Autor Tópico: Aos entendidos... colocar pneus mais altos no carro  (Lida 42254 vezes)

Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #15 Online: 30 de Janeiro de 2015, 23:10:45
Helena, houve aumento na altura também.  Esse valor /70 representa um percentual sobre a largura da banda de rodagem.  No caso em questão:

Pneu 175/70 -> Largura da banda 175mm, Altura do pneu (175 * 70%) 122,5 mm
Pneu 185/70 -> Largura da banda 185mm, Altura do pneu (185 * 70%) 129,5 mm

Sobre esse pneu Scorpion, se ele for o que eu estou pensando, ele é beeem barulhento no asfalto.

 :ok:

aaah, ok, obrigada pelo esclarecimento.  :ok:
Quanto ao barulho, vc já dirigiu um Uno? não sei se é só o meu, mas ôooo carro barulhentinho. ESse aspecto do pneu Scorpion provavelmente não me assustaria.  :D
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2015, 23:20:09 por Helena Bsb »


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 31 de Janeiro de 2015, 01:02:55
Sobre as especificações  175/65 R14 32T e 175/80 R14:

Como já foi dito, o primeiro número é a largura do pneu em mm (175mm), aumentar isso pode fazer o pneu passar do paralamas, encostar no mesmo, etc. Em jipes o pessoal aumenta a largura, mas corta a lataria e coloca alargador de paralamas.

O segundo número é um um percentual do primeiro e representa a altura do pneu. 65% de 175mm no primeiro caso e 80% de 175mm no segundo. 15% de diferença seria pouco mais de 2,6cm (pouco mais de uma polegada) a mais de altura, o que já exige acertos na suspensão. se subires de 65% para 70% o aumento seria de pouco mais que 0,8cm.

O terceiro número é o raio da roda (metal) em polegadas (é, o padrão é estranho, alguns números em mm e outros em polegada, aqu itemos 14"). Tal número é precedido por R que indica que o pneu é Radial (sem cãmera de ar).

O 32T tem relação com o índice de de carga máxima em cada pneu e a letra T indica a velocidade máxima que este pneu pode rodar. Tens certeza que tens 32 como carga máxima? Não achei 32 nas tabelas que olhei rapidamente (não abri meu livro específico no tema) e T quer dizer um máximo de 190Km/h.

A quem interessar, esta e MUITAS outras informações relacionadas a veículos, e viagens com eles, se encontra no livro "Vehicle Dependent Expedition Guide" do Tom Sheppard (aka VDEG). Um resumo neste tema está em http://en.wikipedia.org/wiki/Tire_code
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2015, 01:05:45 por jauvane »
JVc.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #17 Online: 31 de Janeiro de 2015, 10:36:16
Sobre as especificações  175/65 R14 32T e 175/80 R14:

Como já foi dito, o primeiro número é a largura do pneu em mm (175mm), aumentar isso pode fazer o pneu passar do paralamas, encostar no mesmo, etc. Em jipes o pessoal aumenta a largura, mas corta a lataria e coloca alargador de paralamas.

O segundo número é um um percentual do primeiro e representa a altura do pneu. 65% de 175mm no primeiro caso e 80% de 175mm no segundo. 15% de diferença seria pouco mais de 2,6cm (pouco mais de uma polegada) a mais de altura, o que já exige acertos na suspensão. se subires de 65% para 70% o aumento seria de pouco mais que 0,8cm.

O terceiro número é o raio da roda (metal) em polegadas (é, o padrão é estranho, alguns números em mm e outros em polegada, aqu itemos 14"). Tal número é precedido por R que indica que o pneu é Radial (sem cãmera de ar).

O 32T tem relação com o índice de de carga máxima em cada pneu e a letra T indica a velocidade máxima que este pneu pode rodar. Tens certeza que tens 32 como carga máxima? Não achei 32 nas tabelas que olhei rapidamente (não abri meu livro específico no tema) e T quer dizer um máximo de 190Km/h.

A quem interessar, esta e MUITAS outras informações relacionadas a veículos, e viagens com eles, se encontra no livro "Vehicle Dependent Expedition Guide" do Tom Sheppard (aka VDEG). Um resumo neste tema está em http://en.wikipedia.org/wiki/Tire_code

Não é 32, é 82, já esclareci mais em cima.  :D Olhei de relance e de um ângulo não favorável, só vi a metade direita do 8, rs.
Mas muito obrigada pelas informações e pelo link.  :ok:
Eu provavelmente ficarei com o 175/70 mesmo, pois é compatível com a engenharia do Uno e não desrespeita lei, já que o uno tbém utiliza pneus com essa medida. Além do quê não vai me obrigar a mexer exatamente onde eu não queria mexer: suspensão ou qualquer outra parte do carro.
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2015, 10:38:52 por Helena Bsb »


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #18 Online: 31 de Janeiro de 2015, 11:39:15
Helena, tive vários (pelo menos 6) Fiat Uno
Usava para ir pro campo também. estradas de terra, esburacadas e tal.
Inclusive carregados com tralha do trabalho em locais de difícil acesso. Sinceridade? nunca arrastou no chão. Acho que você está encucada com algo sem sentido.
Só se for por uma questão estética, porque se for por questão de uso, não vejo necessidade.



Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #19 Online: 31 de Janeiro de 2015, 11:40:42
Helena, tive vários (pelo menos 6) Fiat Uno
Usava para ir pro campo também. estradas de terra, esburacadas e tal.
Inclusive carregados com tralha do trabalho em locais de difícil acesso. Sinceridade? nunca arrastou no chão. Acho que você está encucada com algo sem sentido.
Só se for por uma questão estética, porque se for por questão de uso, não vejo necessidade.

mas quem tem que ver necessidade sou eu, hehe. Eu vejo, e por isso vim atrás de informações pra fazer a coisa da melhor forma.  :ok:


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #20 Online: 31 de Janeiro de 2015, 11:45:27
mas quem tem que ver necessidade sou eu, hehe. Eu vejo, e por isso vim atrás de informações pra fazer a coisa da melhor forma.  :ok:

 :aua:

 :ok:


Vanquish

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
Resposta #21 Online: 31 de Janeiro de 2015, 13:40:31
aaah, ok, obrigada pelo esclarecimento.  :ok:
Quanto ao barulho, vc já dirigiu um Uno? não sei se é só o meu, mas ôooo carro barulhentinho. ESse aspecto do pneu Scorpion provavelmente não me assustaria.  :D

Já dirigi Uno, mas não é parâmetro de comparação porque eram carros de empresa e bem judiados.
Mas quanto ao Scorpion eu dirigi uma Saveiro Cross, que se não estou enganado, usa este pneu.
Rodei aproximadamente 600 Km com ela, e achei o barulho de rolamento do pneu muito irritante.
Esse barulho é diferente dos ruídos "normais" que os veículos tem (plásticos, portas, etc). É um ruído contínuo provocado pelo rolamento do pneu em cima do asfalto.   Para ser mais exato, todo pneu produz esse ruído que é gerado pela escultura (ou "desenho") da banda de rodagem.  A questão é que conforme o tipo de escultura ele é mais ou menos perceptível.

Minha sugestão pra você é: caso você não precise de um pneu "aventureiro" para enfrentar estradas de terra com frequência, ou terrenos muito pedregosos, procure adquirir um pneu dentro das medidas que o Uno aceita e que priorize o conforto.  Você verá que até os "tlec-tlec" normais do Uno irão reduzir.
Se não estou enganado, estes pneus aventureiros também são mais "duros" do que os comuns, o que poderá aumentar a quantidade de ruídos produzidos pelo Uno.

Mais uma dica, não se fixe em uma marca. Todo fabricante produz modelos de pneus bons e ruins.  Independente de ser Michelin ou Ling-Long.  Quando você escolher um modelo, procure informações sobre ele na Internet.  Existem vários sites, como este fórum, onde os usuários fazem reviews dos pneus que usam.

De resto, um abraço e boa sorte !


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #22 Online: 31 de Janeiro de 2015, 14:10:22
Vanquish, pois é, não pego estrada de terra com frequência não (bem que gostaria, rs). Talvez eu pegue um 175/70 normal mesmo.
E não me prendo a marcas não. Vou dar uma boa pesquisada antes de decidir por fabricante e banda de rodagem.
Muito obrigada pelas dicas.  :ok:


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #23 Online: 31 de Janeiro de 2015, 14:12:11
Galerinha, valeu demais aí pelas dicas e orientações.
Se alguém tiver mais informações, sou toda "ouvidos".  :D


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 31 de Janeiro de 2015, 14:59:58
Helena, pode "taca-le pau nesse carrinho".

O pneu 175 80 é mais alto sim, mas nao vai capotar a toa.
Esse tipo de instabilidade ocorre porque o pneu mais alto dobra nas curvas em alta velocidade, o que geralmente nao vai ocorrer kkkkk

so passe 10km/h nos radares e seja feliz.

Molecada coloca aro 18 em celta e anda, seu carro nao vai implodir por causa disso kkkkkkkkk

ah, nao entendo ***** nenhuma de engenharia, mas ja dirigi tudo quanto foi carro, em tudo quanto é velocidade.

Taco-le o pau nos meus carrinhos, e nenhum deles quebrou o eixo por causa de pneu maior.

alias, se fosse seguir tudo a risca mesmo, os proprior fabricantes tinham que colocar a mesma roda em todas as versões dos carros.

O vw up, usa rodas 13", 14", 15.
Mantém o diametro, mas altera a massa nao suspensa. ;)
Ó, o mundo vai acabar!

Meu monza velho rodava com 195/45-16, mto bom.

:D


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #25 Online: 31 de Janeiro de 2015, 15:17:28
Isso Mike, concordo. Eh so trocar e ser feliz!!
D600 - E-M10


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #26 Online: 31 de Janeiro de 2015, 15:19:22
Lembro q nao estamos falando de um carro de corrida. Portanto o pneu eh escolhido pelo custo, e nao pelo calculo perfeito de engenharia.

O gol bolinha mil tinha versoes com pneu 145 e 175. Era o mesmo carro e nao explodia kkk
D600 - E-M10


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #27 Online: 31 de Janeiro de 2015, 15:31:27
Valeu, galera!  :ok:


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 31 de Janeiro de 2015, 15:39:14
Ah, so nao esqueça de manter o pneu sempre calibrado, pode por ate umas 3 libras a mais na frente,
Que pneu alto e murcho dobra, e dobra boniiito...


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #29 Online: 03 de Fevereiro de 2015, 23:17:32
Lembro q nao estamos falando de um carro de corrida. Portanto o pneu eh escolhido pelo custo, e nao pelo calculo perfeito de engenharia.

O gol bolinha mil tinha versoes com pneu 145 e 175. Era o mesmo carro e nao explodia kkk

Estamos falando de detalhes que afetam a segurança do carro.

A diferença pode ser minima aparentimente, 3%...5%....mas naquela curva, naquela velocidade, pista molhada e freiada brusca... pode resultar em algo fatal.... segurança não tem preço.

O gol bolinha, assim como demais carros, ka, corsa, etc.... tinham versões 145/80 R13 e com 165/70 R13... e com 175/70 R13... todos dentro das proporções aceitáveis.

Quando se coloca rodas e pneus totalmente incompatíveis, em momentos críticos, é um risco não somente a sua vida como aos demais.
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ