Oi Marcio,
Vc que gosta tanto de vídeo e vai lá fora, não acha que voltar sem uma GH4 é absurdo????
Sim, heheheh. Na verdade, em termos de vídeo 4k, voltar sem uma NX1 é um absurdo...
Vou voltar com uma câmera 4k de lá; as opções óbvias seriam a GH4 ou a Samsung NX1 (que com os upgrades de firmware constantes está virando talvez a melhor opção). Mas tem um fator determinante: boa parte do meu uso para filmar é para gravar shows ao vivo.
Várias casas de shows e festivais tem sérias restrições com máquinas "profissionais" - ou seja, DSLR ou que parecem como tal. A GH4 e (principalmente) a NX1 se enquadram nesses termos, chamam bastante a atenção. Já com a minha GX7, nunca tive problema algum - até porquê acham que é uma câmera de filme... Enquanto eu não conseguir credenciamento para os shows, é um empecilho.
Tem também a questão do custo: não ganho dinheiro (ainda) com isso, então é meio difícil justificar para mim mesmo o custo de uma das duas acima das outras opções.
A primeira, que já estava certa e decidida, é a Panasonic LX100. Sai o mesmo preço de uma lente Panasonic 12-35 f/2.8 (que era a minha compra inicial, por ter OIS, que é essencial em shows), com uma lente com OIS até melhor (quase o mesmo range, um pouco abaixo em imagem, mas com abertura MUITO maior), e vem junto com uma câmera com virtualmente a mesma qualidade de vídeo da GH4. E o OIS da LX100 não tem os microjitters em vídeo da 12-35mm.
Aí apareceu a Samsung NX500, que era para ser uma mini NX1, mas custando 799 dólares com lente do kit (que não seria a ideal, mas serviria). Mas, aparentemente, não vai ser o caso - estou esperando os reviews.
A E-M5 II seria pra substituir minha E-M10 em fotos, e para ter uma câmera que pudesse usar minhas lentes antigas em filmagens, substituindo a GX7 (trocaria duas câmeras por uma). Mas a qualidade de vídeo dela é claramente inferior à GX7, talvez até à velha GH2. Mas como vídeo nela seria algo secundário, talvez ainda pegue...
Na verdade só devo decidir isso pouco antes de embarcar.