Autor Tópico: Foto noturna com luzes no segundo plano e movimento no primeiro plano?  (Lida 1520 vezes)

Fernando Reis

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Boa Tarde.....
Tenho uma Nikon D7000 e preciso tirar algumas fotos com os seguintes aspectos:
 Foto noturna;
 Uma ponte toda iluminada ao fundo sobre o mar ( segundo plano );
 Uma pessoa com um cachorro correndo ( primeiro plano )
 Preciso "foco" nos dois planos ou seja, não posso desfocar nenhuma parta da foto.
 Preciso de qualidade portanto não posso trabalhar com ISO muito alto.

 Tentei algumas coisas porem não deram certo:
 1 - Mantive uma abertura mediana ( diafragma ) com tempo de de exposição longo, ( não deu certo ) o segundo plano ficou bom porem o primeiro plano ( cachorro se movimentando ) ficou completamente borrado.
 2 - Mantive uma abertura total ( diafragma ) com tempo de exposição curto ( Não deu certo )  além de perder o foco no segundo plano a foto ficou extremamente escura.
 3 - Mantive abertura mediana ( diafragma ) com tempo de exposição bem curto porem dessa vez coloquei o ISO muito alto  "por volta de 3000" ( não deu certo ) perdi muito a qualidade da foto com grandes "ruído de ISO"

 Se alguém ai tiver uma dica de como deve proceder para tirar essa foto me ajude.
 
 


fuca66

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.467
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 04 de Fevereiro de 2015, 17:44:24
Está usando Flash? Isso pode resolver seu problema, contanto que a ponte tenha uma iluminação suficiente para reter os detalhes.
Lentes Antigas + Sony E-Mount


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #2 Online: 04 de Fevereiro de 2015, 18:00:01
Algumas coisas que eu tentaria nessa situação:

- Ilumine a pessoa com flash ou luz contínua, vai poder utilizar uma velocidade maior e diminuir a probabilidade de borrar. No caso do flash, se tiver tripé ajuda ainda mais, pois o flash vai congelar o movimento e vc vai poder usar um tempo de exposição maior pro fundo.
- Use uma lente grande angular. Ou se você usar lente zoom, coloque na menor distância focal dela. Vai ajudar a focar ambos os planos. Somado a isso fique o mais longe possível da pessoa.
- Faça a pessoa ficar parada e "fingir" que está correndo. Com isso vc também poderá utilizar velocidades maiores e diminui a possibilidade de borrar. Mas vai depender das habilidade de ator da pessoa e do cachorro  :D
Em último caso, apela pro ISO alto e tenta reduzir o ruído no lightroom. Não é a melhor saída mas as vezes é a única!
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #3 Online: 04 de Fevereiro de 2015, 18:35:23
Não existe mágica...

Você vai precisar de iluminação suficiente no primeiro plano pra congelar os movimentos e iluminar corretamente tudo no primeiro plano. Sem ver a cena é difícil dizer, mas pode precisar de 2 ou  mais flashs pra isso...

Pra conseguir tudo em foco, precisa de abertura pequena... mas isso te complica a vida por aumentar o tempo de exposição. Talvez, a solução seja fazer 2 cliques com a câmera no tripé, um focando a ponte sem as pessoas e outro focando o 1º ano, e depois mesclar no photoshop. Mesmo assim não eleimina o problema da iluminação.

Tente usar o ISO máximo que conseguir. Com sua câmera, 800 dá tranquilamente, 1600 em uitos casos. Isso ajuda na iluminação do 1º plano.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #4 Online: 04 de Fevereiro de 2015, 22:01:09
Boa Tarde.....
Tenho uma Nikon D7000 e preciso tirar algumas fotos com os seguintes aspectos:
 Foto noturna;
 Uma ponte toda iluminada ao fundo sobre o mar ( segundo plano );
 Uma pessoa com um cachorro correndo ( primeiro plano )
 Preciso "foco" nos dois planos ou seja, não posso desfocar nenhuma parta da foto.
 Preciso de qualidade portanto não posso trabalhar com ISO muito alto.

 Tentei algumas coisas porem não deram certo:
 1 - Mantive uma abertura mediana ( diafragma ) com tempo de de exposição longo, ( não deu certo ) o segundo plano ficou bom porem o primeiro plano ( cachorro se movimentando ) ficou completamente borrado.
 2 - Mantive uma abertura total ( diafragma ) com tempo de exposição curto ( Não deu certo )  além de perder o foco no segundo plano a foto ficou extremamente escura.
 3 - Mantive abertura mediana ( diafragma ) com tempo de exposição bem curto porem dessa vez coloquei o ISO muito alto  "por volta de 3000" ( não deu certo ) perdi muito a qualidade da foto com grandes "ruído de ISO"

 Se alguém ai tiver uma dica de como deve proceder para tirar essa foto me ajude.

o que voce fez deu errado porque e para dar errado mesmo, nao se preocupe.
qual lente voce usa????
a 7000 com flash vai ate 3200 sem problemas
velocidade alta diafragma fechado
sao fotos simples de fazer
ponte iluminada com tripe, e tempo, diaf fechado.
a do cachorro com flash ,congela.
vai fazendo testes ate conseguir.
abs.
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2015, 22:02:32 por agalons »


tarcisioal

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 401
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5 Online: 05 de Fevereiro de 2015, 09:34:39
Negócio é com flash mesmo. Coloque a pessoa e o cachorro correndo em algum lugar com bem pouca luz. Com tempo de exposição elevado, abertura pequena, a ponte vai ficar nítida e clara. Durante a corrida da pessoa + cachorro jogue o flash para congelar o movimento.
É complicado sem ver a cena, na cabeça da gente que está palpitando, tudo dá certo.. rsrs.

Depois mostre as fotos, e conte como foi.
Sony ILCE-6000 e NEX 3N
SELP1650 + SEL55210 + SEL35F18 + SEL50F18 + SEL16F28 + VCL-ECF1 (Fisheye) + VCL-ECU1 (Grande Angular)

flickr/tarcisioal


Michelfas

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 06 de Fevereiro de 2015, 20:42:54
 :snack: