Autor Tópico: Foto editorial de moda  (Lida 1753 vezes)

affalcao

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Online: 05 de Fevereiro de 2015, 22:42:12
Pessoal,

Me pediram para fazer "foto de moda, tipo um editorial". A cliente quer contratar uma modelo e fazer fotos externas.
Ela vende bijuterias e as fotos seriam com intuito de divulgar tais mercadorias.
Fotografo festas infantis e comecei a fazer agora ensaio externo infantil ( onde ela me conheceu) e 15 anos.
Poderiam me dar dicas e sugestões ?
No que esse trabalho difere de um ensaio "comum" ?
Alguma recomendação especial ?
Ainda não aceitei. Fiquei de dar resposta posteriormente.

 :ok:
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


Luciano.Queiroz

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Resposta #1 Online: 06 de Fevereiro de 2015, 11:37:47

No que esse trabalho difere de um ensaio "comum" ?


Se entendi a proposta, a diferença é que o foco seriam os produtos.. então teoricamente vc trabalharia com ângulos mais fechados... não tem sentido fotografar modelo de corpo inteiro pra mostrar o brinco..

também não tem tanto sentido ter que ser ensaio externo. Como tem que ser ângulo fechado, não vai aparecer nada do ambiente.. a não ser que queira compor a imagem com fundo totalmente desfocado, só com cores..

só dar uma olhada em qualquer catálogo desses que a mulherada vende e compra bijouterias por aí..
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2015, 11:38:12 por Luciano.Queiroz »


Miranda_19

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Resposta #2 Online: 06 de Fevereiro de 2015, 11:42:10
Como o camarada ai mesmo disse , você vai precisar fazer fotos mais focadas apenas no produto
a modelo ficaria em segundo plano , não parece ser muito dificil pois você ja trabalha fazendo fotos externas e de crianças ( que na minha opinião são umas das mais difícil de serem feitas )

Pela experiência que você ja tem não creio que sera difícil

boa sorte  :ok:
Canon Rebel t5i + lente 18-55mm + lente 50mm e Flash Yongnuo Yn-500ex


Leandro Rodrigues

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Resposta #3 Online: 06 de Fevereiro de 2015, 11:57:59
A primeira coisa que vc pode fazer é pedir um briefing, com exemplos de fotos do que a cliente espera de resultado. Assim vc já tem uma noção das diferenças e se está preparado/inspirado pro job. Outra diferença é a dinâmica do trabalho, ou seja, a condução de um job comercial é bem diferente de um social. O que falar com a modelo, com a cliente, como decidir a foto junto...


C R O I X

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Resposta #4 Online: 06 de Fevereiro de 2015, 18:40:06
Editorial e comercial sao duas coisas diferentes.

Se as fotos sao para propaganda de produto para catalogos e anuncios, eh comercial e nao editorial.

Se as fotos sao narrativas conceituais de estilo de vida, personagem, momentos, etc, ou se sao imagens para complementar textos e vender revista, ai sim eh conceitual.

Muitas imagens comerciais tentam se passar por editoriais, usando a mesma linguagem, mas o fato de serem meramente anuncios de produtos faz com que nao seja nada alem de commercial e nao editorial.

Ou generalizando, quando vc fotografa para a revista eh editorial. Quando vc fotografa para uma marca de produtos ou servicos, eh comercial, apesar de nao ser regra.

Imagens comerciais o fotografo nao ganha credito. Tambem generalizando, o fotografo eh mais um tecnico fotografando o que eh pedido. Ja em trabalhos editoriais o fotografo eh creditado, pa o fotografo tem maior liberdade de criacao.

Fotografos commerciais costumam serem bem pagos. Ja fotografos editoriais nao.


affalcao

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Resposta #5 Online: 06 de Fevereiro de 2015, 19:56:44
A primeira coisa que vc pode fazer é pedir um briefing, com exemplos de fotos do que a cliente espera de resultado.
Boa  :ok:
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


affalcao

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Resposta #6 Online: 06 de Fevereiro de 2015, 19:58:15
Editorial e comercial sao duas coisas diferentes.

Se as fotos sao para propaganda de produto para catalogos e anuncios, eh comercial e nao editorial.

Se as fotos sao narrativas conceituais de estilo de vida, personagem, momentos, etc, ou se sao imagens para complementar textos e vender revista, ai sim eh conceitual.

Muitas imagens comerciais tentam se passar por editoriais, usando a mesma linguagem, mas o fato de serem meramente anuncios de produtos faz com que nao seja nada alem de commercial e nao editorial.

Ou generalizando, quando vc fotografa para a revista eh editorial. Quando vc fotografa para uma marca de produtos ou servicos, eh comercial, apesar de nao ser regra.

Imagens comerciais o fotografo nao ganha credito. Tambem generalizando, o fotografo eh mais um tecnico fotografando o que eh pedido. Ja em trabalhos editoriais o fotografo eh creditado, pa o fotografo tem maior liberdade de criacao.

Fotografos commerciais costumam serem bem pagos. Ja fotografos editoriais nao.
Uma aula  :clap:
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
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Ingo

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Resposta #7 Online: 10 de Fevereiro de 2015, 11:47:12
Duvido que um cliente que contrata um fotógrafo não especializado em produtos para produzir fotos comerciais seja capaz de providenciar um brief útil. Provavelmente esse cliente não tem a mínima noção do que está precisando e como bijuteria deve ser fotografada para vender.

Isso torna tudo um pouco mais difícil para vc e aumenta a sua responsabilidade. Aceita o trabalho, mas pesquisa muito na internet e em revistas antes. Quando começa a sessão vc precisa saber aonde vc quer chegar. Uma coisa vc deve lembrar durante a sessão: o protagonista é o produto a vender e a modelo é "coadjuvante", ela apenas apresenta o produto. Orienta ela para não olhar sempre na câmera. Focaliza na bijuteria e usa enquadramentos e ângulos para destacá-la.