Autor Tópico: Dúvidas sobre HX300, H400, SX50HS e Finepix SL1000  (Lida 3077 vezes)

CesarRFerreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
Online: 16 de Fevereiro de 2015, 16:28:31
Eu não vou iniciar o tópico dizendo que sou iniciante para não ficar redundante. Vou comprar uma dessas máquinas e estou com dúvidas e curiosidades sobre esses quatro equipamentos e tentar decidir qual deles é o que melhor vai se encaixar nas minha necessidades, que seriam:

10% de uso com zoom
40% de uso em fotos informais evitando o uso do zoom
50% de uso em fotos com proximidades variando entre 1mt e 5cm

1)Pelo que já andei lendo aqui, todas essas quatro máquinas possuem sensores do mesmo tamanho então pouca alteração eu vou ter no fato de que um modelo tenha 12MP e outro com 20MP, isso procede?

2)Eu vou ter diferenças de imagens entre a H400 que usa um CCD mais moderno em relação as outras com CMOS e porque?

3)Todas as máquinas possuem zoom potente partindo de 50x e chegando aos 63x e em qual delas eu iria obter o melhor resultado?

4)A Sony HX300 é a máquina que tem a lente mais clara, contra lentes mais escuras por parte da Canon e Fuji e dentro do quadro de percentuais de uso que fiz acima, valeria realmente apena a compra da HX300?

5)A HX300 se mostrou mais rápida na obtenção de foco, isso procede ou é apenas um recurso que se tornaria fundamental somente no caso de fotos rápidas onde não se pode perder o momento?

Bem é basicamente isso, se alguém puder me responder dentro desse quadro eu agradeço, pois assim posso determinar qual a minha próxima máquina. Eu pretendo avançar na fotografia, mas no momento quero investir em um desses equipamentos que estão dentro da minha possibilidade. Já usei uma DSLR (5100 + 18-55) e no meu caso em particular, vi as possibilidades que elas tem em relação as máquinas bridge, mas como disso um outro colega aqui do forum, eu não quero ficar carregando lente para isso ou aquilo, pode ser que lá na frente eu faça isso, mas isso é uma discussão para um outro momento.
Grato a todos que possam responder.

Brasil, o único pais onde só está certo quem está errado


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #1 Online: 17 de Fevereiro de 2015, 11:13:44
1)Pelo que já andei lendo aqui, todas essas quatro máquinas possuem sensores do mesmo tamanho então pouca alteração eu vou ter no fato de que um modelo tenha 12MP e outro com 20MP, isso procede?

--> Ao contrário... qto mais megapixel, pior.

2)Eu vou ter diferenças de imagens entre a H400 que usa um CCD mais moderno em relação as outras com CMOS e porque?

--->Não faço a mínima ideia.

3)Todas as máquinas possuem zoom potente partindo de 50x e chegando aos 63x e em qual delas eu iria obter o melhor resultado?

---> Teoricamente, qto mais zoom, menos luz entra na lente, sendo assim, em zoom máximo, obviamente a de 63x teria desempenho mais baixo. Mas às vezes o fabricante procura compensar com tecnologia do sensor, processamento interno, construção da objetiva, etc. Só vendo imagens comparativas mesmo pra saber. Muitas vezes a diferença nem fica visível no monitor ou numa impressão 10x15. aí é ver mesmo qual a intenção que tem com as fotos.

4)A Sony HX300 é a máquina que tem a lente mais clara, contra lentes mais escuras por parte da Canon e Fuji e dentro do quadro de percentuais de uso que fiz acima, valeria realmente apena a compra da HX300?


---> Realmente não sei.

5)A HX300 se mostrou mais rápida na obtenção de foco, isso procede ou é apenas um recurso que se tornaria fundamental somente no caso de fotos rápidas onde não se pode perder o momento?

---> Essa questão do foco pode ter a ver com luz, configurações da câmera, cena fotografada... Vc pode obter resultados bons ou ruins com qualquer uma, dependendo disso tudo. Não acredito que a rapidez do foco da câmera Sony seja significativamente maior, a ponto de ser muito perceptível. Mas se for, é algo a se pensar, com certeza.



Vc já pensou  na FZ200 da Panasonic? Se não vai usar tanto o zoom, talvez seja uma boa opção. lente clara em todo o range. É uma SZ que eu gostaria de ter. Penso em trocar minha canon SX40 por ela, mas ainda não surgiu oportunidade. Sem contar que gosto de ter bateria extra, e eu ainda teria que providenciar isso. Mas se rolar uma boa oportunidade, eu faço essa troca.
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2015, 11:17:55 por Helena Bsb »


CesarRFerreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 17 de Fevereiro de 2015, 12:50:29
Bom dia Helena, antes de mais nada obrigado pela suas respostas. Depois que eu abri esse tópico andei olhando mais coisas por aqui mesmo e realmente o que vc fala procede. No caso das superzoom não vale a máxima de quanto mais melhor.

Essa questão entre os CCD's atuais e os CMOS's é que eu gostaria de entender, mas apenas por querer saber mesmo e quem sabe isso pode até definir a compra da uma máquina.

Depois da busca que andei fazendo na internet acabei me deparando com questões parecidas com as minhas e encontrei algumas menções sobre a FZ200 e resolvi olhar com mais carinho e ela estaria dentro das minhas possibilidades. Eu não sei a quanto vc tem encontrado essa máquina, mas no Mercado Livre vc encontra essa máquina nova na caixa por um preço médio de R$1.750,00 dividos no cartão sem juros e de vendedores honrados. Basta vc fazer a filtragem correta que encontra isso.

Engraçado é que depois da busca e leitura que fiz e tentando manter o pensamento dentro daquilo que quero ter como máquina para usar dentro das minhas atuais limitações, eu acabei encontrando outras opções. Hoje eu comecei a olha a FZ200 e a Coolpix P600, descartando a DSC-H400 por falta de um LCD móvel. Isso para mim é imprescindivel em determinadas situações.

Mais uma vez obrigado pela ajuda.
Abraços
Brasil, o único pais onde só está certo quem está errado


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #3 Online: 17 de Fevereiro de 2015, 13:22:10
Bom dia Helena, antes de mais nada obrigado pela suas respostas. Depois que eu abri esse tópico andei olhando mais coisas por aqui mesmo e realmente o que vc fala procede. No caso das superzoom não vale a máxima de quanto mais melhor.

Essa questão entre os CCD's atuais e os CMOS's é que eu gostaria de entender, mas apenas por querer saber mesmo e quem sabe isso pode até definir a compra da uma máquina.

Depois da busca que andei fazendo na internet acabei me deparando com questões parecidas com as minhas e encontrei algumas menções sobre a FZ200 e resolvi olhar com mais carinho e ela estaria dentro das minhas possibilidades. Eu não sei a quanto vc tem encontrado essa máquina, mas no Mercado Livre vc encontra essa máquina nova na caixa por um preço médio de R$1.750,00 dividos no cartão sem juros e de vendedores honrados. Basta vc fazer a filtragem correta que encontra isso.

Engraçado é que depois da busca e leitura que fiz e tentando manter o pensamento dentro daquilo que quero ter como máquina para usar dentro das minhas atuais limitações, eu acabei encontrando outras opções. Hoje eu comecei a olha a FZ200 e a Coolpix P600, descartando a DSC-H400 por falta de um LCD móvel. Isso para mim é imprescindivel em determinadas situações.

Mais uma vez obrigado pela ajuda.
Abraços

LCD móvel é uma "perfumaria", uma daquelas gracinhas que não têm qualquer valor na qualidade da foto, mas que mesmo assim, é uma delícia. Adooooooro um LCD móvel.  :D
Entre a Panasonic e a Nikon, fique com a Pana.  :ok:


CesarRFerreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 17 de Fevereiro de 2015, 13:30:30
Vou te dizer que um LCD móvel é a minha salvação. Eu tenho 1,93 de altura e costumo fotografar objetos que estão na linha da cintura e se fosse usar o viewfinder para fotografar e ter que ficar curvado o tempo todo a minha coluna não iria aguentar, pois são objetos que fotografo com muita proximidade, algo entre 30cm ou menos.
Vou pensar direito entre a P600 e a FZ200.
Abraços
Brasil, o único pais onde só está certo quem está errado


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #5 Online: 17 de Fevereiro de 2015, 14:41:49
Vou te dizer que um LCD móvel é a minha salvação. Eu tenho 1,93 de altura e costumo fotografar objetos que estão na linha da cintura e se fosse usar o viewfinder para fotografar e ter que ficar curvado o tempo todo a minha coluna não iria aguentar, pois são objetos que fotografo com muita proximidade, algo entre 30cm ou menos.
Vou pensar direito entre a P600 e a FZ200.
Abraços

Panasonic é bem superior.  :ok:


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #6 Online: 18 de Fevereiro de 2015, 11:17:56
Nessas câmeras com sensores muito pequenos vou ser bem sincero, não vejo nenhuma diferença entre CCD e CMOS. Os pixels ficam apertados demais pra mostrar alguma melhora no CMOS. É a mesma coisa que falaram quando começaram a usar o CMOS: a tecnologia é mais barata, consome menos energia e bla bla la. As câmeras nunca ficaram mais baratas por causa do CMOS e nem se percebeu aumento na autonomia das baterias com esse tipo de sensor.

Enfim, ao meu modo de ver, na prática, ter sensor CMOS ou CCD não quer dizer nada. Pelo menos nesse tipo de câmera.
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #7 Online: 18 de Fevereiro de 2015, 11:19:48
Ah tem diferenças sim: modo contínuo mais rápido e vídeos full HD só são possíveis com sensor CMOS. Apenas a Panasonic conseguiu fazer suas câmeras rodarem vídeos Full HD com sensor CCD mas acho que tem mais a ver com o processador. Mas nada relativo a qualidade de imagem.

Algo semelhante ocorreu com o sensor de 1 polegada da Sony que só roda vídeos 4K na câmera da Panasonic, nas próprias câmeras da Sony acontece um superaquecimento desse sensor e a funcionalidade foi descartada.
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2015, 11:20:09 por Foto Fácil »
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #8 Online: 18 de Fevereiro de 2015, 12:30:39
Nessa categoria prefiro as câmeras Canon e Panasonic. Tem um histórico de anos de lançamentos melhores e qualidade de imagem superior.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


CesarRFerreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 18 de Fevereiro de 2015, 14:24:01
Antes de mais nada eu gostaria de agradecer a todos pelas respostas. Passei a saber mais sobre alguns detalhes das máquinas e me ajudaram na escolha da minha próxima máquina.
O que pude perceber dentro do que foi exposto aqui é que com base no percentual de uso que tenho, a questão do zoom não tem o peso que deveria para que eu escolhesse máquinas do tipo Bridge dadas as limitações que elas tem por conta de suas características. Optei por comprar uma DSLR por todos os motivos que vcs colocaram e novamente, o percentual de uso além do zoom que coloquei no post inicial. Minha dúvida agora se refere a possibilidades ($$$$) em relação as máquinas que já andei olhando, mas isso é uma outra história.
Muito obrigado pela ajuda e espero um dia também ajudar da mesma forma.
Abraços
Brasil, o único pais onde só está certo quem está errado


jader miane

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
Resposta #10 Online: 19 de Fevereiro de 2015, 14:53:34
Cesar meu caso era parecido com o seu, priorizei ao máximo o custo x beneficio, maior qualidade possível pelo menor gasto, e nisso foi que comprei a NX3000 da Samsung e não me arrependo. É uma mirrorless com sensor aps-c (o que já é um ganho de qualidade imenso) e a lente que vem com ela quebra muito bem o galho apesar de ser um pouco escura.

Uso ela pessoal e também no trabalho quando surge necessidade, já fiz foto de bolsas até alimentos e consegui resultados bem agradáveis pra mim que sou diretor de arte e gosto muito de trabalhar com uma foto de boa qualidade.

E se fizer questão de zoom é só comprar uma lente diferente depois, nada muito complexo.

E se preza por portabilidade, é outro ponto favorável por ser menor.
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2015, 14:54:48 por jader miane »


CesarRFerreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 19 de Fevereiro de 2015, 18:27:39
Sim é essa mesma a idéia Jader, vc o equipamento mais próximo de suas necessidades sem entrar na neura do mercado e as vezes acabar comprando um equipamento que não atende as suas necessidades. Apesar do título do tópico eu acabei comprando uma Sony SLT A37K por um bom preço. Eu pesquisei bastante, olhei valores, qualidade do que estava sendo entregue pelo equipamento, recursos da máquina e depois de ponderar bastante acabei optando por essa Sony e pelo que tenho lido aqui mesmo no forum, não fiz uma má escolha. Agora vou esperar chegar, fazer uma interação com ela e depois partir para a compra de uma lente 70-300, pois essa vem com uma 18-55.
Abraços
Brasil, o único pais onde só está certo quem está errado


CesarRFerreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 23 de Fevereiro de 2015, 22:01:55
Bem, a título de informação, a minha Sony SLT-A37K chegou e estou muito satisfeito com a máquina. Tem um bom peso, uma boa ergonomia, os controles são de fácil acesso e não encontrei dificuldades no manuseio da máquina, é claro que existem outros recursos a serem explorados, mas isso vem com o tempo. Estou colocando algumas fotos que eu fiz hoje só a título de teste. As imagens foram tiradas em cima de uma bancada usando uma luz artificial do tipo eletrônica, algumas fotos foram tiradas com a macro da máquina em uso a uma distância de uns 15cm e outra a uma distância um pouco maior.








Espero que essas fotos sirvam como exemplo sobre a SLT-A37K
Atenciosamente
Brasil, o único pais onde só está certo quem está errado