Autor Tópico: Que filtro usar para escurecer foto na praia?  (Lida 6435 vezes)

Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #15 Online: 26 de Janeiro de 2015, 23:46:43
Manoel, acho q tem um monte de coisas misturadas nesse topico rsrs

Sim, o ND vai permitir que vc use aberturas maiores e consiga desfocar o fundo. Joia.

Porem, o contraste da cena sera o mesmo. A diferenca de areas claras e escuras sera igual à da foto sem filtro.

Acho q seu polarizador esta estragado, pois o verde fica mais verde e o azul fica mais azul com ele. Gosto muito de polarizador. Quase nunca saio sem ele para tirar fotos de dia. Vc precisa lembrar que o efeito no azul do ceu eh maior se o sol estiver nos seus lados. De frente ou de costas pro sol, nao tem efeito quase nenhum do polarizador no ceu.

Sobre a compensacao de exposicao, acho que a fotometria que vc esta fazendo nao esta dando certo. Nao terei a pretensao de explicar um assunto desses, mas sim, regra geral, para cenas claras, vc compensa para mais. Cenas escuras, para menos. A questao eh onde/o que vc esta medindo.
D600 - E-M10


manoelnikon

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 257
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 27 de Janeiro de 2015, 00:23:22
Oi Kokimoto,

Acabou tendo bastante assunto diferente mesmo. Mais ou menos do mesmo assunto. : )

Realmente, para o contraste não tem jeito, com ou sem filtro as diferenças vão continuar, porém com novos valores e intensidades.

As fotos da pria eu já passei a limpa em quase tudo, mas por sorte sobraram estas duas que dá para fazer uma comparação. eu tirei +- 13:45, sol a pino, horário de verão, então na verdade é meio dia. Sei que o horário é problemático... Será por isto que o azul estragou?  Mas eu também girei o filtro até atingir o mais escuro possível. Na tela da máquina, me pareceu bom, mas em casa no monitor não.  O LCD é muito ruim em locais muito claros.  Obs, os verdes em geral melhoram sim, o azul que sinto ficar estranho;






Como assim, onde e oque eu estaria medindo da exposição? Meio que o local onde está o foco?  Eu uso geralmente fotometria matricial, e meço ela pelo assunto principal da foto.
Nikon 3200
AF-S Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR  DX
AF-S Nikkor 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR
AF-S Nikkor 50mm f/1.8G Lens


rscomex

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 256
Resposta #17 Online: 06 de Fevereiro de 2015, 01:01:25
Eu tiro mtaaaaaaaaaa foto na praia! Não uso filtro e nao tenho problemas...

Faça mais testes... estude e tente dominar a luz e a maquina!


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #18 Online: 06 de Fevereiro de 2015, 07:47:54
Manoel, achei estranho também. Que ajuste de branco você estava usando? Seu filtro é bom ou é ching ling?

A foto com filtro ficou subexposta em comparação com a foto sem filtro. Acho que isso contribui para a percepção ruim sobre as cores.

Seguem umas fotos com polarizador. Olha como o céu fica azul, todas com sol a pino:











D600 - E-M10


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #19 Online: 06 de Fevereiro de 2015, 08:32:16
Falta um entendimento maior do que é exposição e o que você quer expor, fotografar um objeto na sombra e querer que o céu fique azul e não branco, as vezes,  só com Flash e expondo para as altas luzes ou recuperar na pós, porém a câmera tem que ser boa de DR!
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2015, 08:36:54 por Pope »
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #20 Online: 06 de Fevereiro de 2015, 09:45:34
Falta um entendimento maior do que é exposição e o que você quer expor, fotografar um objeto na sombra e querer que o céu fique azul e não branco, as vezes,  só com Flash e expondo para as altas luzes ou recuperar na pós, porém a câmera tem que ser boa de DR!

Exatamente.  :ok:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #21 Online: 08 de Fevereiro de 2015, 06:01:59
Oi Kokimoto,

Acabou tendo bastante assunto diferente mesmo. Mais ou menos do mesmo assunto. : )

Realmente, para o contraste não tem jeito, com ou sem filtro as diferenças vão continuar, porém com novos valores e intensidades.

As fotos da pria eu já passei a limpa em quase tudo, mas por sorte sobraram estas duas que dá para fazer uma comparação. eu tirei +- 13:45, sol a pino, horário de verão, então na verdade é meio dia. Sei que o horário é problemático... Será por isto que o azul estragou?  Mas eu também girei o filtro até atingir o mais escuro possível. Na tela da máquina, me pareceu bom, mas em casa no monitor não.  O LCD é muito ruim em locais muito claros.  Obs, os verdes em geral melhoram sim, o azul que sinto ficar estranho;






Como assim, onde e oque eu estaria medindo da exposição? Meio que o local onde está o foco?  Eu uso geralmente fotometria matricial, e meço ela pelo assunto principal da foto.

Atencao pq tem filtros polarizadores que sao tambem ND. E tem filtros polarizados que sao tambem levemente coloridos, para uma imagem com tons mais quentes ou mais frios.