Autor Tópico: Um balanço bem rápido do uso amador, desde a foto até a impressão  (Lida 44191 vezes)

efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Olá,

Hoje, olhando minhas fotos impressas em A3 (29x42 cm) e A3+ (29x42cm) em uma Canon Pixma iX6510 com papel Canon Semi-Gloss Photo (ou seja, nada profissional mas muito satisfatório para a família), emolduradas de forma bem prática (moldura pré-fabricada comprada em Tok&Stok), chego às seguintes conclusões gerais:

- para uso amador e exibição caseira (nada de Vogue ou concurso de foto) até o tamanho A3+, os formatos m4/3 e APS-C são excelentes;
- dispor de uma impressora custando menos de R$ 1000 e comprando o papel correto é um fantástico complemento ao hobby, permitindo realmente expor o que vc fez, além de todo o aprendizado (leia-se, gasto de papel e tinta, mas depois a gente acerta...) para obter resultados razoáveis;
- as lentes atuais são tão boas que, para esse tipo de resultado, satisfazem perfeitamente; e
- pixel-peeping (ampliar ao máximo para procurar "defeitos") é uma mania de perfeccionismo que acaba com o nosso orçamento...  :D

Hoje eu viajo com a Fuji XT-1 com a 18-55 (as 18-135 e a 55-200 são mto grandes) e a Oly E-M10 com a 40-150 (a 12-40 é grande tbém e a 40-150 é muito boa...) e, no bolso para lugares onde carregar câmera não tem nada a ver, a Sony RX100 III... E o iPhone...  :ok:



padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #1 Online: 18 de Fevereiro de 2015, 09:29:49
 :clap: :clap: :clap:

Parabéns, efilho.
Está aí algo que sempre desejei fazer... imprimir minhas próprias imagens para colocar na parede de casa.
Me diga uma coisa, por favor... quanto custa, em média, cada trabalho finalizado (tinta, papel e moldura)?
Aqui na minha cidade é complicado achar esse tipo de serviço e por isso penso em fazer por conta própria.

 :ok:


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 18 de Fevereiro de 2015, 10:18:33
Obrigado, é muito bacana vc poder dispor de suas imagens para que toda a família veja, organizadas de um jeito que lhe agrada sem informação demais...  :)

Olhe, colocar em valor monetário é decepcionante, pois nunca será menor do que o laboratório. Entretanto, veja uns números, tudo aproximado:

- uma folha de papel foto A3 (29x42) cerca de R$ 3 (nacional na Kalunga, se Canon vai de R$ 4 ao Platinum Pro R$ 10, mas para casa o mais barato, 150 g/m2, satisfaz a mim);

- um jogo de tintas originais para a Canon Pixma ix65xx, até tamanho A3+ (33x48), cerca de R$ 300.

Considerando que o jogo de tintas até agora para mim, deu para cerca de 30 folhas, eu colocaria por alto R$ 10 por folha.

A moldura pré-fabr. A3 custa cerca de R$ 25, portanto cada "obra" na parede custaria cerca de R$ 40...  :ok:


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.134
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 18 de Fevereiro de 2015, 10:18:46
Perfeitas observações!!!


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 18 de Fevereiro de 2015, 10:25:36
Obrigado, amigos. Coloquei esse tópico pq aqui a gente não vê pessoal falando de suas experiências com impressão de foto, é só comparação técnica de câmera e lente ou juízo de valor. Essa parte da impressão faz falta, eu acho, pois ainda é uma área ainda meio "misteriosa" e com fama de cara demais. Realmente fica caro até vc praticar bem (umas 50 folhas e uns 2 kits de tintas), mas quanto custou sua última lente, né? ... :)

Também eliminei o passe-partout (aquela margem branca de cartolina para realçar a foto), que é um saco para cortar e a moldura pré- não tem, simplesmente deixando essa margem no próprio papel!!!!

Se for emoldurar o A3+, com passe-partout e tudo, uma A3+ custa só para isso R$ 180!!!! Aí eu pego a folha A3, comprei uma cortadora de 50cm na Kalunga e corto para caber na moldura pré.: de R$ 180 para R$ 25... :)
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2015, 10:33:42 por efilho »


fernandomaues

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.439
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Maués
    • Fernando Maués
Resposta #5 Online: 18 de Fevereiro de 2015, 11:26:43
Excelente lembrança, baita tópico!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #6 Online: 18 de Fevereiro de 2015, 11:57:35
Bacana o tópico. Conseguiria eu ter resultado satisfatório imprimindo com o papel certo mas usando a tinta padrão na minha multifuncional HP?

Eu só teria um problema, com o tanto de foto que faço (mesmo aplicando um filtro ferrado de critério de qualidade) ficaria com as paredes todas de casa cheias de fotos.
Precisaria aplicar um rodízio anual das fotos.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #7 Online: 18 de Fevereiro de 2015, 12:11:35
Obrigado, é muito bacana vc poder dispor de suas imagens para que toda a família veja, organizadas de um jeito que lhe agrada sem informação demais...  :)

Olhe, colocar em valor monetário é decepcionante, pois nunca será menor do que o laboratório. Entretanto, veja uns números, tudo aproximado:

- uma folha de papel foto A3 (29x42) cerca de R$ 3 (nacional na Kalunga, se Canon vai de R$ 4 ao Platinum Pro R$ 10, mas para casa o mais barato, 150 g/m2, satisfaz a mim);

- um jogo de tintas originais para a Canon Pixma ix65xx, até tamanho A3+ (33x48), cerca de R$ 300.

Considerando que o jogo de tintas até agora para mim, deu para cerca de 30 folhas, eu colocaria por alto R$ 10 por folha.

A moldura pré-fabr. A3 custa cerca de R$ 25, portanto cada "obra" na parede custaria cerca de R$ 40...  :ok:

Legal!
Quanto ao custo, realmente no lab deve ficar mais barato. Mas deve ser um prazer diferente fazer isso em casa.
Penso em uma impressão menor, no máximo 20x30. Vou pesquisar a respeito dessas impressoras fotográficas.

 :ok:


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #8 Online: 18 de Fevereiro de 2015, 12:21:33

Penso em uma impressão menor, no máximo 20x30. Vou pesquisar a respeito dessas impressoras fotográficas.

 :ok:
Idem
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 18 de Fevereiro de 2015, 12:51:48
Vale muito a pena darem uma olhada no A3: é outra coisa na parede!!!! Como isso tudo que estamos falando aqui é satisfação pessoal, não deixem de olhar esse formato.

Souto, o melhor papel que testei para minha Canon foi o Canon mesmo. Olhe que comprei até papel sofisticado na Marinho Store e, para minha Pixma, não deu certo. Acho que impressoras não profissionais se ressentem muito do papel específico da marca: era olhar a saída "nacional barato" e "Barita alemão" que o papel Canon semigloss desbundava... Hoje eu só uso papel da marca. O pessoal prof tem a palavra final...  :ok:



padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #10 Online: 18 de Fevereiro de 2015, 14:51:09
Vale muito a pena darem uma olhada no A3: é outra coisa na parede!!!! Como isso tudo que estamos falando aqui é satisfação pessoal, não deixem de olhar esse formato.

Ao meu ver, o "problema" do A3 é que a proporção não é igual a dos sensores das DSLRs (3:2).
Acho que é um pouco mais retangular. Confere?


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 18 de Fevereiro de 2015, 16:44:56
Sim, correto, mas só se torna problema se vc fizer questão de reproduzir exatamente o quadro original. Eu coloco a relação 13x19 (ou 12x17) no crop do Lightroom e ajusto o resultado final ao meu gosto. Nunca uso o quadro todo, sempre tem um recorte que dá uma composição melhor, ou pelo menos agradável   :)
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2015, 16:48:21 por efilho »


KoioZ

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 18 de Fevereiro de 2015, 20:50:19
Tinha que ter a opção de favoritar o tópico.

Realmente me inspirou, vou tentar fazer também.

Parabéns pela iniciativa.  :clap: :clap: :clap: :clap: :worship: :worship: :worship:


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 18 de Fevereiro de 2015, 22:47:46
Obrigado, é uma base para divulgar experiências que todos devem ter... Eu, usuário de HP que nunca partiu para foto, ressenti bastante de informações simples nessa área, achava que não valia a pena e as fotos ficavam uma porcaria. Nos tempos de SLR, sempre admirei um amigo que ampliava suas fotos em um laboratório em casa, era admirável vê-lo saindo com aquela cópia brilhante, feita por ele mesmo... Porque não fazer isso agora, que está imensamente mais simples e mais barato (nos anos 70 esse negócio era caro demais...) :ok:
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2015, 22:58:54 por efilho »


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 19 de Fevereiro de 2015, 08:59:13
Muito bom o tópico, confesso que eu sou um que sempre achei que impressão em casa seria um processo quase impossível, ficava lendo sobre perfis de cores, calibragem de monitor e impressoras, etc....  e nunca tive coragem de me aventurar por este caminho.
A sua experiência me estimulou a tentar... vou separar uma parede em casa para servir de local de "exposição"...
As vezes me preocupo tanto com as minúncias e detalhes técnicos e esqueço que meu uso é amador, por hobby e que muitos destes detalhes não terão para mim o mesmo significado ou mudança de resultado final como para quem  trabalha profissionalmente com fotografia e imagem.

Valeu.... Seria legal que outros usuários que têm experiência semelhante - postem suas configurações e descobertas...  :clap:
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/