Autor Tópico: O "mal" da marca d'água.  (Lida 3249 vezes)

Nicholas Anibal

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Masculino
Online: 31 de Janeiro de 2015, 20:02:49
Olá, pessoal. Tudo bem com vocês?
O que tenho a compartilhar é a minha opinião sobre marcas d'água: eu as detesto. Aliás, é muito comum aquelas palavras roubarem uma boa parte da minha atenção à foto para elas. Eu sei que não é por mal, e sim, ela às vezes é necessária devido a roubos fotográficos e questões de copyright. Mas poxa, se o motivo é apenas promover a sua fotografia - por exemplo, adicionar uma marca d'água enorme na foto apenas para promover seu trabalho e fazer com que o interlocutor saiba que foi você quem tirou a foto -, por que colocá-la?

Eis um exemplo de marca d'água que arruina uma ótima foto:
https://d1w5usc88actyi.cloudfront.net/wp-content/uploads/2012/10/phpThumb_generated_thumbnailjpg-7.jpg
Mesmo que sejam aquelas palavras pequenas e no canto direito inferior da foto, será que aquilo não atrapalha um pouco a visualização? Qualquer criança que brincou 5 minutos no Photoshop ou equivalentes sabe retirar letras/marca d'águas de fotos, o que me leva a acreditar que elas são praticamente inúteis. Se alguém quiser roubar sua foto, não será um "João Fotografia" que a impedirá de roubá-la.

E vocês? Qual a sua opinião sobre o assunto?


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #1 Online: 31 de Janeiro de 2015, 20:49:26
Acho que é valido em certo ponto mas prejudicial em outro, como vc comentou.

Eu ja usei, mas hj não mais. Penso que se for alguem que ganha dinheiro com fotografia, ou seja, um profissional da área, tlvz seja necessário, embora uma imagem que é sua, é sua. Se alguém usa-la sem sua autorização e vc tiver com provar, o cara ta ralado.

Para trabalhos mais autorais eu hj não gosto, tlvz no máximo uma pequena assinatura.


paulo.lopes

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.276
  • Sexo: Masculino
    • Instagram
Resposta #2 Online: 01 de Fevereiro de 2015, 08:07:59
Nicholas.. ainda bem que vc não viu a minha marca d'água.. :assobi:

No meu caso, sou fotojornalista e minhas fotos são vendidas p/ os veículos ilustrarem as matérias. Não tenho muita alternativa para dificultar ao máximo a cópia das imagens..

Esse papo de colocar um texto alertando p/ a lei do direito autoral não resolve nada.. ninguém quer saber de lei..

Então a melhor maneira que encontrei, foi criar a marca e prefiro comprometer um pouco a visualização, do que ter fotos copiadas e reproduzidas sem receber nada por isso..

Resumo.. Marca d'água.. um mal necessário.. (no meu caso)..

MPL-29jan01.jpg by plopesfoto, on Flickr
CANON 1Dx + 7D MK II + 24-105mm L f/4 + 16-35mm L f/2.8 III + 100-400mm L f/4-5.6 II + Canon EF 50mm L f/1.2 + Tamrom 90mm SP DI Macro f/2.8 + Sigma 15mm f/2.8 Fisheye + Flash Godox V860c + Canon Speedlight 550 EX
www.facebook.com/BWpressfoto


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 01 de Fevereiro de 2015, 14:44:03
Ahhh eu acho que no caso de venda de foto por internet, como o stockphoto o istock e por ai em diante, não vejo mal nenhum em a pessoa utilizar enquanto a outra não comprar.

Já no caso de entregar ao cliente uma foto impressa por exemplo, no meu pensamento, não seria legal ele colocar la num quadro e aparecer aquela baita assinatura na foto. Isso eu não acho legal. Ainda porque a pessoa já comprou aquela foto.

Penso que o ideal se for usar uma assinatura, é deixá-la o mais discreta possível :)


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 01 de Fevereiro de 2015, 15:33:27
Marca d'água em material mais sofisticado ou profissional para mim é obrigatória, de preferencia em transparencia bem suave, ocupando o quadro inteiro. Eu iria ficar bem chateado se alguém usasse uma imagem que eu considerasse especial, sem autorização. Não tem desculpa.

Coisas não importantes, por farra, num flickr da vida, não vejo muito sentido em colocar a marca.

Se a pessoa comprou a imagem, é so retirar a marca e pronto.

A hora que alguém achar topar com uma imagem sua sendo usada sem autorização para promoção ou sendo vendida, garanto que muda de ideia rapidinho.


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #5 Online: 01 de Fevereiro de 2015, 17:14:22
Marca d'agua pra mim só é valida como no exemplo das fotos do Paulo, que fazem parte de um banco de imagem, uma atitude mais como proteção e deixar a imagem inviável para ser usada, agora essa de divulgação, pra se promover ou apenas como assinatura acho péssimo, eu já tive dezenas de casos de fotos "roubadas" (e a grande maioria dos casos resolvidos) e nem por isso aderi a marca d'agua, mas claro, cada um usa como achar melhor, Eu acho péssimo...
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #6 Online: 01 de Fevereiro de 2015, 19:30:08
Marca d'água em material mais sofisticado ou profissional para mim é obrigatória, de preferencia em transparencia bem suave, ocupando o quadro inteiro. Eu iria ficar bem chateado se alguém usasse uma imagem que eu considerasse especial, sem autorização. Não tem desculpa.

Coisas não importantes, por farra, num flickr da vida, não vejo muito sentido em colocar a marca.

Se a pessoa comprou a imagem, é so retirar a marca e pronto.

A hora que alguém achar topar com uma imagem sua sendo usada sem autorização para promoção ou sendo vendida, garanto que muda de ideia rapidinho.

 :clap: :clap:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 01 de Fevereiro de 2015, 21:50:30
Marca d'agua pra mim só é valida como no exemplo das fotos do Paulo, que fazem parte de um banco de imagem, uma atitude mais como proteção e deixar a imagem inviável para ser usada, agora essa de divulgação, pra se promover ou apenas como assinatura acho péssimo

A marca, como assinatura ou promoção é geralmente bem cafona, brega. A função original é proteção.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #8 Online: 02 de Fevereiro de 2015, 08:36:02
A marca, como assinatura ou promoção é geralmente bem cafona, brega. A função original é proteção.
eu acho que somente serve como certa proteçao. :ok:


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #9 Online: 02 de Fevereiro de 2015, 15:22:40
A hora que alguém achar topar com uma imagem sua sendo usada sem autorização para promoção ou sendo vendida, garanto que muda de ideia rapidinho.

Penso a mesma coisa. Já tive algumas vezes fotografia minha "roubada", sendo divulgada sem minha autorização e sem ter meu nome junto.

Particularmente, eu não publico foto minha na internet sem marca d'água. Hoje estou colocando marca em uma moldura externa na imagem, pra prejudicar um pouco menos.... Além disso ainda publico em tamanho pequeno, 800px lado maior.

A partir do segundo compartilhamento, mesmo que apareça alguém bem intencionado querendo promover o nome do fotógrafo, a informacão já se perdeu se não tiver nenhum tipo de marca. Se de repente aparece alguém querendo comprar essa imagem já fica bem mais difícil achar o dono.

Em Novembro/ Dezembro recebi uma ligação de uma agência de publicidade querendo usar uma foto minha. Era uma foto comum que apareceu pra eles no google imagens, mas que encaixava no que eles queriam. E só me localizaram porque tinha minha marca nela. Só isso pra mim já é motivo suficiente pra nunca deixar de colocar marca na foto.
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2015, 15:27:18 por Luciano.Queiroz »


Michelfas

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 02 de Fevereiro de 2015, 16:16:49
Como já foi dito, depende do caso, no meu, eu nunca coloco, trabalho com eventos e como já sou pago antecipadamente para fazer as fotos não coloco, marca dágua só nas provinhas.


RochaMichael

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.492
    • Michael Rocha Fotografia
Resposta #11 Online: 02 de Fevereiro de 2015, 16:41:42
Eu uso e não uso.

Uso quando vou postar em redes sociais, mas é bem sutil. Então pra quer pôr né? Eu gosto de pôr pra quem bater o olho saber de quem é a foto, meio que vai propagando a minha marca.

Não uso nos arquivos que entrego no CD, pois ninguém merece revelar uma foto com uma marca né?
Corpo: 2 x Sony A7III
Objetivas:  Rokinon 35 f/1.4 | Sigma Art 135mm f/1.8 | Sony 50mm f/1.8