Autor Tópico: Sigma 150-500mm f/5-6.3 APO DG OS HSM - Vale a pena?  (Lida 1705 vezes)

Moisés-Natureza

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
  • Sexo: Masculino
Online: 07 de Fevereiro de 2015, 13:58:27
Olá pessoal, o meu hobby é fotografia de natureza (animais, paisagens, flora, etc) e minha gear é a seguinte:
Eles tem me servido mesmo com suas limitações.
Canon 70D
Canon 50mm 1.8
Canon 18-55mm
Canon 70-300 4-5.6 IS

Um amigo quer me vender uma Sigma 150-500mm f/5-6.3 APO DG OS HSM por 1.500,00R$. Estou com ela aqui e fiz alguns testes e gostei dos resultados, ótimo alcance, uma nitidez razoável e um excelente estabilizados, mas achei ela muito pesada. Enfim tendo como hobby fotografia de natureza vocês acham que compensa vender minha 70-300 e adquirir a 150-500?
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2015, 14:00:28 por Moisés-Natureza »
500px

https://500px.com/moisesdasilvalima

"As coisas mais simples da vida são as mais extraordinárias, e só os sábios conseguem vê-las." Epicuro


GeoPhoto

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 07 de Fevereiro de 2015, 18:13:36
Amigo,

Você já conhece alguns dos problemas dessa lente: Peso e Nitidez. Acrescento ainda que é escura pode dificultar algumas fotos, e o principal defeito que achei nessa lente é que ela suja muito o sensor da camera e elemento frontal.
Para uso amador, esporádico e pouco exigente por R$ 1500,00 vale se a lente estiver impecável.


Henrique Medeiros

  • Trade Count: (8)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
Resposta #2 Online: 07 de Fevereiro de 2015, 18:51:54
Parafraseando Arthur Morris um grande fotógrafo de pássaros: "é melhor uma lente com mais alcance mesmo que seja um pouco menos luminosa" Tenho uma lente dessas e tenho tambem uma 70-300 VR da nikon e uma AFS 300 f4 Nikon, e te digo por experiencia própria, ela tem um desempenho um pouco inferior a 300mm f4 principalmente no seu alcance máximo de 500mm mas graças ao estabilizador de imagem e aos altos isos que conseguimos com as nossas cameras digitais muitas vezes consigo fechar ela em f8,0 ai mesmo puxando os 500mm a imagem fica muito nítida é só você ir no flickr e procurar o grupo da sigma 150-500 que verá o que eu digo. Como eu fotografo principalmente pássaros e como não gosto muito de usar flash (com o better beamer) fotografo sempre nas primeiras horas da manhã a ao cair da tarde para pegar a luz baixa que favorece a fotografia dos pássaros então com a luz do sol baixa eu mando f8,0 mesmo subindo o iso para 600 a 1000. Agora pesada ela é eu uso um monopé Benro com uma cabeça tipo Gimbal da Beike. A compensação é que muitas vezes com uma tele menor você vai acabar cortando a foto para tirar espaço desnecessário e acaba perdendo resolução também.
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2015, 18:54:19 por Henrique Medeiros »


Moisés-Natureza

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 07 de Fevereiro de 2015, 19:34:26
o principal defeito que achei nessa lente é que ela suja muito o sensor da camera e elemento frontal.

Obrigado pela resposta GeoPhoto. Fiquei sem entender  sobre a sujeira no sensor pq em nenhum review e em nenhuma das fontes que consultei ninguém comentou sobre isso. Você poderia esclarecer?

principalmente no seu alcance máximo de 500mm mas graças ao estabilizador de imagem e aos altos isos que conseguimos com as nossas cameras digitais muitas vezes consigo fechar ela em f8,0 ai mesmo puxando os 500mm a imagem fica muito nítida é só você ir no flickr e procurar o grupo da sigma 150-500 que verá o que eu digo.

Olá Henrique vlw pelas dicas. Eu dei uma olhada no flickr e gostei dos resultados.
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2015, 19:37:07 por Moisés-Natureza »
500px

https://500px.com/moisesdasilvalima

"As coisas mais simples da vida são as mais extraordinárias, e só os sábios conseguem vê-las." Epicuro


GeoPhoto

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 07 de Fevereiro de 2015, 20:42:58
Obrigado pela resposta GeoPhoto. Fiquei sem entender  sobre a sujeira no sensor pq em nenhum review e em nenhuma das fontes que consultei ninguém comentou sobre isso. Você poderia esclarecer?

Não sei o comportamento interno da lente, mas ao fazer movimentos de expansão e reducão da lente ela joga sujeira no lugar onde fica o sensor. Tive essa lente com uma 70D e com poucos meses tive que mandar pra assistência para limpeza do sensor, da pra sentir o vento no olho quando você reduz a lente aos 150mm de forma mais rápida.


Henrique Medeiros

  • Trade Count: (8)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
Resposta #5 Online: 07 de Fevereiro de 2015, 23:18:43
Amigo,

Você já conhece alguns dos problemas dessa lente: Peso e Nitidez. Acrescento ainda que é escura pode dificultar algumas fotos, e o principal defeito que achei nessa lente é que ela suja muito o sensor da camera e elemento frontal.
Para uso amador, esporádico e pouco exigente por R$ 1500,00 vale se a lente estiver impecável.

Mas isto me levanta uma questão: teoricamente quando voce usa o zoom da lente o obturador estaria fechado, como poderia sujar o sensor ? a não ser que usasse a técnica de movimentar o zoom com o obturador aberto como efeito. ou não ??


GeoPhoto

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 08 de Fevereiro de 2015, 09:46:16
Mas isto me levanta uma questão: teoricamente quando voce usa o zoom da lente o obturador estaria fechado, como poderia sujar o sensor ? a não ser que usasse a técnica de movimentar o zoom com o obturador aberto como efeito. ou não ??

Como disse não conheço muito bem de construção de lente, entretanto tive que levar minha 70D na época para assistência e acho que não é muito legal uma lente que joga sujeira dentro do obtáculo do sensor. Isso é só experiência pessoal e um opinamento a solicitação do amigo.


Moisés-Natureza

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 09 de Fevereiro de 2015, 10:11:38
É, estou avaliando ainda. Realmente é uma lente com suas limitações até porque é lente Custo x beneficio, visto que lentes tele 2.8 não custam menos de 3.000,00 US. O valor médio dessa lente usada é de 1.800, bom são muitas dúvidas. Esperar para ver se alguém mais já teve/tem essa lente e compartilhar a opinião.
500px

https://500px.com/moisesdasilvalima

"As coisas mais simples da vida são as mais extraordinárias, e só os sábios conseguem vê-las." Epicuro