Autor Tópico: Dúvida sobre exposição  (Lida 1071 vezes)

rafaelvoodoo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 71
Online: 09 de Fevereiro de 2015, 14:37:29
Olá pessoal eu gostaria de uma ajuda.

Sou amador e tenho uma canon XSI que tem ISO máximo de 1600. Esse final de semana eu tirei umas fotos de um aniversário (depois eu coloco no forum) e usei bastante ISO 800 e 1600, mas mesmo assim a velocidade do obturador ficou, na média, bem baixa (mesmo usando abertura 2.8). Resultado, algumas fotos ficaram borradas, como era de se esperar.

O serviço foi de graça, na amizade, a maioria das fotos ficaram boas, mas a velocidade do obturador pra mim foi um problema pois não tenho o pulso firme.

Aí tive uma idéia: o que vocês acham da estratégia de, em situações de baixa luz, subexpor todas as fotos em -1? Com isso eu ganharia o dobro de velocidade do obturador e ainda poderia(?) recuperar a exposição na pós. Alguém faz isso?

Outra dúvida, qual das situações abaixo é melhor, em termos de ruído:
1 - ISO 800 com fotometro zerado
2 - ISO 400 fotometro em -1 recuperado na pós.

Na segunda opção eu ganho o dobro da velocidade do obturador, mas e o ruído?


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #1 Online: 09 de Fevereiro de 2015, 17:32:42
Faça o teste vc mesmo! Experimente! Analise! Siga suas conclusões e convicções!
As vezes o que funciona pra mim, pros outros é uma b*sta!

Vai depender do equipamento tbm, algumas cameras conseguem pegar mais detalhes nas sombras e na recuperação a foto fica melhor. Embora mesmos subexpondo como vc falou, provavelmente não chegará a velocidade ideal, pois com baixa luz vc nunca vai conseguir 1/125 ( velocidade de segurança para motivos que se movem ). E tbm, use um flash!

Quanto ao que vc falou do dois valores de iso, a questão nem é só de qual imagem ficará melhor ( no seu caso acho que realmente essa diferênça será significativa, pois eu tenho uma "Bridge" e realmente de 100 pra 200 muda muito, que dirá pra 800 ), mas o fato de que fotografando em 400 vc poderá ter as fotos tremidas, e em 800 as chances são menores.

Então tudo é muito relativo.
Eu já recuperei fotos com -2 e ficou melhor do que zerada ou até super...depende do caso.




agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #2 Online: 09 de Fevereiro de 2015, 18:45:00
Faça o teste vc mesmo! Experimente! Analise! Siga suas conclusões e convicções!
As vezes o que funciona pra mim, pros outros é uma b*sta!

Vai depender do equipamento tbm, algumas cameras conseguem pegar mais detalhes nas sombras e na recuperação a foto fica melhor. Embora mesmos subexpondo como vc falou, provavelmente não chegará a velocidade ideal, pois com baixa luz vc nunca vai conseguir 1/125 ( velocidade de segurança para motivos que se movem ). E tbm, use um flash!

Quanto ao que vc falou do dois valores de iso, a questão nem é só de qual imagem ficará melhor ( no seu caso acho que realmente essa diferênça será significativa, pois eu tenho uma "Bridge" e realmente de 100 pra 200 muda muito, que dirá pra 800 ), mas o fato de que fotografando em 400 vc poderá ter as fotos tremidas, e em 800 as chances são menores.

Então tudo é muito relativo.
Eu já recuperei fotos com -2 e ficou melhor do que zerada ou até super...depende do caso.

 :ok: :ok:


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 09 de Fevereiro de 2015, 21:33:11
1. Use flash ou outro tipo de luz externa.

É difícil recuperar as sombras e a falta de exposição em uma câmera como a XSi.
Não tenho nenhum preconceito quanto a câmeras de entrada, mas o modelo já tem uns bons anos de lançada e na época a qualidade em ISO alto ainda deixava a desejar.

2. Fotografe em RAW, procure usar o Lightroom, e tente recuperar a luz compensando a exposição.
Certamente será preciso usar a redução de ruído porque ao aumentar a exposição na edição o ruído vai aparecer.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 09 de Fevereiro de 2015, 22:10:35
Em f/2.8 e ISO 1600 dificilmente vai conseguir velocidade maior que 1/30s sem flash. Se usar flash fica tranquilo.
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8