Autor Tópico: Mudança para Canon e opiniões sobre a 6D  (Lida 4613 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.755
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #15 Online: 04 de Fevereiro de 2015, 17:52:04
@hribeiro
Concordo, é impossível compensar o erro causado pela recomposição sem focar novamente.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #16 Online: 04 de Fevereiro de 2015, 18:05:44
Discordo Renato.
O treino não modifica o comportamento intrínseco do equipamento. Não há como compensar o erro causado pela curvatura do plano de foco, mesmo porque você está usando o AF da câmera e não há como compensar usando o autofoco.

Se o ponto de foco usado for o central, pior ainda. Quanto mais longe desse ponto, maior a curvatura do plano de foco e maior o erro.
Caso seja impossível fugir da técnica de focar e recompor, deve-se usar o ponto de foco mais próximo ao local onde seria o foco desejado, porque o erro entre esse local e o ponto ideal será menor.
Além disso é desejável utilizar uma abertura um pouco mais fechada para que a profundidade de campo possa aumentar, reduzindo o erro e consequente desfoque.
Se não houvesse nenhuma diferença entre focar  e recompor, os fabricantes não iriam gastar mais dinheiro colocando mais de 50 pontos de foco em uma câmera. Bastava um.

Para as fotos onde o motivo está bem perto do centro, ou no centro, a técnica funciona porque nesse local a curvatura do plano é muito pequena.

Não sei que tipo de fotografia você costuma fazer com mais frequência, mas em meu caso eu costumo usar muito todos os pontos de foco que o equipamento me oferece. Não uso mais o central. O uso frequente do ponto central (ou os imediatamente próximos)  geralmente ocorre com quem trabalha muito com retratos.

É... nunca tive problemas em focar e recompor. Até porque nas minhas fotos geralmente só me interesso em focar meu ponto de interesse. O resto é resto kkkkkkk
Mas concordo que pra fotografia de arquitetura ou produtos por exemplo, pode fazer muita diferença!  :ok:
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


bsann

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #17 Online: 04 de Fevereiro de 2015, 22:30:33
Posso estar enganado mas, pelo que tenho observado as imagens da D610 me parecem um pouco mais nítidas em comparação com as da 6D.

Única coisa que não me agradou muito foi a lente que vem com o kit da D610
Nikon D7100 | Nikkor 18-105mm f/3.5-5.6 | Nikkor 50mm 1.8G | SB700


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #18 Online: 04 de Fevereiro de 2015, 23:15:50

Posso estar enganado mas, pelo que tenho observado as imagens da D610 me parecem um pouco mais nítidas em comparação com as da 6D.

Única coisa que não me agradou muito foi a lente que vem com o kit da D610
A diferença com certeza está nas lentes e no fotógrafo. Fiz muito mais fotos nítidas com a X100S do que quando estava nos primeiros meses da 6D.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #19 Online: 05 de Fevereiro de 2015, 18:51:39
Posso estar enganado mas, pelo que tenho observado as imagens da D610 me parecem um pouco mais nítidas em comparação com as da 6D.

Única coisa que não me agradou muito foi a lente que vem com o kit da D610

Isso não quer dizer nada..
Ver fotos na internet é uma grande cilada.
O cara na pós-produção mete a mão no sharpening e até foto com equipamento amador tem nitidez impecável, desde que bem tirada. Tem um tópico aqui no forum só com lente 18-55, tem muitas muito boas lá.

Essa é uma discussão infinita mesmo... A maioria não percebe que a câmera não faz diferença nenhuma.. O fotógrafo é quem faz a foto. É a habilidade e conhecimento que deixam as fotos bem compostas, com boas cores e com nitidez.
A única coisa que faz diferença de uma marca pra outra é a posição dos controles, mais anatomicos pra uns, menos pra outros. O resto é tudo igual. Já usei Canon, Nikon e Sony, e sabe que diferença fez nas fotos que eu tirei? Nenhuma.. As mais antigas são ruins e as mais recentes menos ruins, independente do equipamento. Isso quer dizer que o que faz diferença é só o tempo de vivência na fotografia.

Eu confesso q sou meio fissurado com equipamentos e sempre me sinto um idiota qdo gasto dinheiro com alguma coisa pra depois perceber q fez muito pouca ou nenhuma diferença nas minhas fotos. Pouquíssimos upgrades de equipamento refletiram em melhoria nas fotos.. Já o estudo, livros, workshops e praticar, fez muita diferença!!

Já desvirtuamos muito o assunto do tópico né hehehehe.
O meu recado pro autor do tópico é: pular de crop pra FF faz diferença, principalmente se vc precisa de DOF curto e ISO alto. De resto, não vai ser isso q vai dar um upgrade de qualidade na sua fotografia.
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #20 Online: 06 de Fevereiro de 2015, 06:58:52
Isso não quer dizer nada..
Ver fotos na internet é uma grande cilada.
O cara na pós-produção mete a mão no sharpening e até foto com equipamento amador tem nitidez impecável, desde que bem tirada. Tem um tópico aqui no forum só com lente 18-55, tem muitas muito boas lá.

Essa é uma discussão infinita mesmo... A maioria não percebe que a câmera não faz diferença nenhuma.. O fotógrafo é quem faz a foto. É a habilidade e conhecimento que deixam as fotos bem compostas, com boas cores e com nitidez.
A única coisa que faz diferença de uma marca pra outra é a posição dos controles, mais anatomicos pra uns, menos pra outros. O resto é tudo igual. Já usei Canon, Nikon e Sony, e sabe que diferença fez nas fotos que eu tirei? Nenhuma.. As mais antigas são ruins e as mais recentes menos ruins, independente do equipamento. Isso quer dizer que o que faz diferença é só o tempo de vivência na fotografia.

Eu confesso q sou meio fissurado com equipamentos e sempre me sinto um idiota qdo gasto dinheiro com alguma coisa pra depois perceber q fez muito pouca ou nenhuma diferença nas minhas fotos. Pouquíssimos upgrades de equipamento refletiram em melhoria nas fotos.. Já o estudo, livros, workshops e praticar, fez muita diferença!!

Já desvirtuamos muito o assunto do tópico né hehehehe.
O meu recado pro autor do tópico é: pular de crop pra FF faz diferença, principalmente se vc precisa de DOF curto e ISO alto. De resto, não vai ser isso q vai dar um upgrade de qualidade na sua fotografia.
Acho q foi o Pope q disse uma vez;Fotografo ruim,sera ruim com canon,nikon,sony...realmente,estudar e praticar faz a diferenca!
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.359
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 06 de Fevereiro de 2015, 19:21:58

Única coisa que não me agradou muito foi a lente que vem com o kit da D610

A lente Nikkor 24-85mm do kit não é ruim não.
Ela não é uma lente clara, mas tem muito boa qualidade.
É como a 70-300mm AF-S FX da Nikkor que também não é clara mas é capaz de entregar imagens de muito boa qualidade.
Para muita gente, abertura maior significa mais qualidade, mas nem sempre isso é verdade.

Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


bsann

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #22 Online: 11 de Fevereiro de 2015, 22:48:19
Depois de muuuuito tempo pesquisando e quebrando a cabeça cheguei a um veredito:

Vou esperar um pouco para meu orçamento ficar mais folgado e então pego a D610 + Sigma 35mm 1.4 art, mantendo o atual equipamento ( D7100 | 50mm 1.8G | 18-105 | SB700 )
Assim fico com dois corpos muito bons e um set de lentes legal (na minha opinião)

O que vocês acham?
Nikon D7100 | Nikkor 18-105mm f/3.5-5.6 | Nikkor 50mm 1.8G | SB700


Renato Cavalcante

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
    • Website
Resposta #23 Online: 12 de Fevereiro de 2015, 00:40:05
Eu acho uma ótima opção.
O set D7100 + 50mm / D610+35mm vai te atender muito bem.
Não irá se arrepender, tanto com a D610 como com a sigma 35mm 1.4, baita lente!!!
Canon 5DMk3 + 6D | 28mm f/2.8 | 35mm f/1.4 | 50mm f/1.4 | 85mm f/1.8 | 100mm f/2 USM | 24-105 f/4L
Site: www.renatocavalcante.com
Face: www.facebook.com/renatocavalcantefotografia
Instagram: www.instagram.com/renatocavalcantefoto
Flickr: www.flickr.com/renatocavalcante


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 12 de Fevereiro de 2015, 19:39:38
Quanto melhor o fotógrafo menos importante é a marca do equipamento.

Se o cara postar uma foto incrível aqui ninguém vai pensar em perguntar a câmera, não importa.

Mas se a foto não tem nada a dizer o assunto vai ser a nitidez.
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2015, 19:41:48 por Claudio Rombauer »


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #25 Online: 13 de Fevereiro de 2015, 10:35:23
Mas se a foto não tem nada a dizer o assunto vai ser a nitidez.

Essa vai para minha lista das melhores do MF  :worship: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 13 de Fevereiro de 2015, 11:27:50
Se o cara postar uma foto incrível aqui ninguém vai pensar em perguntar a câmera, não importa....Mas se a foto não tem nada a dizer o assunto vai ser a nitidez...

Muito bem colocado, mas a maioria dos posts é sobre a nitidez das lentes mesmo... :)
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2015, 11:29:51 por efilho »