Autor Tópico: Mudança para Canon e opiniões sobre a 6D  (Lida 4603 vezes)

bsann

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Online: 02 de Fevereiro de 2015, 13:36:41
Olá pessoal!

Há algum tempo venho estudando a possibilidade de troca de equipamento, mas ainda possuo algumas dúvidas e por isso recorro a vocês.

Possuo uma Nikon D7100, que tem me servido muito bem ultimamente para o tipo de fotografia que faço (eventos em geral, books,  fotos urbanas).
Porém, algumas coisas me incomodam:

-Botão de ISO na mão esquerda. (Inclusive nas FF da Nikon a localização dele é pior, na minha opinião)
-Buffer relativamente pequeno.

Somando isso  com a minha grande vontade de migrar de marca, penso em vender meus equipamentos para pegar uma 6D nova com a lente 24-105 f/4L. Este conjunto me agradou bastante nos testes que vi pela sua ótima qualidade de imagem e custo X benefício, sem falar nas cores que me agrada muito. Também pretendo adquirir um flash, possivelmente um 600ex.

Acham que é uma troca válida? Os poucos pontos de foco da 6D serão sufucientes? Sentirei falta de alguma coisa em comparação com a D7100?

Desde já obrigado!
Nikon D7100 | Nikkor 18-105mm f/3.5-5.6 | Nikkor 50mm 1.8G | SB700


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 02 de Fevereiro de 2015, 14:10:30
 Minha opinião:  :no:


paulodime

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 165
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 02 de Fevereiro de 2015, 17:18:53
Acredito que sim, pois se o botão do iso na mão esquerda te incomoda já é uma escolha certa mudar de equipamento!
Sobre a 6d é uma ótima câmera de entrada full frame, e para seus trabalhos ela totalmente viável. E o conjunto com a 24-105mm vc terá uma ótima lente coringa da canon.
Muda sem medo, vai gostar dos resultados.
02 6D - 35mm f/2 IS -  85mm f/1.8


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #3 Online: 02 de Fevereiro de 2015, 17:53:14
Eu estava querendo fazer o caminho inverso. Sair da Canon pra Nikon. Comprei uma D700 pra ver se eu gostava, fotografei um bocado com ela, e resolvi continuar na Canon. Vou vender a D700. Cada uma tem suas vantagens e desvantagens, mas as vantagens da Canon são mais uteis pra mim.

Muita coisa envolvida na sua pergunta é questão de gosto, principalmente a questão da posição dos botões. Pra decidir você tem que pegar a câmera na mão, tirar umas fotos e sentir o equipamento.
Outros fatores são questão de necessidade. Tem recursos que são ótimos pra alguns e inúteis para outros. Vai do uso de cada um.

Mas vou tentar ser o mais objetivo possível nas suas dúvidas, dando minha opinião.

1 - Robustez. Não conheço a D7100, mas se vc está acostumado com câmeras no nível da D4, D700, 5D mark iii, 1Ds, etc, pode achar a 6D menos parruda, e ela realmente é. Mas isso tem uma vantagem: menos peso e menor tamanho.
2 - ISO - Isso varia do uso de cada um. Eu odeio usar flash, então um bom desempenho em ISO alto pra mim é fundamental. Pra quem só fotografa de dia ou usa flash, pode não fazer diferença. Tenho fotos que eu adoro que tirei com ISO 8000 na 6D, com ruído bem aceitável. Semana passada fiz um ensaio na rua à noite, sem flash, e seria impossível com uma câmera q não tivesse bom desempenho em ISO alto.
3 - DR - O Dynamic Range das Nikons novas é um pouco melhor que das Canons, mas na boa... pra que eu vou precisar recuperar -5EV de sombras? Se eu errei desse tanto eu deleto já na câmera.. Tem um povo que fica recuperando tudo quanto é sombra e depois fica aquele monte de foto chapada sem sombras.. Feio d+
4 - Sensor full frame - Já fotografei com cropada e minha fotografia deu um salto depois que passei a usar FF. DOF mais curto, cores melhores, mais detalhes.. Mas também depende do uso e do estilo de cada um..
5 - Pontos de Foco - Pro meu uso, se a câmera tem 1 ou 256 pontos de foco, pra mim não faz diferença alguma, pois eu sempre uso o ponto central com a técnica de focar e recompor. Mas se vc usa, faz diferença, já que a 6D só tem 11.
Mas em relação aos pontos de foco, tem gente que esquece de uma coisa: mesmo que a câmera tenha 51 pontos de foco como a D700, todos os pontos são dispostos no centro do frame. A área coberta por eles nem aumenta tanto.

Eu acho que seria uma troca que valeria a pena. Mas já q vc já tem Nikon, dê uma olhada nas D600/D610 também. São ótimas e tem um excelente custo/benefício.

Ah, quanto ao botão de ISO, eu não gosto de nenhuma das duas, nem Canon nem Nikon. Acho as duas posições horríveis. Pra mim o ideal seria na posição do DOF Preview, mais ergonômico pra posição que eu fotografo, mas infelizmente não conheço nenhuma câmera q dê pra configurar esse botão pra mudar o ISO.
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2015, 17:54:30 por Renato Cavalcante »
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #4 Online: 02 de Fevereiro de 2015, 21:13:48
Leia, em especial as primeiras páginas. Pode lhe ajudar bastante:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=83271.0
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Gustavo Silva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 159
Resposta #5 Online: 02 de Fevereiro de 2015, 22:53:16
Também me incomodou o botão iso no lado esquerdo, mas dá pra jogar ele no preview button ou no FN button, fica de boa, tudo na mão direita. Você coloca o ISO como primeiro item do my menu e manda associar um desses botões ao primeiro item do my menu, que no caso é o iso.
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2015, 22:57:17 por Gustavo Silva »


Gustavo Silva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 159
Resposta #6 Online: 02 de Fevereiro de 2015, 23:00:36
Eu estava querendo fazer o caminho inverso. Sair da Canon pra Nikon. Comprei uma D700 pra ver se eu gostava, fotografei um bocado com ela, e resolvi continuar na Canon. Vou vender a D700. Cada uma tem suas vantagens e desvantagens, mas as vantagens da Canon são mais uteis pra mim.

Muita coisa envolvida na sua pergunta é questão de gosto, principalmente a questão da posição dos botões. Pra decidir você tem que pegar a câmera na mão, tirar umas fotos e sentir o equipamento.
Outros fatores são questão de necessidade. Tem recursos que são ótimos pra alguns e inúteis para outros. Vai do uso de cada um.

Mas vou tentar ser o mais objetivo possível nas suas dúvidas, dando minha opinião.

1 - Robustez. Não conheço a D7100, mas se vc está acostumado com câmeras no nível da D4, D700, 5D mark iii, 1Ds, etc, pode achar a 6D menos parruda, e ela realmente é. Mas isso tem uma vantagem: menos peso e menor tamanho.
2 - ISO - Isso varia do uso de cada um. Eu odeio usar flash, então um bom desempenho em ISO alto pra mim é fundamental. Pra quem só fotografa de dia ou usa flash, pode não fazer diferença. Tenho fotos que eu adoro que tirei com ISO 8000 na 6D, com ruído bem aceitável. Semana passada fiz um ensaio na rua à noite, sem flash, e seria impossível com uma câmera q não tivesse bom desempenho em ISO alto.
3 - DR - O Dynamic Range das Nikons novas é um pouco melhor que das Canons, mas na boa... pra que eu vou precisar recuperar -5EV de sombras? Se eu errei desse tanto eu deleto já na câmera.. Tem um povo que fica recuperando tudo quanto é sombra e depois fica aquele monte de foto chapada sem sombras.. Feio d+
4 - Sensor full frame - Já fotografei com cropada e minha fotografia deu um salto depois que passei a usar FF. DOF mais curto, cores melhores, mais detalhes.. Mas também depende do uso e do estilo de cada um..
5 - Pontos de Foco - Pro meu uso, se a câmera tem 1 ou 256 pontos de foco, pra mim não faz diferença alguma, pois eu sempre uso o ponto central com a técnica de focar e recompor. Mas se vc usa, faz diferença, já que a 6D só tem 11.
Mas em relação aos pontos de foco, tem gente que esquece de uma coisa: mesmo que a câmera tenha 51 pontos de foco como a D700, todos os pontos são dispostos no centro do frame. A área coberta por eles nem aumenta tanto.

Eu acho que seria uma troca que valeria a pena. Mas já q vc já tem Nikon, dê uma olhada nas D600/D610 também. São ótimas e tem um excelente custo/benefício.

Ah, quanto ao botão de ISO, eu não gosto de nenhuma das duas, nem Canon nem Nikon. Acho as duas posições horríveis. Pra mim o ideal seria na posição do DOF Preview, mais ergonômico pra posição que eu fotografo, mas infelizmente não conheço nenhuma câmera q dê pra configurar esse botão pra mudar o ISO.
Então, dá uma olhada no que escrevi a cima sobre o ISO no botão DOF Preview.


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #7 Online: 03 de Fevereiro de 2015, 19:10:32
Sou mais a D610 hein?

E olha que eu uso Canon, tenho 6D e MK III.

Aliás, se eu usasse nikon eu daria um jeito de pegar uma D750, essa sim é um espetáculo em todos os aspectos, incluindo custo x benefício.



bsann

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #8 Online: 04 de Fevereiro de 2015, 10:27:13
Eu estava querendo fazer o caminho inverso. Sair da Canon pra Nikon. Comprei uma D700 pra ver se eu gostava, fotografei um bocado com ela, e resolvi continuar na Canon. Vou vender a D700. Cada uma tem suas vantagens e desvantagens, mas as vantagens da Canon são mais uteis pra mim.

Muita coisa envolvida na sua pergunta é questão de gosto, principalmente a questão da posição dos botões. Pra decidir você tem que pegar a câmera na mão, tirar umas fotos e sentir o equipamento.
Outros fatores são questão de necessidade. Tem recursos que são ótimos pra alguns e inúteis para outros. Vai do uso de cada um.

Mas vou tentar ser o mais objetivo possível nas suas dúvidas, dando minha opinião.

1 - Robustez. Não conheço a D7100, mas se vc está acostumado com câmeras no nível da D4, D700, 5D mark iii, 1Ds, etc, pode achar a 6D menos parruda, e ela realmente é. Mas isso tem uma vantagem: menos peso e menor tamanho.
2 - ISO - Isso varia do uso de cada um. Eu odeio usar flash, então um bom desempenho em ISO alto pra mim é fundamental. Pra quem só fotografa de dia ou usa flash, pode não fazer diferença. Tenho fotos que eu adoro que tirei com ISO 8000 na 6D, com ruído bem aceitável. Semana passada fiz um ensaio na rua à noite, sem flash, e seria impossível com uma câmera q não tivesse bom desempenho em ISO alto.
3 - DR - O Dynamic Range das Nikons novas é um pouco melhor que das Canons, mas na boa... pra que eu vou precisar recuperar -5EV de sombras? Se eu errei desse tanto eu deleto já na câmera.. Tem um povo que fica recuperando tudo quanto é sombra e depois fica aquele monte de foto chapada sem sombras.. Feio d+
4 - Sensor full frame - Já fotografei com cropada e minha fotografia deu um salto depois que passei a usar FF. DOF mais curto, cores melhores, mais detalhes.. Mas também depende do uso e do estilo de cada um..
5 - Pontos de Foco - Pro meu uso, se a câmera tem 1 ou 256 pontos de foco, pra mim não faz diferença alguma, pois eu sempre uso o ponto central com a técnica de focar e recompor. Mas se vc usa, faz diferença, já que a 6D só tem 11.
Mas em relação aos pontos de foco, tem gente que esquece de uma coisa: mesmo que a câmera tenha 51 pontos de foco como a D700, todos os pontos são dispostos no centro do frame. A área coberta por eles nem aumenta tanto.

Eu acho que seria uma troca que valeria a pena. Mas já q vc já tem Nikon, dê uma olhada nas D600/D610 também. São ótimas e tem um excelente custo/benefício.

Ah, quanto ao botão de ISO, eu não gosto de nenhuma das duas, nem Canon nem Nikon. Acho as duas posições horríveis. Pra mim o ideal seria na posição do DOF Preview, mais ergonômico pra posição que eu fotografo, mas infelizmente não conheço nenhuma câmera q dê pra configurar esse botão pra mudar o ISO.

Muito bom saber a opiniao de um usuário Canon! Aos poucos minhas dúvidas vão acabando haha
Fiquei de ir no estúdio de um amigo para pegar a 6D na mão, fazer alguns testes e ver se me sinto confortável com o equipamento.

Quero também dar uma olhada na D610 pessoalmente
Nikon D7100 | Nikkor 18-105mm f/3.5-5.6 | Nikkor 50mm 1.8G | SB700


bsann

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 04 de Fevereiro de 2015, 10:36:31
Também me incomodou o botão iso no lado esquerdo, mas dá pra jogar ele no preview button ou no FN button, fica de boa, tudo na mão direita. Você coloca o ISO como primeiro item do my menu e manda associar um desses botões ao primeiro item do my menu, que no caso é o iso.

Consegui configurar o botão ISO para o preview button, muito obrigado pela dica!
Já fica bem mais prático que na mão esquerda, melhorou muito.
No próximo evento vou testar como essa nova configuração se sai
Nikon D7100 | Nikkor 18-105mm f/3.5-5.6 | Nikkor 50mm 1.8G | SB700


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 04 de Fevereiro de 2015, 12:41:38
bsann,

A mudança do botão de ISO é possível como já foi informado pelo colega Gustavo.

Tanto a D610 quanto a 6D tem muito menos pontos de foco que a D7100, além do que eles são menos espaçados que o do modelo cropado, que tem 51 pontos muito bem distribuídos.
Isso faz diferença quanto a escolher o local a focar, notadamente quando é utilizada uma lente clara em uma abertura ampla, de 2.8 ou maior.

A técnica de focar e recompor não é indicada ao usar lentes claras no limite de abertura, como 1.8 e 1.4, até mesmo em 2.2.
A profundidade de foco fica tão curta que costuma borrar o que não se deseja.
O plano focal nas DSLRs não é plano como seria de se imaginar, mas é curvo. Quando focamos e recompomos inserimos um erro que pode não ser desprezível, causado pela curvatura do plano focal.
Portanto os pontos de foco em menor número, ou mais agrupados no centro do visor fazem diferença sim, mas isso não seria uma razão tão grande para não mudar de cropada para Full Frame.
Eu mesmo mudei de uma 7100 para uma 610 e estou me adaptando à falta de pontos de foco nos locais mais afastados do centro do quadro. É uma questão de ficar ligado nos limites dos pontos de foco e principalmente na abertura quando for necessário usar uma bem aberta.

De resto tudo vai ser melhor. Qualidade de imagem e resposta em baixa iluminação.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #11 Online: 04 de Fevereiro de 2015, 14:45:08
A técnica de focar e recompor não é indicada ao usar lentes claras no limite de abertura, como 1.8 e 1.4, até mesmo em 2.2.
A profundidade de foco fica tão curta que costuma borrar o que não se deseja.

Não necessariamente.
Basta treinar. Com o tempo vai se pegando a manha de compensar a diferença na distância ao recompor.
E tem outra.. lembre-se que na grande maioria das vezes o ponto de interesse (e consequentemente o ponto de foco) está em torno do centro do frame, quando muito nos terços.. Ou seja, ao focar e recompor raramente colocamos o foco nas bordas..
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #12 Online: 04 de Fevereiro de 2015, 14:46:21
Também me incomodou o botão iso no lado esquerdo, mas dá pra jogar ele no preview button ou no FN button, fica de boa, tudo na mão direita. Você coloca o ISO como primeiro item do my menu e manda associar um desses botões ao primeiro item do my menu, que no caso é o iso.

Isso é na D7100?
Acho que infelizmente não tem como fazer isso na 6D  :(
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


Gustavo Silva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 159
Resposta #13 Online: 04 de Fevereiro de 2015, 14:52:05
Isso é na D7100?
Acho que infelizmente não tem como fazer isso na 6D  :(
D7000 e D7100. Acho que dá pra fazer nas D600 e D610 também.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 04 de Fevereiro de 2015, 17:26:30
Não necessariamente.
Basta treinar. Com o tempo vai se pegando a manha de compensar a diferença na distância ao recompor.
E tem outra.. lembre-se que na grande maioria das vezes o ponto de interesse (e consequentemente o ponto de foco) está em torno do centro do frame, quando muito nos terços.. Ou seja, ao focar e recompor raramente colocamos o foco nas bordas..

Discordo Renato.
O treino não modifica o comportamento intrínseco do equipamento. Não há como compensar o erro causado pela curvatura do plano de foco, mesmo porque você está usando o AF da câmera e não há como compensar usando o autofoco.

Se o ponto de foco usado for o central, pior ainda. Quanto mais longe desse ponto, maior a curvatura do plano de foco e maior o erro.
Caso seja impossível fugir da técnica de focar e recompor, deve-se usar o ponto de foco mais próximo ao local onde seria o foco desejado, porque o erro entre esse local e o ponto ideal será menor.
Além disso é desejável utilizar uma abertura um pouco mais fechada para que a profundidade de campo possa aumentar, reduzindo o erro e consequente desfoque.
Se não houvesse nenhuma diferença entre focar  e recompor, os fabricantes não iriam gastar mais dinheiro colocando mais de 50 pontos de foco em uma câmera. Bastava um.

Para as fotos onde o motivo está bem perto do centro, ou no centro, a técnica funciona porque nesse local a curvatura do plano é muito pequena.

Não sei que tipo de fotografia você costuma fazer com mais frequência, mas em meu caso eu costumo usar muito todos os pontos de foco que o equipamento me oferece. Não uso mais o central. O uso frequente do ponto central (ou os imediatamente próximos)  geralmente ocorre com quem trabalha muito com retratos.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva