Autor Tópico: O que é um book ?  (Lida 1576 vezes)

affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Online: 29 de Janeiro de 2015, 20:52:36
Hoje vi uma pessoa procurando fotógrafo para a festa do filho dela e que faça um book. Pergunto: O que é um book ? Será que a cliente quer um ensaio e as fotos impressas organizadas em um álbum ? É isso ? Como são entregues essas fotos ?

 :ok:
 
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 29 de Janeiro de 2015, 22:22:42
Imagino que um book é o resultado final ou a seleção de fotos escolhidas de um ensaio fotográfico.

Na verdade é a maneira que o povo identifica um album fotográfico ou ensaio por aqui. Mas daí ele pode ser entregue em fotos separadas, em um álbum propriamente dito, um foto livro, ou apenas uma seleção digital :)

Eu já tive essa dúvida, e foi mais ou menos isso que o pessoal aqui me explicou.

Acho que é mais ou menos isso :)


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #2 Online: 29 de Janeiro de 2015, 22:25:40
book na verdade é um catalogo de fotos que modelos usam como seu portfólio pras agencias de modelos, ele é atualizavel e tudo o mais... a questao é que o povo começou a usar esse termo pra designar ensaios pessoais comuns que nao tem fim de apresentar caracteristicas de modelo para agencia e que contenham um fotolivro, encadernado ou seja la o que for
@jacobfotografiacriativa


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 29 de Janeiro de 2015, 23:01:37
book na verdade é um catalogo de fotos que modelos usam como seu portfólio pras agencias de modelos, ele é atualizavel e tudo o mais... a questao é que o povo começou a usar esse termo pra designar ensaios pessoais comuns que nao tem fim de apresentar caracteristicas de modelo para agencia e que contenham um fotolivro, encadernado ou seja la o que for

Acho que é por ai, o book virou sinonimo de ensaio.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 30 de Janeiro de 2015, 00:29:41
Talvez seja interessante então perguntar à cliente o que ela entende por book, o que ela quer fazer.
O problema é ela achar que você não sabe por ser muito amador e desistir do serviço.  :D
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #5 Online: 30 de Janeiro de 2015, 08:29:38
Book, pra mim é a sessão de fotos tiradas com intuito de imprimir ou não posteriormente.

Faça como o colega disse, pergunte à cliente se o book dela será somente digital ou se ela vai querer ele impresso também.

 :ok:
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #6 Online: 30 de Janeiro de 2015, 10:20:26
O termo 'book' foi desvirtuado com o passar do tempo, tanto pelos fotógrafos como pelos clientes.

Portanto, para melhor se posicionar frente ao interesse do seu cliente é absolutamente essencial que, ou você tenha em seu site uma parte específica onde explique exatamente qual o material impresso que você entrega, ou, em sendo iniciante na entrega de material impresso, que se faça um briefing com o cliente e converse sobre a expectativa dele em relação ao material impresso (tamanho, tipo, qualidade, volume de lâminas/fotos, tipo de folhas, gramatura, espiral/lombada/vincado, acabamento brilho/fosco, etc...).
Daí vc saberá exatamente o que o cliente quer e o que você poderá ou não entregar.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 30 de Janeiro de 2015, 18:16:47
Um exemplo é quando eu estava me divulgando de casa em casa ou de loja em loja.

Eu dizia as vezes:" eu trabalho com fotografia...." daí quando eu citava o "book" aí sim parecia que a pessoa entendia do que se tratava.

A ideia era usar a expressão mais correta possível, mas as pessoas dificilmente entendia. A não ser quer eu dissesse: "Sou fotógrafo".

Sendo assim, o negócio é falar na maioria das situações o termo "book" ao mostrar a pessoa que você fotografa outras pessoas profissionalmente =)


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #8 Online: 30 de Janeiro de 2015, 18:55:07
book na verdade é um catalogo de fotos que modelos usam como seu portfólio pras agencias de modelos, ele é atualizavel e tudo o mais... a questao é que o povo começou a usar esse termo pra designar ensaios pessoais comuns que nao tem fim de apresentar caracteristicas de modelo para agencia e que contenham um fotolivro, encadernado ou seja la o que for

 :ok: :ok: