Autor Tópico: Filtro Polarizador ou Filtros ND  (Lida 6296 vezes)

Miranda_19

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
  • Olhar com o coração é fundamental.
Online: 06 de Fevereiro de 2015, 10:57:38
Galera,  vi o tópico ai em baixo e me chamou muita atenção pois estou indo para a praia também
e meu medo é ter o mesmo problema que o outro usuário citou : iluminação

Parece que as fotos ficam bem claras e mesmo usando um ISO super baixo o problema não se resolve

duas alternativas que vi foi o uso do Filtro Polarizador e do Filtro ND

Porem não consegui entender a real diferença entre os dois   :ponder:

O uso desses filtro pode afetar de alguma maneira a qualidade da imagem ?

Muito Obrigado a todos que puderem me ajuda  :ok:
Canon Rebel t5i + lente 18-55mm + lente 50mm e Flash Yongnuo Yn-500ex




Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #2 Online: 06 de Fevereiro de 2015, 12:49:57
Galera,  vi o tópico ai em baixo e me chamou muita atenção pois estou indo para a praia também
e meu medo é ter o mesmo problema que o outro usuário citou : iluminação

Parece que as fotos ficam bem claras e mesmo usando um ISO super baixo o problema não se resolve

duas alternativas que vi foi o uso do Filtro Polarizador e do Filtro ND

Porem não consegui entender a real diferença entre os dois   :ponder:

O uso desses filtro pode afetar de alguma maneira a qualidade da imagem ?

Muito Obrigado a todos que puderem me ajuda  :ok:

Não entendi a sua afirmação de que as fotos ficam muito claras.
Então pra fotografar na praia eu sou obrigado a ter um filtro?  :ponder:

Se usar um polarizador ele não vai baixar mais do que um ou dois pontos.


danilo.durigan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
  • Tempo e dedicação são seus maiores aliados
Resposta #3 Online: 06 de Fevereiro de 2015, 13:02:16
Lembre-se da relação ISO x Abertura x Velocidade.

- Abaixe o ISO. Não resolveu? Diminua a abertura. Nâo deu? Aumente a velocidade. Não deu? Licença!!!  :aua:
Canon T3i
Lente Canon 50mm 1.8,  18-55mm, 55-250mm
Flash Speedlite 600EX-RT


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #4 Online: 06 de Fevereiro de 2015, 17:11:32
O ND vc tira pontos no diafragma a graduação do filtro vai determinando isso. O pola tira um pouco, mas não é feito pra isso como o próprio nome diz, vai só tirar a luz refletida.

Não manjo muito mas se vc fechar todo o diafragma vai dar um probleminha de não uniformidade no orifício formado, tem um nome pra isso que não me lembro, sem falar na falta de recurso se precisar desfocar um fundo, já élvis

Dependendo da cor a areia e posição do sol não tem filtro/lente/câmera/fotógrafo que resolva

Bem, se tiver não conheço...


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.528
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 06 de Fevereiro de 2015, 23:47:57
O ND vc tira pontos no diafragma a graduação do filtro vai determinando isso. O pola tira um pouco, mas não é feito pra isso como o próprio nome diz, vai só tirar a luz refletida.

Não manjo muito mas se vc fechar todo o diafragma vai dar um probleminha de não uniformidade no orifício formado, tem um nome pra isso que não me lembro, sem falar na falta de recurso se precisar desfocar um fundo, já élvis

Dependendo da cor a areia e posição do sol não tem filtro/lente/câmera/fotógrafo que resolva

Bem, se tiver não conheço...

O efeito se chama difração, que é uma interferência destrutiva da luz quando passa por orifícios ou fendas pequenos. O mesmo se pode observar quando a luz passa por uma fresta da porta: você observa várias "franjas" da luz ao invés de somente o facho principal. Com a porta totalmente aberta, este efeito ainda acontece, mas como a intensidade da luz vai ser muito maior, o efeito fica praticamente invisível. Quando entra pouca luz, a intensidade do efeito fica comparável à da luz.

Sobre fotos em muito sol, uma das técnicas seria bater com flash. Porém a maioria das câmeras têm velocidade de sincronia de flash bem baixa (1/120 a 1/250). Com isso, entra luz demais e as fotos ficam brancas mesmo. Neste caso, o ideal seria usar rebatedores.


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 06 de Março de 2015, 21:17:41
Miranda,

Que tipo de foto você pretende tirar na praia e que imagina que vai ter muita luz?
Em fotos normais na praia, usando ISO 100 e um diafragma entre f/5.6 e f/16 , variando a velocidade, é possível fazer imagens com boa qualidade e não ocorre excesso de luz.

Usando a Regra do f/16, No sol forte usando ISO 100, 1/100 de velocidade e f/16 é possível fotografar tranquilamente independente da lente usada.
Caso seja necessário mudança de obturador ou abertura, é só efetuar a compensação requerida. Isso é o básico da fotometria.

O único problema é querer fazer fotos com grande desfoque usando aberturas grandes, como f/1.8 ou f/1.4.
Ou se quiser fazer fotos com baixo obturador ( 10 segundos p ex.) para dar aquela impressão de água aveludada, por exemplo.

No primeiro caso deve-se deixar o obturador (velocidade) na máxima que a câmera possui e ver se há configuração de exposição que sirva. Só se deve usar o filtro ND se não for possível encontrar a exposição desejada.

No segundo caso é quase uma necessidade o uso do filtro ND porque a velocidade baixa não permite redução da exposição, se a menor abertura da lente ainda fornecer muita luz.

Filtro polarizador não é para ser usado para reduzir luminosidade. Não é sua função primordial.
« Última modificação: 06 de Março de 2015, 21:19:36 por hribeiro »
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


AdrianoQuatro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 06 de Março de 2015, 21:32:10
Não precisa de ND. O uso dele é em casos muito específicos. Quando se quer grande abertura mas nao pode acelerar muito o obturador (video) ou pra longas exposições. Também quando se quer aberturas extremas em sol à pico e o obturador não dá conta (1.2, 1.4). Mas a situação se normaliza à 1.8, 2.0. Se a exigência não for muito específica, nem vale a pena tirar da mochila.
Galera,  vi o tópico ai em baixo e me chamou muita atenção pois estou indo para a praia também
e meu medo é ter o mesmo problema que o outro usuário citou : iluminação

Parece que as fotos ficam bem claras e mesmo usando um ISO super baixo o problema não se resolve

duas alternativas que vi foi o uso do Filtro Polarizador e do Filtro ND

Porem não consegui entender a real diferença entre os dois   :ponder:

O uso desses filtro pode afetar de alguma maneira a qualidade da imagem ?

Muito Obrigado a todos que puderem me ajuda  :ok:
"Antes voce da lance voce deve ja vir preço ja alterado , mas memso assim voce ainda da lance quero preço anterior ,favor nao faz isso , ai nao voce vai atrapalha muito outros vendedor , obrigado. favor espeito"


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.836
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #8 Online: 07 de Março de 2015, 09:58:57
Indico as seguintes leituras a respeito dos filtros para lhe ajudar a decidir qual o melhor para você. Eu uso polarizador (tira reflexos e enriquece o azul do céu) e/ou de densidade graduada neutra (para compensar a luminosidade do céu com o chão escuro) para paisagens. Mas, se busca dar aquele toque de movimento à água, aparência de de seda, aí entra o ND (densidade neutra). O polarizador ajuda pouco neste sentido.

http://www.cambridgeincolour.com/tutorials/camera-lens-filters.htm
http://www.cambridgeincolour.com/tutorials/polarizing-filters.htm
http://www.cambridgeincolour.com/tutorials/graduated-neutral-density-filters.htm
http://www.cambridgeincolour.com/tutorials/neutral-density-filters.htm

Sds,


gabrielvelloso

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 08 de Março de 2015, 07:51:29
Lembre-se da relação ISO x Abertura x Velocidade.

- Abaixe o ISO. Não resolveu? Diminua a abertura. Nâo deu? Aumente a velocidade. Não deu? Licença!!!  :aua:

Eu ri :P

 :hysterical:
Canon EOS 6D - Canon 24-105 F4 L - Sigma 70-200 2.8 EX DG APO MACRO - Flash Canon 430 EX II