de como estiver a iluminação na formatura, talvez você consiga sim fazer boas fotos com a câmera, até mesmo sem flash.

Agora se o local estiver mal iluminado, vai ser bem mais complicado. Você pode sim usar o flash da câmera, aumente um pouco o ISO até onde a imagem não ficar comprometida e compense o restante com o flash.

Lembre-se que no dia, haverá equipes de fotografia profissional, e pra você chegar mais próximo à ela dependendo do lugar, os seguranças não deixam. Então, melhor saber bem como será o evento.

A 18-55 é uma lente básica, não oferece muito zoom, então se você for ficar em um lugar um pouco afastado, talvez não consiga fotografar sua amiga.

Sinceramente, acho as fotos não ficarão das melhores, mas como recordação creio que sirva sim.

Uma dica: As pessoas sempre dizem isso mesmo "Pode tirar sem compromisso, é só pra guardar mesmo" e no final, se as fotos ficarem ruins, a culpa cairá em você. E todos vão perguntar quem fotografou...

No mais, pratique antes, teste os limites da câmera e manda bala.  :ok:




Lizandro, obrigada pela tua opinião realmente pra mim é muito importante, e concordo contigo o que mais preocupa é " o sem compromisso" pois pode pesar muito para mim caso não tenha um resultado muito bom nas fotos, afinal eu também não vou querer estragar o momentos de profissionais que estão ganhando para isso.

Gostaria de mais uma dica tua, eu quero ver se consigo comprar antes da formatura uma lente 50mm 1/4 ou 1/8(mais em conta) ou um flash speedlite 430ex ii, qual deles para este evento você acha que seria mais útil?  Eu confesso que estou louca pela lente.

Muito obrigada!!


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #5 Online: 28 de Janeiro de 2015, 17:02:20
Você tem que pensar não só no evento que está por vir.

Se pensar na formatura, é claro que o flash fará a diferença SE você souber operá-lo.

Lentes são objetos indispensáveis para melhorar suas fotografias, mas é bom colocar na balança o que você vai fotografar daqui pra frente. Por exemplo, se for fazer book externo, a 50mm 1.8 será excelente. E depois que acostumar com ela, não vai querer outra lente pelo custo-benefício...

Como você não estará "ganhando" para fazer essas fotos, claro que será bem melhor comprar a lente.

Mais pra frente você adquire o flash, até mesmo aqui no fórum tem colegas vendendo com um preço bem acessível. Só olhar na seção classificados.

Qualquer dúvida, é só perguntar.

Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Flag77

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 18 de Fevereiro de 2015, 10:26:56
Cat

Estive em uma situação parecida, mas a pessoa era da minha família.

Para fotos da cerimônia:
Fiz todas as fotos a partir da plateia, mais ou menos na 2 fila e ficaram relativamente boas.
Importante sentar no corredor, com uma boa visão do palco da entrada e da mesa.
Fiz as fotos usando uma 6D e a 24-105 e 100-400, com o flash EX600.
Nesta situação lente clara não é importante, o flash sim...
Fiz a maioria das fotos em f5.6 ISO1600 com a 100-400, logo a diferença foi o flash.
com a 18-55, terás um equivalente de 29mm-88mm o que é suficiente.
Mas se tiveres acesso a uma tele, melhor. Poderás pegar alguns detalhes interessantes, como expressões nos rostos, etc.

Para fotos na rua após a cerimônia:
Para as fotos na rua, o que tens é mais que suficiente.
A lente 1.8 como o lizando falou é boa para o book externo, bokeh fica legal mas não é obrigatório.
Mas na minha opinião o flash também é importante. As vezes a luz da rua é muito dura, e um flash para preenchimento ajuda muito, mas novamente não é obrigatório, um rebatedor pode resolver se necessário.

O resto é o que o lizandro falou... teste e prática.
SL1, 24, 6D, 40, TS17L, 24L, 50L, 100L, 180L, 200L, 8-15L, 16-35L, 24-105L, 100-400L, TC 2x III, 600EX-RT (2x), ST-E3-RT


Anderson_levi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 207
Resposta #7 Online: 18 de Fevereiro de 2015, 11:04:28

Uma dica: As pessoas sempre dizem isso mesmo "Pode tirar sem compromisso, é só pra guardar mesmo" e no final, se as fotos ficarem ruins, a culpa cairá em você. E todos vão perguntar quem fotografou...

Isso é a mais pura verdade, se alguém possui uma DSLR, as pessoas acreditam que as fotos serão iguais aos dos profissionais que estarão no evento, afinal de contas é só apertar o botão...

Veja se consegue algum flash, este sim será útil para o evento, mais que a 50mm,  após o evento aí a estória é outra. Um conselho importante, fotografe sempre em RAW, caso alguma imagem fique subexporta, você consegue recuperá-la fácil, fácil, inclusive com o DPP da Canon.

Sei que a gente fica um pouco apreensivo nestes casos, mas tenho certeza que chegando lá, vc vai se sentir um pouco mais a vontade, ao ver tanta gente tirando foto de celular, compacta, tablet, e até DSLR.

Só deixe bem claro que vc não é profissional, e vá em frente. Depos fala aqui pra gente como foi a experiência. :ok:


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 19 de Fevereiro de 2015, 16:32:41
Eu tenho duas T3, pode usar iso 1.600 em RAW sem medo.

Sobre o range da 18-55, para uma formatura é mais do que suficiente.
Acredito que mais da metade das fotos vai cair no range entre 18mm e 35mm.

Eu ia dizer isso...

A T3 em RAW, em iso 1600, vai de boa.
Sobre a lente, se você for conseguir andar perto do cerimonial, aí beleza, essa lente serve.

Fiz formatura agora em janeiro, grande parte dos fotógrafos usava 18-55.

 :ok:


Cat T3

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #9 Online: 25 de Fevereiro de 2015, 17:03:33
Obrigada a todos os auxílios, enfim eu comprei o flash e a lente, e realmente a lente não ajudou tanto o que me salvou foi o Flash, comprei o speed 430ex e fez a diferença.

Fiquei longe do palco na plateia alta, mas ela terá as fotos da produtora de perto, consegui pegar alguns momentos legais que ela apareceu no telão(bem rápido) e o momento que ela entregou a rosa aos pais que a produtora não pegou, dentre outros da cerimônia mas tudo de longe :/ . O restante das fotos foi com os convidados.
Gostei do resultado, estou editando agora para entregar, estou deixando todas com uma vinheta mais escura pois acho legal em fotos de formatura, vocês concordam? Claro não é aquela vinheta marcada e sim levemente escura nos cantos, as fotos dos convidados tiramos na parte do teatro que a decoração é vermelha então a vinheta deixou com um ar mais sofisticado.


Obrigada a todos!