Autor Tópico: HD externo normal ou compacto ?  (Lida 9289 vezes)

affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Online: 12 de Fevereiro de 2015, 00:26:03
Existe alguma diferença entre um HD externo "normal"  e o portátil( além do tamanho, claro) ?

Como pretendo só usar em casa mesmo, pensei no tradicional, mas se forem iguais, por que não comprar o compacto ?

Segue abaixo 2 modelos de exemplo. Apesar de no link os 2 estarem como portáteis, no site do Kabum existem HDs externos USB e HDs portáteis USB.

http://www.kabum.com.br/produto/52319/hd-externo-portatil-wd-my-passport-ultra-1tb-usb-3-0-wdbzfp0010bbl-azul

http://www.kabum.com.br/produto/30598/hd-samsung-externo-usb-3-0-portatil-1tb-1000-gb-preto-hx-m101tcb-pr10

Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 12 de Fevereiro de 2015, 08:05:38
Depende de alguns fatores. Pode ter certeza de que se são produzidos os dois tipos é porque tem diferenças.

Geralmente os externos grandes usam HDs de 3.5" e os compactos, HDs de notebook de 2.5"

O consumo final de energia dos compactos é menor, a finalidade inicial deles era de uso com notebooks, que poderiam estar usando bateria. HDs desse tipo geralmente tem performance menor (usualmente de 5400 RPM)

Já os externos, dependendo do tipo podem usar HDs de até 10000 RPM, sendo o mais comum o de 7200 RPM.

Os grandes podem ficar ligados 24/7 direto sem problema. Os portáteis não costumam aguentar o tranco tão bem, a não ser alguns modelos bem mais caros com boa dissipação de calor. Alguns que já tive pifaram. Em compensação tenho dos de mesa com 5 anos perfeitos, ligados 24/7

Tudo vai depender do uso. Se for só para um eventual backpup, qualquer um serve. Se for como armazenamento de acesso normal, mas externo, o de mesa é a escolha correta.


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 12 de Fevereiro de 2015, 08:21:44
Obrigado pela explicação, AFShalders
O uso vai ser somente para eventuais backups mesmo.

 :ok:
Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #3 Online: 12 de Fevereiro de 2015, 08:53:21
Como o colega citou,
Os HD "Normais" de 3.5" são geralmente mais resistentes e rápidos do que os HDs de 2.5 "portáteis".
Em compensação os portáteis cabem no bolso da camisa e utilizam apenas a porta USB para alimentação de energia.
Depende da necessidade.

Vejo o HD portátil como algo que não vai ser utilizado constantemente em comparação com o HD "normal" que vai ser aquele que vai estar ligado direto, como em NAS em uma rede por exemplo.
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2015, 08:54:09 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #4 Online: 12 de Fevereiro de 2015, 09:02:20
Por garantia minha, eu uso dos dois modelos. Já vi muitos desse grande queimar a fonte e automaticamente o HD foi embora junto. E também já tive experiências negativas com HDs de notebook queimado.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5 Online: 12 de Fevereiro de 2015, 11:43:17
Por garantia minha, eu uso dos dois modelos. Já vi muitos desse grande queimar a fonte e automaticamente o HD foi embora junto. E também já tive experiências negativas com HDs de notebook queimado.

Pois é... Todo tipo de equipamento é passível de falha, não importa qual. É bom ter isso em mente.

Os meus primeiros externos foram desses com cases genéricos e HD comum, alguns pifaram, problema na controladora do case.

Depois comprei 2 WD MyBook Studio de 1T, firewire+esata+usb2. Os HDs são os originais WD green e já tem mais de 5 anos, mas as duas fontes pifaram. Comprei outras genéricas e estão firmes e fortes já tem quase 2 anos. O terceiro WD, de 2T, tambem firewire/usb está beleza já tem 3 anos.

Já comentei dos Lacie uma vez, mas vale relembrar. Comprei 2 rugged, aqueles emborrachados cor de laranja, de 1T no exterior. Um veio pifado e consegui trocar na loja, por sorte. Continuam funcionando depois de um ano.

Dois meses atras comprei na FNAC numa baita queima de estoque dois Lacie dos de mesa, um de 2T e outro de 3T. O de 2T veio pifado ! Devolvi e estornaram a compra, beleza...

Dos baratinhos desses pequenos, tenho 5 deles, 3 Seagate de 1T, funcionando beleza depois de um ano, um Hitachi de 1T e um Toshiba de 1T. Todos funcionando perfeitamente depois de 1 ano. O Toshiba é lento que só...

Os únicos que tive problema e não foi uma vez só foi com os Samsung, perdi alguns deles, uns 3 anos atras. Tem gente que adora os Samsung, como já disseram é questão de sorte. 

Minha recomendação é a de sempre. Compre DOIS externos. Uma amiga precisou de um backup uns meses atras, que estavam num hd externo e adivinhe... O danado pifou justamente quando ela precisou dele.



jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #6 Online: 12 de Fevereiro de 2015, 13:21:33
Padrão... quem tem 1 não tem nenhum rs...
Eu tenho um Buffalo de 1T com NAS e um WD Passawport de 500GB
Para meu uso os dois atendem perfeitamente... utilizo casualmente... ficam mais tempo desligados.
Para arquivos muito importante, além do backup em disco eu subo no DropBox e Google Drive também.
De tempos em tempos eu também gravo uns DVD com as coisas mais importantes.

Quanto mais backup tiver melhor, mas nunca será 100% seguro...

Do jeito que está a condução política do Brasil... já comece a pensar em adicionar na lista de backup a compra de NoBreak e Gerador a Diesel... acho que podemos precisar...  :D
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2015, 13:24:11 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 12 de Fevereiro de 2015, 13:40:13
Do jeito que está a condução política do Brasil... já comece a pensar em adicionar na lista de backup a compra de NoBreak e Gerador a Diesel... acho que podemos precisar...  :D

Estava pensando mesmo era em nuclear...  :D


padilhadim

  • Trade Count: (24)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 742
    • DIM Fotografia
Resposta #8 Online: 12 de Fevereiro de 2015, 15:41:57
Estava pensando mesmo era em nuclear...  :D
Opa, moro aqui no ladinho das usinas nucleares. Acho que vou puxar um gato de lá pra garantir...  :D


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 12 de Fevereiro de 2015, 17:41:21
O HD de 3.5 pode ser mais durável (meus alguns WD Caviar Green desmentem isso, tendo queimado em menos de  1 ano), mas os de 2.5 são um pouco mais resistentes a impactos, justamente pelo uso em notebooks.

Dito isso, eu em casa uso só um NAS com 2 HDs da Seagate. É uma solução um pouco cara, gastei uns 800 reais, mas é extremamente cômoda: vc pode acessar seu backup pela internet, não precisa conectar o computador fisicamente pra fazer backup, pode baixar torrents direto no NAS, pode usar como servidor de mídia, pode programar a hora de ligar e desligar... E se um dos HDs queimar, basta trocar que ele recria a partir do outro (partindo do princípio que não vão queimar os dois ao mesmo tempo).

E, sim, aqui em casa a gente precisa de no-break e gerador!...  :aua:


affalcao

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 938
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 12 de Fevereiro de 2015, 19:30:52
Meu uso vai ser bem básico. Chegar em casa e fazer backup de fotos tiradas em eventos. Como esses eventos estão cada vez mais raros, acredito que não vou precisar de nada muito elaborado nem caro.

Quanto ao no-break vou dizer que foi uma excelente compra que fiz. É igual seguro de carro; você pode nunca precisar, mas quando usa, vê que valeu a pena.  :D


Canon T3 (1100 D) + 10-18mm + 55-250mm
Nikon D3300 + 18-55 + 35mm 1.8


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #11 Online: 13 de Fevereiro de 2015, 08:47:40
Quanto ao no-break vou dizer que foi uma excelente compra que fiz. É igual seguro de carro; você pode nunca precisar, mas quando usa, vê que valeu a pena.  :D
É... seria potencialmente desastroso a queda de energia no meio de um sincronismo de backup... :shock:
Pelo menos um noBreak de 15 minutos já vale  :ok:
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #12 Online: 13 de Fevereiro de 2015, 10:38:51
Estou querendo adquirir um NoBreak urgente. Pensei nesse de 15 minutos, já que não custa tanto e se for olhar o custo-benefício compensa demais.

Uma foto que você perder já vale mais que um equipamento completo.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #13 Online: 13 de Fevereiro de 2015, 11:23:35
Falando em no-break, melhor comprar um inteligente, com controle pela USB. Aí no caso de queda de energia, o próprio no break desliga o micro.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #14 Online: 14 de Fevereiro de 2015, 18:27:36