Autor Tópico: Nikon S9700  (Lida 2395 vezes)

rejaine_sm

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
Online: 01 de Fevereiro de 2015, 12:44:33
Olá pessoal,

Criei esse novo tópico para compartilhar com vocês meus primeiros cliques com a Nikon S9700

https://www.flickr.com/photos/rejaine/sets/72157650523611176/
 
Lembro que o objetivo do álbum não é para avaliação da fotógrafa (para isso, existe a  Galeria de Fotos), mas sim apenas exclusivamente para avaliar a câmera (a fotógrafa aqui está apenas começando a praticar e não tem coragem ainda  de colocar fotos na Galeria ou no Corredor Polonês)  :D

Fiz as fotos sem muito capricho (fui levar minha cadelinha para passear e ficou difícil clicar segurando máquina numa mão e coleira na outra, portanto não reparem!!) Alguns cliques foram feitos com o objetivo de testar e conhecer alguns recursos da câmera (como fazer macro, profundidade de campo, focos no primeiro e segundo plano, etc)

Gostaria que avaliassem as fotos feitas pela câmera e fizessem os comentários. Não sei bem se o Flickr manteve o tamanho original (espero que sim) Outra dúvida, vcs sabem como faço para ver o Exif das fotos pelo Flickr!?



Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #1 Online: 01 de Fevereiro de 2015, 14:40:29
Não vou comentar das fotos, senão levo bronca. A máquina parece ser boa. O exif aparece abaixo das fotos e abaixo do nome da camera. Note que vc usa numero f  e ISO altos. Só uma dica: se vc trabalhar com numero perto de f/3.7 (maximo da camera) e ISO 125 ou o menor possivel a qualidade melhora, evite ISO 800. 
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2015, 14:42:41 por Gilberto Benasse »
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


rejaine_sm

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
Resposta #2 Online: 01 de Fevereiro de 2015, 23:22:21
Oi Gilberto, obrigada pelas dicas (o exif  estava na minha cara e eu não tinha visto!! :aua: )

Sobre o ISO, na maioria das fotos deixei por conta da câmera escolher (queria usar mais o modo manual mas tava difícil ficar ajustando por que estava passeando com minha cadela que não parava quieta, na maior parte usei prioridade de abertura)

Esse foi o primeiro dia que sai pra rua testar a camera e resolvi postar só mesmo para  pudessem fazer uma avaliação sobre ela.. 

Valeu!!
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2015, 23:26:21 por rejaine_sm »


silvio schuabb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 02 de Fevereiro de 2015, 21:38:29
Boa noite...

Gostei do resultado das imagens. O único inconveniente que vi, foi a câmera selecionar um ISO + alto enquanto podia abrir mais o f. Mas essa câmera tem a opção de manual, então tem como resolver  :D

As fotos macros ficaram muito boas!!!

Agora uma dúvida, já fotografou a noite para ver como ficam as fotos com ISO mais alto?

Aproveite a câmera!!! :ok:


rejaine_sm

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
Resposta #4 Online: 02 de Fevereiro de 2015, 23:36:14
Oi Silvio, então.. pode ser alguma falha minha, pois ainda estou aprendendo a mexer na câmera e devo ter feito alguma bobagem (como ter fixado o ISO em 800 no modo de abertura ou algo do tipo) Andei lendo o manual e vários artigos e videos na internet, mas é muita informação para assimilar de uma só vez  (aos poucos vou aprendendo) :)

Postei duas fotos feitas agora a noite da minha cadelinha, sem uso de flash e só aumentando o ISO (não usei tripé e pode ter saído um pouco tremido...)

ISO 800 ƒ/3.7  4.5 mm 1/10
https://www.flickr.com/photos/rejaine/16405859356/in/photostream/

ISO 1600 ƒ/3.7  4.5 mm 1/10
https://www.flickr.com/photos/rejaine/16405853926/in/photostream/

Em outro post comentei que talvez estivesse arrependida de ter comprado essa câmera, mas aos poucos estou gostando dela... Só não tenho experiência com outras para comparar a qualidade (por isso esse post...)
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2015, 23:37:13 por rejaine_sm »


rejaine_sm

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
Resposta #5 Online: 02 de Fevereiro de 2015, 23:54:15
Em tempo..

Já vi muitos comentando que fotos noturnas não é o forte das compactas (pois começam a aparecer muitos ruídos com ISO alto, etc) Mas,  dentro dessa categoria, será que essa camera estaria dentro do esperado?


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #6 Online: 04 de Fevereiro de 2015, 09:21:02
Estranho essas fotos, com ISO maior ficou melhor, o restante configurações iguais. Vai entender. Igual a minha SX160, o ISO 400 é melhor que o 200 (menos ruido). Por isso uso ISO 100 ou 400.
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


rejaine_sm

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
Resposta #7 Online: 04 de Fevereiro de 2015, 17:41:43
Pois é.. também percebi isso em relação ao ruído... Depois vou até fazer mais testes....

De qualquer forma, acho que posso dizer que fiquei de uma forma geral satisfeita com a câmera.  Sei que ela não é lá aquela maravilha toda e que tive que abrir mão de qualidade para ter a maior portabilidade possível numa compacta superzoom com o preço que eu queria. Não dá para ter tudo!  ;)

Mas já é o suficiente para me deixar  na expectativa de fazer mutias fotos no próximo passeio !

Percebi também  que o superzoom da câmera  é algo interessante, mas que talvez não será  usado com tanta frequência assim, devido a dificuldade de manter a câmera apontando para o alvo sem o uso de um tripé. Não falo da estabilização de imagem (a câmera tem e parece funcionar bem) mas do momento do clique em si -  foi meio  complicado para mim manter as coisas no alvo ao clicar para fazer a foto. Mas se já não tenho a mão muito firme para tirar fotos "normais", imagina com zoom  - talvez com um pouco mais  de treino eu pegue o jeito e consiga melhorar isso...





Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #8 Online: 04 de Fevereiro de 2015, 23:11:43

Percebi também  que o superzoom da câmera  é algo interessante, mas que talvez não será  usado com tanta frequência assim, devido a dificuldade de manter a câmera apontando para o alvo sem o uso de um tripé. Não falo da estabilização de imagem (a câmera tem e parece funcionar bem) mas do momento do clique em si -  foi meio  complicado para mim manter as coisas no alvo ao clicar para fazer a foto. Mas se já não tenho a mão muito firme para tirar fotos "normais", imagina com zoom  - talvez com um pouco mais  de treino eu pegue o jeito e consiga melhorar isso...

Pense... passei uma raiva daquelas qdo fui tirar foto do eclipse que rolou ano passado, com minha canon superzoom. Tudo isso porque eu estava usando um tripé pra lá de vagabundo, que bastava tirar a mão da câmera pra acontecer exatamente isso: a lua sumir do meu visor. Coisa de 2 milímetros, e já era.
A solução? comprar um tripé decente. Em pouco tempo já tinha pesquisado e tomado a decisão, junto à sorte de ter uma amiga indo aos States e se prontificando pra trazer pra mim o tripé.
Logicamente não dá pra sair pra tirar fotos por aí com um tripé dentro da bolsa ou no ombro. Mas dependendo da situação, se for possível, fica a dica. Tenha um tripé legal. Se quiser brincar com fotos noturnas ou longa exposição, o tripé será essencial.


rejaine_sm

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
Resposta #9 Online: 05 de Fevereiro de 2015, 09:29:19
Sim!!!!!  Consigo imaginar a situação, pq já tentei tirar fotos da lua e foram umas 10 para sair uma meia-boca (e ainda ficou desfocada)!!  :D

Tenho intenção de fazer algumas fotos de longa exposição (noturnas, céu estrelado , lua,  etc...) mesmo esperando resultados limitados. Por isso, junto  da câmera,  eu  comprei daqueles tripés flexíveis baratinhos (Yasin) só para quebrar um galho mesmo , mas dependendo da situação a gente quer fazer a foto rapidamente e não dá tempo de montar o tripé, aí que o bicho pega...

Para não tremer na hora do clique, vi que dá para contornar usando o disparo automático da própria câmera ou mesmo usando o app da Nikon (que permite clicar usando o smartphone), mas um tripé é essencial no caso das superzoom!

Valeu pela dica!


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #10 Online: 05 de Fevereiro de 2015, 09:48:23
Sim!!!!!  Consigo imaginar a situação, pq já tentei tirar fotos da lua e foram umas 10 para sair uma meia-boca (e ainda ficou desfocada)!!  :D

Tenho intenção de fazer algumas fotos de longa exposição (noturnas, céu estrelado , lua,  etc...) mesmo esperando resultados limitados. Por isso, junto  da câmera,  eu  comprei daqueles tripés flexíveis baratinhos (Yasin) só para quebrar um galho mesmo , mas dependendo da situação a gente quer fazer a foto rapidamente e não dá tempo de montar o tripé, aí que o bicho pega...

Para não tremer na hora do clique, vi que dá para contornar usando o disparo automático da própria câmera ou mesmo usando o app da Nikon (que permite clicar usando o smartphone), mas um tripé é essencial no caso das superzoom!

Valeu pela dica!

Sim, o disparo automático ajuda bastante. Mas no meu caso por exemplo, eu colocava no disparo automático, pressionava o botão disparador, e ao tirar a mão da câmera, já era... Ia-se a lua, rs. Menina, foi sofrido, viu...


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #11 Online: 05 de Fevereiro de 2015, 09:57:33
Esqueceu dos ovnis.... foto capturada de uma filmagem no dia 01/01/2015... objeto parado mais de 15 minutos, mas devido a longa distancia a filmagem dançava no visor. São 4 luzes que se alternavam. https://www.flickr.com/photos/105615078@N03/16423210046/
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


rejaine_sm

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
Resposta #12 Online: 05 de Fevereiro de 2015, 10:08:49
 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:


rejaine_sm

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 55
Resposta #13 Online: 05 de Fevereiro de 2015, 11:49:23
Lendo o manual da S7900 sobre as velocidades mínima e máxima do obturador, vi que elas variam de acordo com o modo e o ISO selecionado, mas a grosso modo, eu tenho:

de 1/2000 - 1s
de 1/2000 - 8s ISO 125 ou  200 nos modos A*, S ou manual)
e de 1/4000s (velocidade máxima quando usado disparo contínuo)
* quando usado abertura f/5.6 na posição wide angle

Ou seja, o máximo de longa exposição que vou conseguir seria 8s nessa câmera.
Achei pouco, a SX50HS por exemplo oferece 15s.

Quando vejo fotos de longa exposição  (ex. céu estrelado, etc...) os tempos costumam ser bem  maiores que isso (15s, 20s, 30s ou até mais) Se eu quiser um tempo maior que 8s, a solução seria usar a tal técnica de  empilhamento de fotos para contornar o limite da minha câmera, certo? Eu já ouvi falar dessa técnica, mas nunca fiz.. É muito chato de fazer?

« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2015, 11:51:40 por rejaine_sm »