Autor Tópico: Foto com filtro infravermelho  (Lida 4606 vezes)

c-techdx

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 52
Online: 02 de Fevereiro de 2015, 19:58:23
Olá meus amigos...

Vejo alguns trabalhos de foto com filtro infravermelho e gostaria de fazer algumas fotos deste tipo. Gostaria de saber sobre os filtros. Eu vi no mercado livre muitos preços diferentes... não sei na prática o que muda. Gostaria de dicas sobre isso... se os filtros mais baratos valem a pena.

obrigado,


Flag77

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 03 de Fevereiro de 2015, 11:02:47
C-tech

Se queres se aventurar pela fotografia infravermelha a questão é um pouco mais complexa.
A luz emitida pelo sol é composta mais ou menos de 50% infravermelho, 47% de luz visível e 3% de ultravioleta. Esses filtros, tem a intenção de bloquear a luz visível para que somente capte a infravermelha.
O problema é que as cameras já vem ajustadas para captar a luz visível e possuem um filtro embutido que bloqueia o infravermelho, então para fotos infravermelho com filtro na lente terá que usar looonga exposição.
Então para realmente ires para o caminho do infravermelho é necessário retirar esse filtro que fica na frente do sensor.
Não é nada de outro mundo, mas é uma operação delicada, que só deves fazer se tiveres as ferramentas e conhecimento do assunto.

Ao retirar o filtro tens 2 opções, colocar outro filtro que deixe passar o infravermelho na frente do sensor ou usar um na lente. Na lente é mais simples, mas uma vez que irá bloquear a luz visível, o viewfinder ficará escuro e tchau foco automático.

Link interessante
http://www.cameraviajante.com/reportagens/infrared_reportagem.htm
SL1, 24, 6D, 40, TS17L, 24L, 50L, 100L, 180L, 200L, 8-15L, 16-35L, 24-105L, 100-400L, TC 2x III, 600EX-RT (2x), ST-E3-RT


c-techdx

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 52
Resposta #2 Online: 03 de Fevereiro de 2015, 20:51:10
C-tech

Se queres se aventurar pela fotografia infravermelha a questão é um pouco mais complexa.
A luz emitida pelo sol é composta mais ou menos de 50% infravermelho, 47% de luz visível e 3% de ultravioleta. Esses filtros, tem a intenção de bloquear a luz visível para que somente capte a infravermelha.
O problema é que as cameras já vem ajustadas para captar a luz visível e possuem um filtro embutido que bloqueia o infravermelho, então para fotos infravermelho com filtro na lente terá que usar looonga exposição.
Então para realmente ires para o caminho do infravermelho é necessário retirar esse filtro que fica na frente do sensor.
Não é nada de outro mundo, mas é uma operação delicada, que só deves fazer se tiveres as ferramentas e conhecimento do assunto.

Ao retirar o filtro tens 2 opções, colocar outro filtro que deixe passar o infravermelho na frente do sensor ou usar um na lente. Na lente é mais simples, mas uma vez que irá bloquear a luz visível, o viewfinder ficará escuro e tchau foco automático.

Link interessante
http://www.cameraviajante.com/reportagens/infrared_reportagem.htm


Flag77 obrigado pela resposta.

Me diga uma coisa... qual o motivo das cameras terem este filtro q bloqueia o infravermelho? Se eu remover este filtro da minha camera mudará alguma coisa nas fotos normais? A questão do viewfinder só ocorre com o filtro na lente, certo? O ideal neste caso talvez seja comprar uma camera e adaptá-la somente pra este tipo de foto? Como se costuma fazer isso? Se eu tentar tirar esse tipo de foto sem alterar minha camera vou precisar de exposições de vários segundos, certo? Saem fotos interessantes assim?

obrigado,


Flag77

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 04 de Fevereiro de 2015, 09:06:12
C-Tech

As câmeras possuem esse filtro para melhorar a qualidade da imagem, especialmente as cores.
Mesmo não sendo visível para nós o infravermelho é visível para o sensor logo ele interfere na imagem.
É como misturar a foto normal com a infravermelho.
A maioria dos fotógrafos normalmente adapta uma câmera antiga retirando o filtro que bloqueia o infravermelho e substituindo por um que bloqueia a luz visível, ou deixando passar tudo no sensor e depois corrigindo no filtro da lente.
Mas este é um processo caro que envolve não só a câmera como o serviço de troca dos componentes.

Talvez no início valesse a pena testar uma desses filtros que são baratos, e com longa exposição.
O filtro da câmera bloqueia o infravermelho, mas não 100% então com a longa exposição é possível captar alguma coisa.

Os filtros no sensor não alteram o viewfinder, só os da lente.
A vantagem de filtro na lente que é fácil de trocar.

Lembrando que existem vários tipos de infravermelho, o que a câmera vai captar é o infravermelho de onda curta, próximo a luz visível. Que é emitido em grande quantidade pelo sol.
O infravermelho de onda longa, usado em imagens térmicas, necessita de outro tipo de sensor.

E mais um detalhe, após trocar o filtro tem que reajustar o foco. Como o infravermelho possui comprimento de onda diferente, é necessário um ajuste fino na câmera.
Entretanto se trocares o filtro e fizeres esse ajuste, consegues usar uma câmera infravermelho da mesma maneira que uma câmera normal.



SL1, 24, 6D, 40, TS17L, 24L, 50L, 100L, 180L, 200L, 8-15L, 16-35L, 24-105L, 100-400L, TC 2x III, 600EX-RT (2x), ST-E3-RT


c-techdx

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 52
Resposta #4 Online: 04 de Fevereiro de 2015, 16:01:42
C-Tech

As câmeras possuem esse filtro para melhorar a qualidade da imagem, especialmente as cores.
Mesmo não sendo visível para nós o infravermelho é visível para o sensor logo ele interfere na imagem.
É como misturar a foto normal com a infravermelho.
A maioria dos fotógrafos normalmente adapta uma câmera antiga retirando o filtro que bloqueia o infravermelho e substituindo por um que bloqueia a luz visível, ou deixando passar tudo no sensor e depois corrigindo no filtro da lente.
Mas este é um processo caro que envolve não só a câmera como o serviço de troca dos componentes.

Talvez no início valesse a pena testar uma desses filtros que são baratos, e com longa exposição.
O filtro da câmera bloqueia o infravermelho, mas não 100% então com a longa exposição é possível captar alguma coisa.

Os filtros no sensor não alteram o viewfinder, só os da lente.
A vantagem de filtro na lente que é fácil de trocar.

Lembrando que existem vários tipos de infravermelho, o que a câmera vai captar é o infravermelho de onda curta, próximo a luz visível. Que é emitido em grande quantidade pelo sol.
O infravermelho de onda longa, usado em imagens térmicas, necessita de outro tipo de sensor.

E mais um detalhe, após trocar o filtro tem que reajustar o foco. Como o infravermelho possui comprimento de onda diferente, é necessário um ajuste fino na câmera.
Entretanto se trocares o filtro e fizeres esse ajuste, consegues usar uma câmera infravermelho da mesma maneira que uma câmera normal.

Flag77,

Sabe me dizer onde eu conseguiria comprar alguma camera já convertida ou então algum técnico que faria esta alteração pra mim? Eu penso em comprar algum modelo mais antigo e deixar ela somente pra isso, mas queria mandar pra alguém fazer direitinho. Sabe me indicar alguém?

obrigado,


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #5 Online: 04 de Fevereiro de 2015, 17:02:08
Flag77,

Sabe me dizer onde eu conseguiria comprar alguma camera já convertida ou então algum técnico que faria esta alteração pra mim? Eu penso em comprar algum modelo mais antigo e deixar ela somente pra isso, mas queria mandar pra alguém fazer direitinho. Sabe me indicar alguém?

obrigado,

http://blog.sigmaphoto.com/2012/sigma-sd1-and-sd15-for-digital-infrared-photography-by-jack-howard/
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


Flag77

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 05 de Fevereiro de 2015, 13:48:49
C-techdx

Não sei quem converte...
Olha esses dois tutoriais que podes ter bem uma idéia do trabalho que dá.

http://fotorabiscos.blogspot.com.br/2010/03/convertendo-uma-g9-para-infravermelho.html
https://blogbokeh.wordpress.com/2012/04/17/nova-camera-ir-nascendo/

Leonobox

Interessante essa solução da Sigma, pena que os outros fabricantes não adotam algo parecido.
SL1, 24, 6D, 40, TS17L, 24L, 50L, 100L, 180L, 200L, 8-15L, 16-35L, 24-105L, 100-400L, TC 2x III, 600EX-RT (2x), ST-E3-RT


c-techdx

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 52
Resposta #7 Online: 05 de Fevereiro de 2015, 17:38:25
Olha só... encontrei um pessoal que faz esse tipo de serviço em são paulo. Parece ser muito bom... fazem os ajustes de foco... entregam a camera prontinha. Vou deixar a dica aqui caso alguém mais se interesse...

www.optisom.com.br


Marcos Capelini

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 190
    • Blog Fotorabiscos
Resposta #8 Online: 05 de Fevereiro de 2015, 20:26:35
Sem querer "puxar a sardinha pro meu lado", estou vendendo uma câmera micro 4/3 convertida para infravermelho.  Sou o autor do blog  referenciado pelo Flag77 (fotorabiscos), onde escrevi o tutorial sobre conversão da G9, e costumo postar minhas fotos em infravermelho e "normais". Há algum tempo, cheguei a anunciar a GF1 aqui no fórum, mas como ninguém se interessou, deixei pra lá e nem atualizei mais o valor.  Minha câmera está anunciada também no Mercado Livre com valores atualizados.
Panasonic GM1, GX1 (infravermelho)
Lentes Panasonic 20mm f/1.7, 12-32mm,  SMC Takumar 50mm f/1.4, Michael Lens 35mm f/1.6 (C-mount)

Blog: FotoRabiscos
Flickr: infravermelho/convencional