Autor Tópico: Um balanço bem rápido do uso amador, desde a foto até a impressão  (Lida 44317 vezes)

efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 27 de Abril de 2015, 17:27:36
Há bons anos atrás, época de filme, eu tinha um amigo que comprou nos EUA todo um conjunto de cópia em cores. Ele montou no quarto de empregada um "color darkroom" que eu ficava babando: cabeças de cor, drums, ampliador, papeis, químicos variados... Era especial ver como ele curtia a capacidade de fazer as próprias fotos para decorar sua casa... Ele saía desse cômodo da casa com a cópia nas mãos como se fosse um pai com o neném saindo da sala de parto... Infelizmente, por falta de $$$ (pois era tudo MUITO mais caro do que hoje), eu sempre achei essa atividade o coroamento do hobby de foto.

Hoje já podemos fazer a mesma coisa, com muito mais conforto, disponibilidade e sem complicação (se o uso é amador), tudo chegando em casa comprado pela Internet. Demorou bastante (anos 80), mas a primeira cópia A3+ na minha Canon (que não é considerada a melhor delas...) foi o resgate de um desejo bem antigo...  :D


Andrei Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
  • Canon
    • Fotos
Resposta #46 Online: 28 de Abril de 2015, 15:50:11
Belíssimo tópico  :clap:
Lendo-o não tem como, pra mim como fotógrafo iniciante, não se interessar em imprimir em casa suas fotos e vê-las na parede.
O problema é que depois de ler todos os relatos daqui e de outros tópicos, cheguei no velho dilema:

L800 - 6 cores em tanque
IX6810 - Impressões até A3+.

E a IX6810 está com um preço convidativo: R$ 649,00
http://www.submarino.com.br/produto/121689351/impressora-canon-pixma-ix6810-jato-de-tinta?DCSext.recom=Neemu_Produto_viu-comprou-1&nm_origem=rec_produto_viu-comprou-1&nm_ranking_rec=3&opn=TESTEABMDP


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #47 Online: 28 de Abril de 2015, 16:04:20
Andrei, eu acho que a gente nessas coisas de hobby tem que parar de tentar otimizar a todo custo: muitas vezes compramos o que não queremos simplesmente porque tem uma determinada relação ou produtividade que só interessa para quem vai vender cópias. O que adianta ter uma impressora com mil cores em tanques que nunca acabam se ela não faz o tamanho que eu quero????? A Pixma 6810 só peca mesmo (segundo testes, para mim não faz diferença) é nas fotos preto e branco, pois não consegue reproduzir as variadas tonalidades de cinza que uma Pro o faria. Entretanto, para cores em papel Semi-Gloss ou Gloss da marca (ou outro adequado), a Pixma 6810 é excelente, segundo minha opinião e de outros testes gringos na Internet. Além disso, vc acha tintas originais na Kalunga e no site da Canon. :ok:
« Última modificação: 28 de Abril de 2015, 16:04:48 por efilho »


Andrei Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
  • Canon
    • Fotos
Resposta #48 Online: 28 de Abril de 2015, 16:20:07
Andrei, eu acho que a gente nessas coisas de hobby tem que parar de tentar otimizar a todo custo: muitas vezes compramos o que não queremos simplesmente porque tem uma determinada relação ou produtividade que só interessa para quem vai vender cópias. O que adianta ter uma impressora com mil cores em tanques que nunca acabam se ela não faz o tamanho que eu quero????? A Pixma 6810 só peca mesmo (segundo testes, para mim não faz diferença) é nas fotos preto e branco, pois não consegue reproduzir as variadas tonalidades de cinza que uma Pro o faria. Entretanto, para cores em papel Semi-Gloss ou Gloss da marca (ou outro adequado), a Pixma 6810 é excelente, segundo minha opinião e de outros testes gringos na Internet. Além disso, vc acha tintas originais na Kalunga e no site da Canon. :ok:

Eu ia entrar aqui pra postar a promoção da Canon em cartuchos e papéis e você já havia me respondido.  :ok: :ok:
Concordo plenamente contigo. Confesso que quando vi sua parede, quis fazer a minha. A minha única duvida era mesmo em relação a qualidade das fotos comparando á uma minilab ou L800.
Se ela for pau a pau com as minilab que imprimo, pra mim já está ótimo.

Inclusive a IP8710 está 300,00 mais cara. (Tem o sexto cartucho e impressão em CD's/DVD's. )
Será que ela produz tanta diferença pra ser 50% mais cara?

Combo dos cartuchos no site da Canon, com brinde.
http://www.loja.canon.com.br/multi-combo-5-cores-pgi-150xl-e-cli-151xl-e-10-papeis-1513.aspx/p

« Última modificação: 28 de Abril de 2015, 16:48:36 por Andrei Gomes »


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #49 Online: 28 de Abril de 2015, 17:31:53
Andrei, não conheço as maquinas de perto a L800 eu tenho a prima dela maior, a 1430 que é a mesma cabeça

A canon de 5 cartuchos tem o cinza claro, que faz uma grande diferença no P&B e o cinza escuro vai no blend mesmo. Só não entendi os dois pretos, um é MK e o outro é PK? Se for é bem interessante pro trabalho com papel brilho e matte, e alguns especiais

 A tradicional 6 cores, usa o magenta e amarelo para fazer o cinza.. não fica lá essas coisas, pra melhorar tem que ter o papel e tinta perfilados.

Como falei, não conheço a 8710 mas trabalho com a canon 6300, com 12 cores e HP 11 cores + gloss e gosto muito da cor da canon

abs


Andrei Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
  • Canon
    • Fotos
Resposta #50 Online: 28 de Abril de 2015, 17:53:42
... A canon de 5 cartuchos tem o cinza claro, que faz uma grande diferença no P&B e o cinza escuro vai no blend mesmo. Só não entendi os dois pretos, um é MK e o outro é PK? Se for é bem interessante pro trabalho com papel brilho e matte, e alguns especiais
 A tradicional 6 cores, usa o magenta e amarelo para fazer o cinza.. não fica lá essas coisas, pra melhorar tem que ter o papel e tinta perfilados.
abs

Valeu pela resposta. Pelo que eu entendi, a de 5 cores não tem o cinza mesmo. Ela faz a mistura conforme você disse. Mas o de 6 tem. E ela tem 2 pretos em ambos os sistemas. Parece que um preto é pigmentado para uso exclusivo em textos. (segundo o site).

Acho que vou arriscar a Canon. Só não estou na duvida entre a de 6 ou 5 cores.
« Última modificação: 28 de Abril de 2015, 17:54:52 por Andrei Gomes »


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #51 Online: 28 de Abril de 2015, 18:34:33
Só vi esse tópico hj, mas antes tarde do q nunca :D
Estou meio viciado em ampliar minhas fotos, gostaria de ampliar todas em todos os formatos possíveis, mas aí a brincadeira fica cara rsrs
Atualmente estou fazendo tudo em um lab aqui em SP, que tem bons preços e muito boa qualidade. Uma vez por mês faço uma seleção e amplio umas 50 10x15 e 10 20x30, tudo em minilab pq é mais barato e a qualidade ainda assim é ótima.
As 10x15 tenho mais por recordação mesmo, e as 20x30 por gostar de ver minhas melhores fotos ampliadas em tamanho maior.
Recentemente fiz minha primeira ampliação em Fine-art, duas fotos que eu tenho em quadros na parede de casa, mas que estavam impressas em papel de baixa qualidade e impressoras/tintas ruinzinhas. O papel usado foi da hahnemuehle e a qualidade da impressão desse lab em fine art é incrivel! Como o tamanho era pequeno, A4, o preço também foi, e só me instigou mais ainda a fazer mais quadros :hysterical:
Por enquanto vou continuar só com as de minilab, mas tenho planos de fazer mais um fine art até o final do ano, dessa vez grande de verdade (por volta de 1m por 70cm) e emoldurar para colocar na sala.
O prazer de ver suas fotos no papel é indescritível, só quem tem sabe!

Essa é uma das aplicações para as minhas fotos 10x15 e 20x30, o resto das 10x15 estão em álbuns e das 20x30 estão em uma pasta.



spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #52 Online: 28 de Abril de 2015, 18:35:55
6 cores tradicional magenta, magenta Lth, cian, cian Lth, Y e BK

Da canon tm o cinza claro que se gostar de P&B é um grande diferencial, caso contrário não tem muita diferença entre elas... assim, bem por cima


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 28 de Abril de 2015, 20:02:40
...Se ela for pau a pau com as minilab que imprimo, pra mim já está ótimo.
...Inclusive a IP8710 está 300,00 mais cara. (Tem o sexto cartucho e impressão em CD's/DVD's.

Em minha opinião baseada em uso, as impressões a cores em casa usando tintas originais e papel semibrilhante e brilhante da marca são bem melhores do que os minilabs que já usei. Para mim, a grande vantagem é poder imprimir A3+ em casa. Minilab normalmente não faz isso, vc tem que encomendar e, se ficar diferente do que vc quer, tem que pagar de novo e torcer para dar certo. Em casa vc simplesmente ajusta no módulo do Lightroom e dá a cópia que não gostou de presente para a sogra...  Quem não gosta de uma "foto gigante"??????   :)

Eu optei pela Canon iX6510 pq até hoje eu acho cartuchos para ela na Kalunga e papel na Loja Canon. Isso é muito importante...

 :ok:


Rafael Vega

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 478
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 28 de Abril de 2015, 20:09:29

Atualmente estou fazendo tudo em um lab aqui em SP, que tem bons preços e muito boa qualidade.


E qual é o lab? Pode indicar??
Canon 70d / 35mm f/2 IS / 85mm f/1.8 / 100mm f/2.8 Macro / 10-18mm / 24-105mm f/4L

Flickr:   http://www.flickr.com/photos/cmte_vega
500px: http://500px.com/rafael_vega
Face:    https://www.facebook.com/rvegaphotos




Rafael Vega

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 478
  • Sexo: Masculino
Resposta #56 Online: 28 de Abril de 2015, 20:20:07
Valeu!!! :ok:
Canon 70d / 35mm f/2 IS / 85mm f/1.8 / 100mm f/2.8 Macro / 10-18mm / 24-105mm f/4L

Flickr:   http://www.flickr.com/photos/cmte_vega
500px: http://500px.com/rafael_vega
Face:    https://www.facebook.com/rvegaphotos


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #57 Online: 28 de Abril de 2015, 21:06:48
Onde vocês compram papel online?

Comprei um multilaser glossy, mas não faço ideia se faz jus a L800.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Andrei Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 491
  • Sexo: Masculino
  • Canon
    • Fotos
Resposta #58 Online: 28 de Abril de 2015, 21:59:28

Em minha opinião baseada em uso, as impressões a cores em casa usando tintas originais e papel semibrilhante e brilhante da marca são bem melhores do que os minilabs que já usei. Para mim, a grande vantagem é poder imprimir A3+ em casa. Minilab normalmente não faz isso, vc tem que encomendar e, se ficar diferente do que vc quer, tem que pagar de novo e torcer para dar certo. Em casa vc simplesmente ajusta no módulo do Lightroom e dá a cópia que não gostou de presente para a sogra...  Quem não gosta de uma "foto gigante"??????   :)

Eu optei pela Canon iX6510 pq até hoje eu acho cartuchos para ela na Kalunga e papel na Loja Canon. Isso é muito importante...

 :ok:

Legal. Vou me aventurar nesse mundo. Valeu  pelas informações e relatos.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 28 de Abril de 2015, 22:04:42
Canon só acho na Loja Canon, mas outras marcas eu já comprei na Marinho Store. Foi lá que comprei um papel de alta qualidade da marca Hahnemuhle para experimentar, e voltei correndo para o papel da Canon. Esses papeis se destinam a impressoras mais sofisticadas, tanto que no site da marca não existe perfil para impressoras de consumo como a minha iX. Aliás, um conselho que permeia a Internet para essas impressoras fotográficas populares: use o papel da marca da impressora...  :ok: