Autor Tópico: Usar Slow flash em Modo M Manual ? e Modo FP  (Lida 2828 vezes)

stalone

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
Online: 15 de Agosto de 2012, 07:07:53
Bom dia pessoal ?

Esse negócio de flash me dá um trabalho pra entender !!! hehe

Surgiu uma dúvida , e para muitos podem ser uma pergunta meio besta...mas como não nasci sabendo ...hehe

Aprendi que se estou com flash a noite e quero pegar a luz ambiente de fundo , a velocidade do obturador é que mais importa , tipo 1/60 consigo mais do que 1/125 por exemplo...certo?

estava lendo o manual e lá diz desse jeito :  "a velocidade de sincronismo lenta (SLOW)  reduz a velocidade do obturador automaticamente, para capturar a luz de fundo ou com pouca luz de noite, use para incluir a luz de fundo em retratos noturnos..."

A minha pergunta é o seguinte :

1 - Porque não consigo colocar SLOW em Modo M na camera? , somente em Modos de Prioridade ? Seria porque em Modo M , eu faço diretamente isso, ajustando uma velocidade mais baixa de obturador manualmente através do Dial ??  e onde o BL entra nisso ? Porque o BL não entra quando coloco modo SPOT na maquina, somente em Prioridade ao Centro e Matricial ? e outra, seria quase a mesma coisa , o BL e o Slow?

2 - Sobre o FP , li que é um sincronismo que pode ser usado até 1/4000seg e não só até 1/250 , mas o que isso tem a ver com usar "grande abertura" ? Não consegui entender a lógica da abertura disso , sendo que o flash dispara muito rápido ... ? alguém pode me ajudar a entender ?

3 -  Se alguma situação me exigir que preciso , congelar o movimento de um brinquedo em festa infantil , e colocar em FP para aumentar acima de 1/250 seg, pois como provavelmente o fundo vai sair escuro devido a velocidade alta , mudaria algo se colocar o BL também? ajudaria a pegar a luz ambiente um pouco ou se tornaria inútil colocar BL junto?

Desculpe pela pergunta , mas é que confundo muito sobre essa parte

Agradeço ajuda 








Cameras D800E + duas D90 + uma D50 , Lentes Nikkor 50mm 1.8D e 35mm 1.8G + Sigmas 18-50 2.8 + 70 -200 2.8 , Flashs  SB 600 + 02 SB 900


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #1 Online: 27 de Agosto de 2012, 10:01:38
"a velocidade de sincronismo lenta (SLOW)  reduz a velocidade do obturador automaticamente, para capturar a luz de fundo ou com pouca luz de noite, use para incluir a luz de fundo em retratos noturnos..."

Como eh q a camera vai reduzir a velocidade automaticamente se tah tudo no modo manual????? Entendeu pq nao funfa no modo M?

2- Se vc vai usar altas velocidades, ele indica uma grande abertura da lente jah q o sensor vai ficar exposto a luz por pouco tempo. Acho q eh por aih. Eh soh se lembrar da teoria dos pontos de luz: se subo a velocidade de 1/250 para 1/500, tenho q abrir a lente em 1 ponto de luz ( de 5.6 para 4.0, por exemplo ).

3- Aih vc compensa com grandes aberturas e ISO alto, principalmente. Nao sei se o BL ajuda nesse caso...

1- Faz sentido como vc estah pensando. Essa deixo pra galera fera em flash ( como Leonobox ) te ajudar.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #2 Online: 27 de Agosto de 2012, 15:08:50
Respondendo sobre a parte que é universal, seja Nikon, Canon ou qualquer outro.

O FP das Nikon ("Focal Plane Mode", também chamado de HSS - High Speed Sync) é uma feature que faz com que o flash ao invés de disparar uma única vez, dispare pequenas rajadas simulando uma luz contínua.

Para entender melhor, é necessário entender como as cortinas funcionam. Quando se faz uma foto a primeira cortina começa a se abrir, expondo uma parte do sensor. Após algum tempo, a segunda cortina começa a fechar, "tapando" o sensor novamente. O tempo entre o início da abertura da primeira cortina e o início do fechamento da segunda é determinado, considerando-se a mesma câmera, pela velocidade de obturador.

O flash emite um único pulso de duração muito curta, variando de acordo com a "potência" utilizada. Ele pode ser disparado logo após a primeira cortina abrir completamente, ou imediatamente antes da segunda cortina começar a fechar, o famoso flash em segunda cortina.

Acontece que se a velocidade for maior do que uma velocidade determinada, a segunda cortina vai começar a fechar antes da primeira ter ficado totalmente aberta. Ou seja, em nenhum momento o sensor vai ficar exposto em sua totalidade, e neste caso, o pulso do flash nunca vai conseguir iluminar o sensor por inteiro. A velocidade onde isso começa a ocorrer é a velocidade de sincronismo do flash, normalmente de 1/200 ou 1/250 (nas Canon, na linha Rebel é 1/200, linha 60D e 7D é 1/250, falando em cropadas). Usar o flash em velocidades maiores que a de sincronismo vai fazer aparecerem faixas pretas na foto, que é a parte do sensor que estava tapado por algumas das cortinas.

A solução então é fazer o flash disparar ao invés de um único pulso, vários pequenos pulsos, simulando uma luz contínua que vai permanecer iluminando o sensor enquanto as cortinas viajam. Evidentemente, para que isso seja possível, esta sequencia de pulsos é bem mais fraca do que um disparo único, o que significa que usar HSS diminui em muito o alcance do flash.

Graficamente:



Veja que no segundo caso, antes da primeira cortina abrir completamente, a segunda cortina já estava sendo fechada. Em nenhum momento o sensor ficou totalmente exposto e um disparo único do flash sempre deixaria alguma parte do sensor sem ser iluminado. Mas usando vários pequenos disparos, todo o sensor é iluminado.

HSS, ou FP, é isso  :ok:

« Última modificação: 27 de Agosto de 2012, 15:10:50 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #3 Online: 27 de Agosto de 2012, 18:02:06
 :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Sabia q precisava de grandes aberturas, mas nao sabio o porquê disso. Excelente explicaçao!!!! :ok:
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


stalone

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 235
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 27 de Agosto de 2012, 18:47:01
Boa Noite Amigos!!

Obrigado Alexandre e Obrigado Mad666 ...agradeço as explicações , deu pra dar um bom esclarecimento...

mas a minha 1ª pergunta lá em cima , acho que pelo BL funcionar somente em Spot , está agora totalmente provado que só com essa medição (spot) é que realmente estamos TOTALMENTE EM MANUAL ... e não como muitos fotografos acham que em Matricial também estamos em manual...  Manual só com Spot ...

Obrigado pessoal !!!

 
Cameras D800E + duas D90 + uma D50 , Lentes Nikkor 50mm 1.8D e 35mm 1.8G + Sigmas 18-50 2.8 + 70 -200 2.8 , Flashs  SB 600 + 02 SB 900


Gil Coelho

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #5 Online: 03 de Fevereiro de 2015, 10:40:41
Mas não existe só FP e HSS na Nikon D7O eu usava um flash universal e sincronizava perfeitamente em alta velocidade, dizem que é um tal mecanismo híbrido na D70, Pergunto: existe esse mecanismo em outras câmeras nikon?
                Abraço!!!


Gil Coelho

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #6 Online: 03 de Fevereiro de 2015, 10:49:09
Respondendo sobre a parte que é universal, seja Nikon, Canon ou qualquer outro.

O FP das Nikon ("Focal Plane Mode", também chamado de HSS - High Speed Sync) é uma feature que faz com que o flash ao invés de disparar uma única vez, dispare pequenas rajadas simulando uma luz contínua.

Para entender melhor, é necessário entender como as cortinas funcionam. Quando se faz uma foto a primeira cortina começa a se abrir, expondo uma parte do sensor. Após algum tempo, a segunda cortina começa a fechar, "tapando" o sensor novamente. O tempo entre o início da abertura da primeira cortina e o início do fechamento da segunda é determinado, considerando-se a mesma câmera, pela velocidade de obturador.

O flash emite um único pulso de duração muito curta, variando de acordo com a "potência" utilizada. Ele pode ser disparado logo após a primeira cortina abrir completamente, ou imediatamente antes da segunda cortina começar a fechar, o famoso flash em segunda cortina.

Acontece que se a velocidade for maior do que uma velocidade determinada, a segunda cortina vai começar a fechar antes da primeira ter ficado totalmente aberta. Ou seja, em nenhum momento o sensor vai ficar exposto em sua totalidade, e neste caso, o pulso do flash nunca vai conseguir iluminar o sensor por inteiro. A velocidade onde isso começa a ocorrer é a velocidade de sincronismo do flash, normalmente de 1/200 ou 1/250 (nas Canon, na linha Rebel é 1/200, linha 60D e 7D é 1/250, falando em cropadas). Usar o flash em velocidades maiores que a de sincronismo vai fazer aparecerem faixas pretas na foto, que é a parte do sensor que estava tapado por algumas das cortinas.

A solução então é fazer o flash disparar ao invés de um único pulso, vários pequenos pulsos, simulando uma luz contínua que vai permanecer iluminando o sensor enquanto as cortinas viajam. Evidentemente, para que isso seja possível, esta sequencia de pulsos é bem mais fraca do que um disparo único, o que significa que usar HSS diminui em muito o alcance do flash.

Graficamente:



Veja que no segundo caso, antes da primeira cortina abrir completamente, a segunda cortina já estava sendo fechada. Em nenhum momento o sensor ficou totalmente exposto e um disparo único do flash sempre deixaria alguma parte do sensor sem ser iluminado. Mas usando vários pequenos disparos, todo o sensor é iluminado.

HSS, ou FP, é isso  :ok:



Só estou vendo este POST agora, desculpe!!!

Mas não existe só FP e HSS na Nikon D7O eu usava um flash universal e sincronizava perfeitamente em alta velocidade, dizem que é um tal mecanismo híbrido na D70, Pergunto: existe esse mecanismo em outras câmeras nikon?
                Abraço!!!