Autor Tópico: Canon 5Ds e 5Ds R - 50.6 megapixels  (Lida 38550 vezes)

silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #225 Online: 08 de Junho de 2015, 14:06:47
Minha maior duvida está em escolher uma boa lente para ela...
Acho estranho o motivo dele repetir mais de uma vez que não precisamos mudar/se preocupar em mudar de lentes.
Se o video estiver certo, então tudo que lemos em sites como o DxO deve ser jogado no lixo (como já escrevi antes neste tópico).
Por falar nisso, o site dxo mudou, pelo menos no android.., está bem pior de comparar e ver coisas. >:D
Pode usar qualquer lente feita para SLR SEM medo, qualquer lente fabricada para SLR após 1930 será capaz de entregar boas imagens nesse sensor. Umas melhores que outras, mais nenhuma deixará de ser boa, só saber usar.
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


PEMAMETAL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
Resposta #226 Online: 08 de Julho de 2015, 17:13:10
Por favor alguem me explica essa loucura de que as lentes não aguentam xx megapixel?

Eu so engenheiro e estudei física, posso estar muito enganado, mas até onde eu sei, em lentes não existe megapixel, é ótica, é luz, é analogico, a luz passa pelo vidro da lente, atinge o sensor e acabou, quem transforma a luz em megapixel é o sensor. Ele que vai dizer quantos megapixels tem a imagem, não a lente. Se o sensor tem o mesmo tamanho de 35 mm que os outros sensores, não importa quantos megapixel ele vai ter, pode ter 1 milhão de megapixel.

Isso não faz o menor sentido pra mim. É como dizer que usando o meu óculos vou ter menos megapixel que óculos do ciclano.
« Última modificação: 08 de Julho de 2015, 17:16:34 por PEMAMETAL »


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #227 Online: 08 de Julho de 2015, 17:45:10
Por favor alguem me explica essa loucura de que as lentes não aguentam xx megapixel?

Eu so engenheiro e estudei física, posso estar muito enganado, mas até onde eu sei, em lentes não existe megapixel, é ótica, é luz, é analogico, a luz passa pelo vidro da lente, atinge o sensor e acabou, quem transforma a luz em megapixel é o sensor. Ele que vai dizer quantos megapixels tem a imagem, não a lente. Se o sensor tem o mesmo tamanho de 35 mm que os outros sensores, não importa quantos megapixel ele vai ter, pode ter 1 milhão de megapixel.

Isso não faz o menor sentido pra mim. É como dizer que usando o meu óculos vou ter menos megapixel que óculos do ciclano.
Olá PEMAMETAL tudo bem? Também sou Engenheiro e se ver meus posts anteriores, fiz um questionamento parecido.
Estudamos muito ótica em Física e isso que o pessoal fala me deixa com um pé atrás e eu não acredito muito também que precisamos de lentes muito caras pra resolver o sensor.
Porém, tem a questão da difração e perdas óticas, onde pode desviar a imagem gerada em cada pixel deixando-o menos nítido e limitando o uso. Ou seja, cada lente tem sua "resolução" máxima até onde se consegue identificar de forma definida uma linha do lado da outra horizontal ou verticalmente.
Nessa ideia, as melhores lentes teriam a capacidade de enxergar melhor essas linhas de forma definida e existe um limite pelo qual, tendo o sensor (ou filme), mais capacidade que a lente, não adiantaria muito.

Faz sentido, pois senão faríamos lentes toscas, com astigmatismo, mal polidas e o resultado seria igual das lentes Top.
Porém, na minha visão, qualquer leite feita pra FF, desde 1950 resolve tranquilamente esse sensor de 50MP aí.
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #228 Online: 08 de Julho de 2015, 17:47:26
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


PEMAMETAL

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
Resposta #229 Online: 08 de Julho de 2015, 18:29:05
Olá PEMAMETAL tudo bem? Também sou Engenheiro e se ver meus posts anteriores, fiz um questionamento parecido.
Estudamos muito ótica em Física e isso que o pessoal fala me deixa com um pé atrás e eu não acredito muito também que precisamos de lentes muito caras pra resolver o sensor.
Porém, tem a questão da difração e perdas óticas, onde pode desviar a imagem gerada em cada pixel deixando-o menos nítido e limitando o uso. Ou seja, cada lente tem sua "resolução" máxima até onde se consegue identificar de forma definida uma linha do lado da outra horizontal ou verticalmente.
Nessa ideia, as melhores lentes teriam a capacidade de enxergar melhor essas linhas de forma definida e existe um limite pelo qual, tendo o sensor (ou filme), mais capacidade que a lente, não adiantaria muito.

Faz sentido, pois senão faríamos lentes toscas, com astigmatismo, mal polidas e o resultado seria igual das lentes Top.
Porém, na minha visão, qualquer leite feita pra FF, desde 1950 resolve tranquilamente esse sensor de 50MP aí.

Fala aí cara.

Sim concordo contigo, existe a difração e perdas óticas nas lentes que alteram a nitidez, mas isso não tem nada a ver com a quantidade de megapixels do sensor.

Uma lente menos nitida vai entregar a mesma luz ao sensor sendo ele de 5 ou de 50 megapixels, a única diferença é que o sensor com mais megaíxels vai evidenciar a falta de nitidez da lente. Talvez seja isso que as pessoas quiseram dizer e entendi no sentido literal, mas mas dizer que "a falta de nitidez de uma lente é evidenciada pela alta resolução do sensor" é bem diferente de dizer coisas que eu li neste tópico como: "Uma lente entrega 18 MP a um sensor de 24 Megapixel". Isso não existe! Lente não entrega megapixel.




Certamente vou dar uma olhada neste artigo.



jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #230 Online: 08 de Julho de 2015, 20:05:23
Uma afirmação mais precisa talvez seria algo do tipo: Lente X não tem qualidade ótica suficiente para aproveitar o potencial de um sensor com mais de x1 MP, uma vez que a qualidade ótica de tal lente não permite nitidez adequada em fotosites com menos que k µm de lado...
JVc.


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #231 Online: 08 de Julho de 2015, 23:54:24
Uma afirmação mais precisa talvez seria algo do tipo: Lente X não tem qualidade ótica suficiente para aproveitar o potencial de um sensor com mais de x1 MP, uma vez que a qualidade ótica de tal lente não permite nitidez adequada em fotosites com menos que k µm de lado...
Perfeito Jauane, explicaste em 3 linhas o que eu tive que usar umas 10 rsrs.
PEMAMETAL é bem isso mesmo, o pessoal quis dizer que algumas lentes não entregam qualidade ótica suficiente para justificar o uso de um sensor com X pixels e que apenas algumas conseguiriam.
Pode ser, mais eu não acredito muito.
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #232 Online: 09 de Julho de 2015, 00:46:35

Ok e o problema é esse mesmo.
Quando saiu a D800e tinha uma lista de lentes para usar nela...depois foram aumentando a lista (WTF?  :hysterical:) e chegou uma hora que todas as lentes G estavam na lista menos a 50mm !   :doh:
Ficou a duvida:
- todas entregavam nitidez a os caras se confundiram?
- os caras queriam vender lentes caras no começo?
- mudaram a lista para ajidar as vendas da D800e ?

nao sei e nunca vao dizer mas,

Eu ainda não vi nada a respeito disso na 5ds e 5ds r...agora que pra aproveitar nao vai ser qq lente, creio que é ponto pacifico.
Gostei das 3 hipóteses.... Bem boladoz
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #233 Online: 09 de Julho de 2015, 09:17:41
Ok e o problema é esse mesmo.
Quando saiu a D800e tinha uma lista de lentes para usar nela...depois foram aumentando a lista (WTF?  :hysterical:) e chegou uma hora que todas as lentes G estavam na lista menos a 50mm !   :doh:
Ficou a duvida:
- todas entregavam nitidez a os caras se confundiram?
- os caras queriam vender lentes caras no começo?
- mudaram a lista para ajidar as vendas da D800e ?


Acredito mais na teoria 2.
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #234 Online: 09 de Julho de 2015, 11:31:37
Não sou físico nem nada, apenas um curioso relativamente bem informado :), mas pelo que lembro de discussões sobre isso na internet, tudo tem a ver com a capacidade de resolução das lentes, medida em LP (linhas pares)/mm.

Falando em termos leigos e puxando pela memória para ver se lembro alguma coisa, a lente tem que ter capacidade de gerar um ponto que seja menor que o tamanho do pixel, caso contrário haverá vazamento de informação entre pixels vizinhos, afetando a nitidez ou, no mínimo, não aproveitando toda a capacidade do sensor.

Se não me engano, uma D810 pode capturar algo em torno de 100 LP/mm. Se vc usar uma lente com menor capacidade resolutiva que isso, no mínimo não estará usando tudo o que o sensor tem a oferecer. Lembrando que lentes analógicas, de filme, as vezes tem capacidade resolutiva de 30 a 60 LP/mm, enquanto algumas lentes Zeiss modernas podem resolver mais de 300 LP/mm.

E ainda tenho dúvidas de qual o efeito na nitidez geral o fato de um ponto de luz espalhar-se por vários pixels adjacentes, que é o que ocorre quando se usa lentes de capacidade resolutiva menor do que o sensor.

Pode ser que esse sejam um dos fatores que levam àquela velha teoria de que câmeras antigas como a 5Dc ou D700 as vezes apresentam melhores texturas, principalmente de pele onde existe muito micro-contraste, que câmeras mais novas.

Os entendidos que se pronunciem :)


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.797
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #235 Online: 09 de Julho de 2015, 12:27:23
Não sou físico nem nada, apenas um curioso relativamente bem informado :), mas pelo que lembro de discussões sobre isso na internet, tudo tem a ver com a capacidade de resolução das lentes, medida em LP (linhas pares)/mm.

Falando em termos leigos e puxando pela memória para ver se lembro alguma coisa, a lente tem que ter capacidade de gerar um ponto que seja menor que o tamanho do pixel, caso contrário haverá vazamento de informação entre pixels vizinhos, afetando a nitidez ou, no mínimo, não aproveitando toda a capacidade do sensor.

Se não me engano, uma D810 pode capturar algo em torno de 100 LP/mm. Se vc usar uma lente com menor capacidade resolutiva que isso, no mínimo não estará usando tudo o que o sensor tem a oferecer. Lembrando que lentes analógicas, de filme, as vezes tem capacidade resolutiva de 30 a 60 LP/mm, enquanto algumas lentes Zeiss modernas podem resolver mais de 300 LP/mm.

E ainda tenho dúvidas de qual o efeito na nitidez geral o fato de um ponto de luz espalhar-se por vários pixels adjacentes, que é o que ocorre quando se usa lentes de capacidade resolutiva menor do que o sensor.

Pode ser que esse sejam um dos fatores que levam àquela velha teoria de que câmeras antigas como a 5Dc ou D700 as vezes apresentam melhores texturas, principalmente de pele onde existe muito micro-contraste, que câmeras mais novas.

Os entendidos que se pronunciem :)

Isso que você falou me lembrou o problema da difração com os círculos de confusão lá.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Ricardo Ghion

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.961
  • Sexo: Masculino
Resposta #236 Online: 09 de Julho de 2015, 13:09:30
Sobre lentes que funcionam melhor com a 5DR ou com a Nikon D810 tudo se resume a isso:

- os caras queriam vender lentes caras no começo

O Objetivo é apenas esse; vender MAIS!!

Eu recentemente adquiri uma D800, e uma Lente 55 mm com a idade de 30 anos e a nitidez do conjunto é absurdo, comparando com MK IV, Canon 6D, 1Ds MKII, ou seja a lente COROA aguenta bem os 30 e tantos MP da D800.

« Última modificação: 09 de Julho de 2015, 13:10:05 por Ricardo Ghion »
Ricardo Ghion


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #237 Online: 09 de Julho de 2015, 13:17:26
Isso que você falou me lembrou o problema da difração com os círculos de confusão lá.

Também..

Achei um link para um artigo que eu tinha lido a vários anos atrás. Irei reler com calma depois

https://luminous-landscape.com/do-sensors-aeoeoutresolveae%C2%9D-lenses/


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #238 Online: 09 de Julho de 2015, 13:54:10
Sobre lentes que funcionam melhor com a 5DR ou com a Nikon D810 tudo se resume a isso:

- os caras queriam vender lentes caras no começo

O Objetivo é apenas esse; vender MAIS!!

Eu recentemente adquiri uma D800, e uma Lente 55 mm com a idade de 30 anos e a nitidez do conjunto é absurdo, comparando com MK IV, Canon 6D, 1Ds MKII, ou seja a lente COROA aguenta bem os 30 e tantos MP da D800.

Ricardo, não estás falando de vidro meia boca, mas de uma baita lente, feita no tempo em que o controle de qualidade tinha que ser sério pois não se contava com microajuste de foco ou de distorção em tudo o que é corpo. O problema das lentes antigas têm mais a ver com flare, CA e outras questões referentes ao coating que com a nitidez ou distorção.

O controle de qualidade também é fundamental e as diferenças entre unidades são responsáveis pelas diferenças de opiniões que vemos aqui e pela net. O Roger Cicala tem textos bacanas sobre isso, falando da diferença absurda entre dois conjuntos iguais lente + corpo. Um mais antigo: http://www.lensrentals.com/blog/2011/10/the-limits-of-variation ; outro mais recente http://www.lensrentals.com/blog/2015/06/measuring-lens-variance

Dito isso, para mim é claro que vidro meia boca, notadamente os zooms baratos, não aproveita as altas resoluções dos sensores. Aliás, minha primeira 50tinha 1.8 II (um péssimo exemplar) não aguentava a resolução da minha Rebel XTi/350D ou minha lente do kit (outro péssimo exemplar) não aguentava a da 60D - imagina de uma D800 ou 5DS/R.

A medida de nitidez do DxO é objetiva, matemática, contagem de linhas que se pode distinguir. Aí vemos que vidros diferentes montados num mesmo sensor, como o de 24Mpix da a6000, produzem nitidez matemática muito diferente: uma 20mm 2.8, 9Mpix; a 60mm 2.8, 16Mpix: http://www.dxomark.com/Lenses/Compare/Side-by-side/Sony-E-20mm-F28-on-Sony-A6000-versus-Sigma-60mm-F28-DN-A-Sony-E-on-Sony-A6000__1093_942_1104_942

Agora imagina se um troço desses (Sony 20mm 2.8), que não dá conta de um sensor de 24Mpix, vai dar conta de um de 50Mpix...

Abs!

PS: Editando para acrescentar algo: é claro que nitidez não é tudo e as lentes têm n outros atributos que importam e contribuem para um efeito wow nas imagens. Nitidez não é tudo - exceto para quem compra uma câmera de 50Mpix  :shock: :D
« Última modificação: 09 de Julho de 2015, 13:57:34 por fernandomaues »


luizlucasi

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
Resposta #239 Online: 15 de Abril de 2016, 15:56:19
Tópico bem antigo...

Alguém afinal alguem pegou uma 5DS R?

Canon EOS 5D mkiii  | Canon EF 24-70mmL f/2.8 mk II  | 50mm 1.8 | Canon 600 ex-rt (x3)
Nikon D750 (x2) | 35mm F2 D | 85mm 1.8G | 24-70mm 2.8 | 28mm a-is | 180mm 2.8 a-is | SB-900 | SB-5000  
Contax 167MT | Contax 50mm 1.4 | Contax  135mm f/2.8 e outros vidros

Na fotografia não existe certo ou errado...