Autor Tópico: Olympus E-M5 MkII X Nikon D800 X Hasselblad H4D-40  (Lida 8571 vezes)

angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Online: 05 de Fevereiro de 2015, 11:46:58
Teste comparativo de IQ em alta resoluçao com as duas icones do mercado: D800 e H4D-40.
Resultado: qualidade superior de imagem da Olympus em 40 mp, acreditem  :D
Desvantagem da Oly: alta resoluçao somente para objetos estáticos, bom para estúdio e paisagens.
Vantagem: alta qualidade de imagem por alguns milhares de dólares a menos que os icones mencionados :ok:

http://www.dslrmagazine.com/pruebas/pruebas-de-campo/olympus-o-md-e-m5-mkii-prueba-de-campo.html
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2015, 11:48:15 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 05 de Fevereiro de 2015, 11:54:29
Meio "forçação" de barra o artigo. Acho que a busca por justificativas de se ter uma câmera termina quando você tem ela e a mesma te atende, ponto final.

A maioria destes artigos nasce exatamente aí, quando um cara enche o saco de carregar toneladas de equipamento ou não pretende vender a casa para comprar um set de lentes, e ao experimentar algo diferente, percebe que tudo não passava de auto-afirmação para uma possível necessidade que pode nunca existir para o seu uso.

O negócio é ter o que te agrada e "sentar o dedo"!!!
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 05 de Fevereiro de 2015, 12:15:13
Meio "forçação" de barra o artigo. Acho que a busca por justificativas de se ter uma câmera termina quando você tem ela e a mesma te atende, ponto final.

A maioria destes artigos nasce exatamente aí, quando um cara enche o saco de carregar toneladas de equipamento ou não pretende vender a casa para comprar um set de lentes, e ao experimentar algo diferente, percebe que tudo não passava de auto-afirmação para uma possível necessidade que pode nunca existir para o seu uso.

O negócio é ter o que te agrada e "sentar o dedo"!!!

Discordo frontalmente! O artigo é claramente técnico e nao tendencioso. Faz parte dos procedimentos editoriais do site fazer Provas de Campo. Por sinal, aponta inúmeras desvantagens do recurso shift 40 mp, todos com provas práticas documentadas.  Portanto, nao tem absolutamente nada de "forçação de barra". Basta também ver o nível técnico e abrangência dos demais artigos do site, todos de qualidade indiscutível..
Por fim, comparar é um dos procedimentos mais básicos no processo cognitivo e do qual decorre grande parte das nossas decisões de escolha.. Melhor q sejam comparativos técnicos objetivos do que meras impressoes subjetivas repletas de valores pessoais de usuários comuns..
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 05 de Fevereiro de 2015, 12:29:39
Concordo com o fvanzela, forçada de barra nível Hard.
Nem para paisagens isso é bom, a nao ser que seja um dia completamente sem vendo, caso contrário a imagem vai ficar sem definição.

É um recurso interessante para se usar vez ou outra mas comparar com uma médio formato digital ou mesmo com a d800 é comparar maçãs com cebolas
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2015, 12:41:51 por sri_canesh »


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 05 de Fevereiro de 2015, 12:32:05
Agora O Liberal pira.
 :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


fvanzela

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 05 de Fevereiro de 2015, 13:05:11
Discordo frontalmente! O artigo é claramente técnico e nao tendencioso. Faz parte dos procedimentos editoriais do site fazer Provas de Campo. Por sinal, aponta inúmeras desvantagens do recurso shift 40 mp, todos com provas práticas documentadas.  Portanto, nao tem absolutamente nada de "forçação de barra". Basta também ver o nível técnico e abrangência dos demais artigos do site, todos de qualidade indiscutível..
Por fim, comparar é um dos procedimentos mais básicos no processo cognitivo e do qual decorre grande parte das nossas decisões de escolha.. Melhor q sejam comparativos técnicos objetivos do que meras impressoes subjetivas repletas de valores pessoais de usuários comuns..

Oi Angelone, não estou tirando créditos do artigo, que por sinal é muito bem feito e tecnicamente ótimo, estou querendo dizer apenas que não há o que comparar de fato para nós, que como você disse, somos usuários comuns, mas que na maioria das vezes apresentamos opiniões pessoais "subjetivas" e influenciadas por artigos como este, que não se aplicam ao uso de usuários comuns.

Não sei no seu, mas no meu caso não há a mínima condição de comparar uma EM5 com uma Hasselblad, pois nunca investiria tanto em uma câmera como esta.

E novamente, para o meu caso, comparei câmeras dentro de uma faixa de valor para chegar à que melhor me atende.
Fernando Vanzela
Olympus OMD-EM1|12-40 f2.8|45 f1.8|40-150 f4-5,6
http://www.flickr.com/photos/fvanzela/


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 05 de Fevereiro de 2015, 13:14:36
Quase todos os sites de review estão fazendo esse comparativo (E-M5 II x D800), pois estavam com protótipos da câmera faz tempo. Depois de ver tudo, o que eu achei:

- Para landscape: depende. O problema de vento com folhas pode acontecer, mas depende da distância das árvores. Em algumas que vi não se notava diferença entre a Olympus e a D800 - notadamente quando as árvores estavam longe, pois a difração causada pelo ar deixava elas meio borradas em ambas as câmeras. Se as árvores estiverem próximas, a D800 vai levar vantagem com certeza. Praia ou rio, nem pensar, a E-M5 II vai sair borrada.

- Com objetos parados: aqui sim a coisa iguala - e surpreende. A EM-5 II fica praticamente igual a D800 em resolução, e melhor em reprodução de cores, pois a Olympus fez um truque esperto: são 8 fotos que são tiradas, com movimentos distintos, em dois ciclos. Um deles é para aumentar a resolução, mas o outro desloca o sensor exatamente na distância entre os pixels do sensor Bayer; basicamente, eliminando o Bayer e fazendo com que cada "pixel" da imagem seja exposto com os três filtros de cor do Bayer, preservando assim toda a informação de luminância e crominância. Para fotos estáticas e/ou em estúdio, sim, o recurso é altamente válido - tanto que a Hasselblad tem uma câmera que faz algo parecido.

Eu, particularmente (que estou BEM interessado na câmera, boas chances de comprar ela), encaro ele como um recurso extra, que pode ser usado em condições determinadas, do que o recurso mais importante da câmera. Pode sim igualar uma D800 em condições limitadas, mas é claro que a D800 é mais versátil para fotos em alta resolução.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 05 de Fevereiro de 2015, 14:57:12
O teste do Imaging Resource, com os famosos "tecidos" do test shot deles, mostram bem o caso (basta descer a página): em estúdio, com objetos estáticos, a E-M5 II consegue mais detalhes (e principalmente eliminação completa do moiré, por causa de não haver mais debayering nesse modo) que a D810 e a Sony A7r.

http://www.imaging-resource.com/PRODS/olympus-e-m5-ii/olympus-e-m5-iiA.HTM

Mas antes que o pessoal do full-frame venha me esquartejar, isso não quer dizer que ela é melhor que uma D810. :) Como falei, em DETERMINADAS condições, como essa, ela pode se igualar. Se tiver movimento na imagem, já era, por exemplo.

Mas é interessante pois abre possibilidade de um fotógrafo de menos poder aquisitivo poder trabalhar com fotos de produto com uma câmera mais barata. Ou mesmo um fotógrafo profissional que tenha uma m4/3 como câmera de passeio (o que ocorre bastante) possa usar ela nos seus trabalhos de estúdio, até com alguma vantagem.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 05 de Fevereiro de 2015, 16:55:03
Pra mim isto será extremamente útil. Dependendo da qualidade e preço da 5Ds, vendo todo meu equipamento de estúdio e passo a usar só Olympus!

Imaginem uma ff com este tipo de sensor...

Incrivelmente ansioso.

Felizmente me incluo na minoria infinitesimal cuja fotografia se beneficia totalmente deste recurso. Parece que fabricaram especialmente para mim.

As minoria pira.
 :worship:
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2015, 17:02:30 por Claudio Rombauer »


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #9 Online: 05 de Fevereiro de 2015, 17:08:15

Felizmente me incluo na minoria infinitesimal cuja fotografia se beneficia totalmente deste recurso. Parece que fabricaram especialmente para mim.


Pelo que entendi é exatamente isso :ok:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 05 de Fevereiro de 2015, 17:47:32
Pelo que entendi é exatamente isso :ok:

Quando comprei minha EM5 eu preenchi um formulário e mandei pra eles. Lá eu perguntei se existia a possibilidade de se fabricar algo parecido com a Hasselblad H200 em um corpo de OMD, taí a resposta. Não só é possível como me atenderam.

 :worship:


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 05 de Fevereiro de 2015, 19:03:29
Mas o pessoal não precisa se preocupar, acredito que ela funcione no modo 16MP, afinal, tirando eu, ninguém precisa de mais que isso.


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 05 de Fevereiro de 2015, 23:32:35
Mas o pessoal não precisa se preocupar, acredito que ela funcione no modo 16MP, afinal, tirando eu, ninguém precisa de mais que isso.

Ahahahahahaha :)

Pra estúdio, achei o recurso sensacional, mesmo. Talvez role até com pessoas que fiquem paradinhas - como ele usa o electronic shutter, as 8 fotos são tiradas MUITO rápido. No vídeo do The Camera Store dá pra ver.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #13 Online: 06 de Fevereiro de 2015, 08:59:58
Quando comprei minha EM5 eu preenchi um formulário e mandei pra eles. Lá eu perguntei se existia a possibilidade de se fabricar algo parecido com a Hasselblad H200 em um corpo de OMD, taí a resposta. Não só é possível como me atenderam.

 :hysterical: :ok:


Pergunta de curioso apenas, as DPs Merril da Sigma não teriam a mesma performance por caminho diferente  :ponder:

Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 06 de Fevereiro de 2015, 10:10:39
Ahahahahahaha :)

Pra estúdio, achei o recurso sensacional, mesmo. Talvez role até com pessoas que fiquem paradinhas - como ele usa o electronic shutter, as 8 fotos são tiradas MUITO rápido. No vídeo do The Camera Store dá pra ver.

Pra pessoas deve ser complicado, mas alguém vai fazer funcionar, é só uma questão de tempo.

Agora, pra still deve ser muito divertido.