Autor Tópico: Função Limpeza de Sensor - Funciona mesmo?  (Lida 17661 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.764
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #15 Online: 30 de Janeiro de 2015, 13:08:07
Só faço limpeza regular das lentes e externa na câmera.
Sensor só mexo se aparecer alguma sujeira em foto.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


paulodime

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 165
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 30 de Janeiro de 2015, 15:37:09
eu comprei um kit de limpeza da marca jianisi ccd swab e qdo fui usar na minha ex eos M ela só ensebou o sensor e ficou aquela macha de produto, ai tive q passar microfibra pra tirar as manchas... não usei mais...
02 6D - 35mm f/2 IS -  85mm f/1.8


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 30 de Janeiro de 2015, 21:04:11
HUahua eu tenho a segunda, pra lentes. MASSS não passei ela no sensor  :hysterical:

Não toque no sensor.
A limpeza/vibração da câmera deve ser utilizada a cada 15 ou 30 dias, dependendo se você troca muito de lente.
Se deixar a lente por 60 dias no corpo sem retirar não há motivo para vibrar.


Algumas dicas:

- Nunca deixe o corpo da câmera aberto nem por um minuto. Use a tampa que vem com ele assim que retirar a lente.
- Sempre que retirar ou colocar qualquer lente sopre a parte que fica para dentro da câmera com a bombinha e verifique se há alguma sujeira no mount. Limpe com um pano apropriado de microfibra.
- Caso apareçam pontos de poeira, use a bombinha para soprar o interior do corpo, com a abertura para baixo, e se necessário suba o espelho e sopre com cuidado no sensor. Depois disso faça um procedimento de limpeza do sensor novamente.

Esse procedimento geralmente dá resultado.
As limpezas do sensor, sejam secas ou principalmente úmidas, devem ser feitas por pessoal especializado e apenas quando essa limpeza usual não resolver.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #18 Online: 30 de Janeiro de 2015, 22:43:15
Até hoje nunca fiz limpeza nenhuma em sensor nenhum. Estou com a terceira máquina que já era usada e todas com mais de 40 k cliques (só não sei precisar se o dono anterior havia limpado ou não).
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


JorgeJosé

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #19 Online: 28 de Janeiro de 2019, 14:19:23
Boa tarde, eu to com um ponto preto no "Fireware" ( a parte que a gente coloca o olho ), posso passar um pincel bem leve ? e que tipo de pincel ?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.764
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #20 Online: 28 de Janeiro de 2019, 14:37:00
Boa tarde, eu to com um ponto preto no "Fireware" ( a parte que a gente coloca o olho ), posso passar um pincel bem leve ? e que tipo de pincel ?

View finder, se for por fora cotonete mesmo.

Se for por dentro, no despolido, não mexa.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


jeans

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
Resposta #21 Online: 28 de Janeiro de 2019, 18:59:13
HUahua eu tenho a segunda, pra lentes. MASSS não passei ela no sensor  :hysterical:

vlw!


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #22 Online: 28 de Janeiro de 2019, 22:43:51
Opa, desenterrada no tópico hahaha. Já passei essa camera pra frente, mas realmente não vi funcionar bem essa função ai. Melhor coisa são aquelas Swabs ou mesmo a bomba fuc fuc
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Fabricio Rezende

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
  • A cada dia um novo aprendizado.
    • 500px
Resposta #23 Online: 27 de Maio de 2019, 18:06:55
As vezes parece que essa função é só para inglês ver...  pior que em Brasília é sempre de 90 a 100 a limpeza nas lojas que eu conheço...   :no:


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 28 de Maio de 2019, 15:06:46
A minha T5 teve o espelho sujo, em três anos nunca a havia limpado. Comecei usando a bomba de sucção, o lenspen e depois um pano com  solução de limpar lente. Depois de limpar o espelho percebi manchas "nebulosas", levantei o espelho e percebi que era fungo alojado atrás - muitos fungos. Levei em uma assistência técnica aqui em João Pessoa e no outro dia recebi a câmera toda limpa. O técnico informou que tinha bastante detritos no espelho, no despolido e no sensor tinha mancha bem leve.
As fotos saiam com várias manchas, a expectativa que eu tinha era que o espelho tivesse de ser trocado, mas a limpeza resolveu. O importante foi diagnosticar e decidir enviar para um profissional capacitado. Eu mesmo não tenho capacidade para mexer em componentes vitais.

Não usei isopropílico por este ser muito frio e apresentar condensação após aplicação.
« Última modificação: 28 de Maio de 2019, 15:07:42 por bjp77 »
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


Fabricio Rezende

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
  • A cada dia um novo aprendizado.
    • 500px
Resposta #25 Online: 25 de Junho de 2019, 13:49:39
E o medo que eu tenho de fazer algo e piorar tudo?  :ponder:


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 03 de Agosto de 2019, 16:13:47
Não funciona

Claro que funciona.
Ja apareceram pequenos pontos nas imagens quando feitas em aberturas fechadas que eu resolvi com a ajuda da limpeza do menu. Resolve em casos onde há poucas partículas.
Pelo menos eu já resolvi com esse recurso. Se houver algum tipo de óleo ou líquido no sensor, esqueça. Só limpeza úmida com um profissional experiente. (o caso das D600 p ex.)

Uso a limpeza da câmera a cada semana ou 15 dias preventivamente, mesmo que não visualize nenhuma partícula no sensor.

Também resolvi subindo o espelho e soprando com a bombinha fuk fuk.
E depois usando o recurso da câmera para limpeza de sensor 4 vezes seguidas.
Funcionou.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 26 de Agosto de 2019, 17:16:22
Eu tenho o mal costume de retirar a lente e não tampar o corpo da T5, nem também limpo o encaixe da lente com o fuc-fuc. As vezes guardo no armário e essas duas hipóteses serviram para a câmera acumular fungos no espelho. Os pontos que Hribeiro escreveu são bem esclarecedores para a manutenção e conservação do equipamento.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro