Autor Tópico: [Casamento] Como negociar preço com cliente?  (Lida 1837 vezes)

guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Online: 06 de Fevereiro de 2015, 17:54:37
Pessoal, beleza?

Queria umas dicas a respeito de como vcs negociam preço com o cliente.

Uma assessora entrou em contato comigo pedindo orçamento pra noiva que ela está ajudando. Ela me passou o orçamento da noiva e me disse que já tinha orçado com outros fotógrafos + não tinha gostado do trabalho deles. Entretanto o melhor preço que eu consegui, espremendo tudo que podia, ainda esta acima do orçamento dela.

Elas gostaram muito do nosso trabalho e marcaram uma reunião, mas tenho certeza que vão chorar mais desconto pra ficar dentro do valor, mas não é possível baixar mais a nossa margem.

Como vcs fazem nessas situações? Claro que vou tentar ao máximo convencer de q nosso trabalho é diferenciado e por isso o valor é maior, mas há algo a mais que devo fazer?

Pensei em oferecer algo a mais, tipo um livro de assinaturas (que é baratinho pra fazer) sem aumentar o valor...
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #1 Online: 06 de Fevereiro de 2015, 18:33:15
Se não dá pra fazer o preço não dá... deixa ela ir fechar com outro.

Se ela já te deu a deixa que não gostou do trabalho dos outros que foram orçados, metade do caminho andado pra você.
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2015, 18:34:14 por Luciano.Queiroz »


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.817
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 06 de Fevereiro de 2015, 22:16:17
Se não dá pra fazer o preço não dá... deixa ela ir fechar com outro.

Se ela já te deu a deixa que não gostou do trabalho dos outros que foram orçados, metade do caminho andado pra você.


Sem mais para o momento, meritíssimo!

:D


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #3 Online: 07 de Fevereiro de 2015, 01:23:53
Se não dá pra fazer o preço não dá... deixa ela ir fechar com outro.

Se ela já te deu a deixa que não gostou do trabalho dos outros que foram orçados, metade do caminho andado pra você.

Sem mais.


Eu também gostaria de andar de Corolla, mas tenho 20 mil pra comprar um carro, mesmo assim não vou na Toyota encher o saco deles
@jacobfotografiacriativa


Douglas Soares

  • Trade Count: (26)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.271
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 07 de Fevereiro de 2015, 10:31:05
Pode ser que os outros fotógrafos não quiseram baixar seus preços, e ela vêm com esse papo que não gostou do trabalho deles.


Sem mais.


Eu também gostaria de andar de Corolla, mas tenho 20 mil pra comprar um carro, mesmo assim não vou na Toyota encher o saco deles

Essa do Corolla foi muito boa... :hysterical: :hysterical: :hysterical:
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2015, 10:35:32 por Douglas Soares »


Gustavo Silva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 159
Resposta #5 Online: 07 de Fevereiro de 2015, 11:45:07
Pode ser que os outros fotógrafos não quiseram baixar seus preços, e ela vêm com esse papo que não gostou do trabalho deles.


Essa do Corolla foi muito boa... :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Também acho. Cheio de fotografos bons na praça, isso me cheira a papo furado. Na verdade ela está tentando pagar pouco por um trabalho bom.


cltctba

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 396
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 07 de Fevereiro de 2015, 14:19:59
Por isto sou péssimo "vendedor", pois sempre digo sutilmente que se meu preço não está bom procure outro. Raramente baixo meus orçamentos.
César L. T.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #7 Online: 07 de Fevereiro de 2015, 17:54:51
Por isto sou péssimo "vendedor", pois sempre digo sutilmente que se meu preço não está bom procure outro. Raramente baixo meus orçamentos.

Não sei se acontece só comigo mas quando vou comprar alguma coisa, parece que uma parte da negociação envole  barganhar o preço (lógico que não em supermercado ou loja de departamentos) mas nos locais onde existe a possibilidade de negociação, nem que seja 1% mas um desconto eu quero. Se o cara bater o pé e dizer que o preço é aquele e acabou, pra mim é o mesmo que dizer "procure outro", como disse o Cesar.

Pessoal, beleza?

O melhor preço que eu consegui, espremendo tudo que podia, ainda esta acima do orçamento dela.

Elas gostaram muito do nosso trabalho e marcaram uma reunião

voces estão com a faca e o queijo na mão. O principal é o cliente gostar do produto. tendo isso é questão de uma conversa franca, apresente uma planilha de preço onde você demonstra que está no seu limite de orçamento e se a diferença de preço não for tão grande, por que não fechar o contrato?v
boa sorte.

ah, coloca umas fotos aí do seu trabalho.

 :ok:


André Luis Jacob

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.330
  • Sexo: Masculino
    • Jacob Fotografia Criativa
Resposta #8 Online: 08 de Fevereiro de 2015, 06:40:44
Não sei se acontece só comigo mas quando vou comprar alguma coisa, parece que uma parte da negociação envole  barganhar o preço (lógico que não em supermercado ou loja de departamentos) mas nos locais onde existe a possibilidade de negociação, nem que seja 1% mas um desconto eu quero. Se o cara bater o pé e dizer que o preço é aquele e acabou, pra mim é o mesmo que dizer "procure outro", como disse o Cesar.


 :ok:

amador, então, eu pelo menos, dou 10% de desconto à vista desde que pago em dinheiro e antes da data em que forem feitas as fotos. Lembrando que dependendo do pacote isso pode ser algumas centenas de reais. É um desconto mais alto ou na media que a maioria das lojas de produtos.
@jacobfotografiacriativa


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #9 Online: 08 de Fevereiro de 2015, 10:53:25

amador, então, eu pelo menos, dou 10% de desconto à vista desde que pago em dinheiro e antes da data em que forem feitas as fotos.


Esse é exatamente o ponto. Negócio bom é aquele que é bom para ambos os lados.
Teu cliente economiza uma grana e você não se preocupa em cobrar depois.
 :ok:


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #10 Online: 09 de Fevereiro de 2015, 10:57:50
mas nos locais onde existe a possibilidade de negociação, nem que seja 1% mas um desconto eu quero. Se o cara bater o pé e dizer que o preço é aquele e acabou, pra mim é o mesmo que dizer "procure outro", como disse o Cesar.

voces estão com a faca e o queijo na mão. O principal é o cliente gostar do produto. tendo isso é questão de uma conversa franca, apresente uma planilha de preço onde você demonstra que está no seu limite de orçamento e se a diferença de preço não for tão grande, por que não fechar o contrato?v
boa sorte.

ah, coloca umas fotos aí do seu trabalho.

 :ok:

Então, como eu sou meio bobão pra comprar coisas, é dificil eu ficar chorando preço, eu pago quase sempre o preço que me é imposto. Inclusive acho que isso é uma coisa que eu devo melhorar.

No caso, a diferença entre o que eu ofereci para o que outros fotógrafos oferecera, ficou em 500 reais. Mas o trabalho desses outros que ela orçou é bem básico, e eu juntei uma equipe que é fera (pelo menos pra mim, hehe) e isso justifica nosso trabalho custar +

Vou tentar mesmo manter esse preço mas dando algo a mais pra eles, ou facilitando o pagamento...

Sobre minhas fotos, tenho até vergonha de mostrar pra galera fera daqui, hehe  :D
Segue: www.saycheese.fot.br

Abraços e valeu pelas dicas, galera
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #11 Online: 09 de Fevereiro de 2015, 11:27:28
Minhas dicas são: Ofereça alguns diferenciais, como por exemplo livro de assinatura que é barato de se fazer.

Demonstre interesse em fechar o pacote com ela, explique o quanto a data é importante e que nem sempre o mais barato será o que fará o melhor serviço.

Acima de tudo, mostre que seu trabalho valerá cada centavo.

 :ok:
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Angelita Alves

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 794
  • Sexo: Feminino
Resposta #12 Online: 09 de Fevereiro de 2015, 16:35:55
Então, como eu sou meio bobão pra comprar coisas, é dificil eu ficar chorando preço, eu pago quase sempre o preço que me é imposto. Inclusive acho que isso é uma coisa que eu devo melhorar.

No caso, a diferença entre o que eu ofereci para o que outros fotógrafos oferecera, ficou em 500 reais. Mas o trabalho desses outros que ela orçou é bem básico, e eu juntei uma equipe que é fera (pelo menos pra mim, hehe) e isso justifica nosso trabalho custar +

Vou tentar mesmo manter esse preço mas dando algo a mais pra eles, ou facilitando o pagamento...

Sobre minhas fotos, tenho até vergonha de mostrar pra galera fera daqui, hehe  :D
Segue: www.saycheese.fot.br

Abraços e valeu pelas dicas, galera

Eu não que seja errado não pechinchar, na verdade acho muito chato isso de ficar pedindo pra baixarem os preços. Cada um sabe o valor do seu trabalho e coloca o preço que acha que vale. Quem não quer, que procure outro.

Se quer oferecer um serviço diferenciado e de qualidade superior aos seus concorrentes, trabalhe pra isso não se preocupe em negociar o valor. Quem gostar vai pagar seu preço.

Sobre suas fotos, dei uma olhada no site. Achei bonitas as composições, mas acho que deveria tomar cuidado com aberrações cromáticas. Em algumas fotos está muito evidente.  :ok:


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #13 Online: 09 de Fevereiro de 2015, 17:19:41
Eu não que seja errado não pechinchar, na verdade acho muito chato isso de ficar pedindo pra baixarem os preços. Cada um sabe o valor do seu trabalho e coloca o preço que acha que vale. Quem não quer, que procure outro.

Se quer oferecer um serviço diferenciado e de qualidade superior aos seus concorrentes, trabalhe pra isso não se preocupe em negociar o valor. Quem gostar vai pagar seu preço.

Sobre suas fotos, dei uma olhada no site. Achei bonitas as composições, mas acho que deveria tomar cuidado com aberrações cromáticas. Em algumas fotos está muito evidente.  :ok:

Eu penso assim também, mas como sou "novato" nessa área, tem muito daquela questão de eu precisar de clientes pra ter + portfolio, aprimorar meu trabalho, comprar equipamento melhor, etc, etc...

Na realidade até agora ninguém reclamou do meu preço, não jogo lá em baixo igual àquela galera que tá prostituindo o mercado com ensaios a R$ 49,90  :hysterical:, mas também não posso cobrar caro. Acho que é mais uma questão de essa noiva ainda não ter visto o valor que meu trabalho vai agregar pra ela, e é nisso que eu vou bater mais forte quando formos conversar...

Sobre meu trabalho, obrigado pela dica, vou pegar mais pesado nessa questão de tentar evitar/corrigir a aberração. Sei que ainda é um ponto que eu peco bastante.

Abraços
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket