Autor Tópico: Olhos Vermelhos !!!!!  (Lida 4164 vezes)

roonnneey

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Online: 14 de Outubro de 2006, 12:00:37
Olá Pessoal,

tenho uma Canon Powershot S3IS e gostaria se possível a ajuda de vocês ...  

estou bem decepcionado com os resultados das fotos que estou tirando de familiares, gosto muito de tirar fotos de pessoas, mas os resultados são ruins, estou em dúvida se o problema é "somente" da "pecinha" atrás da camera ou a camera está ajudando também, por isso gostaria de algumas dicas.

Essa foto que fiz foi no final de semana antes do dia das crianças, o ginásio estava relativamente escuro, iluminado por luzes fluorescente.

A foto foi tirada no modo "auto".

Minha esposa (Regiane), minha filhinha (Gabriela) e o palhaço (Cavadinha)


EXIF:
Make = Canon
Model = Canon PowerShot S3 IS
YCbCr Positioning = centered

Exposure Time = 1/60"
F Number = F3.2
Exif Version = Version 2.2
Components Configuration = YCbcr
Compressed Bits Per Pixel = 2
Shutter Speed Value = 5.91 TV
Aperture Value = 3.34 AV
Exposure Bias Value = ±0EV
Max Aperture Value = F3.19
Metering Mode = Pattern
Flash = Flash fired, auto mode, red-eye reduction mode
Focal Length = 10.6mm
Flashpix Version = Version 1.0
Custom Rendered = Normal process
Exposure Mode = Auto exposure
White Balance = Auto white balance
Digital Zoom Ratio = 1x
Scene Capture Type = Normal

Image Type = IMG:PowerShot S3 IS JPEG
Firmware Version = Firmware Version 1.00

*** Coloquei o máximo de informações possíveis.

O que posso fazer  ????

abs,
Roney


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #1 Online: 14 de Outubro de 2006, 12:22:49
Ja leu o manual pra saber se a câmera possui o recurso "redutor de olhos vermelhos" ?


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 14 de Outubro de 2006, 12:59:18
Citar
Ja leu o manual pra saber se a câmera possui o recurso "redutor de olhos vermelhos" ?
De acordo com o EXIF da foto, estava ligado ;)

[]s,
Daniel
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #3 Online: 14 de Outubro de 2006, 13:18:33
Bah, não tinha reparado nisso no exif.  


marcinho

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 14 de Outubro de 2006, 13:34:43
Citar
Olá Pessoal,

tenho uma Canon Powershot S3IS e gostaria se possível a ajuda de vocês ... 

estou bem decepcionado com os resultados das fotos que estou tirando de familiares, gosto muito de tirar fotos de pessoas, mas os resultados são ruins, estou em dúvida se o problema é "somente" da "pecinha" atrás da camera ou a camera está ajudando também, por isso gostaria de algumas dicas.

*** Coloquei o máximo de informações possíveis.

O que posso fazer  ????

abs,
Roney

Roonnneey,

Normalmente esse efeito é causado pelo reflexo da luz direto na retina, geralmente ocorre com pessoas que tem olhos claros.
Levando em consideracao que o redutor de olhos vernelhos da sua camera esteja ativado e funcionando, que significa que o flash faz um pré-disparo para que a pupila se retraia. O que eu sugiro é...
Peça para as pessoas que serao fotografadas para olharem para uma fonte de luz, lampada, refletor, por alguns segundos antes de voce bater a foto. Isso fara com que a retina se retraia, e deve resolver..

Abs


Chiclete

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 557
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 14 de Outubro de 2006, 14:34:54
Olá.

O Photoshop ou o próprio ACDSee, fazem esse tipo de correção com simplicidade.

Se quiser um resultado mais profissional, utilize algumas técnicas mais avançadas no Photoshop.

Abraços,

Chiclete.
Brasília - DF


roonnneey

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #6 Online: 14 de Outubro de 2006, 15:49:01
Roberto, como confirmado pelo DMZamora realmente estava ligado o redutor.   ;)

Marcinho, concordo que diminuiria o problema, mas acho complicado ter que pedir isso para as pessoas :stop: gostaria de saber se tem alguma regulagem para esse tipo de situação, será ?

Sobre o disparo no modo "auto", também acho que fico muito limitado, preciso treinar mais :heat:   e sobre o pré-disparo do flash, a canon S3 não faz ... inclusive pesquisando sobre esse problema, parece que o pessoal reclama bastante disso.   :boos2:

Chiclete, acho que o caminho é esse mesmo, mas sobre manipulação por software, não tenho muita prática, inclusive o "olho branco" que apareceu na foto, tentei alguns softwares mais simples e não consegui um resultado legal, preciso aprender como fazer isso ... vou procurar algum tutorial no Google, aliás, se alguém tiver alguma coisa mais a mão, agradeço.   :mf_w00t2:

:thmbup:  :thmbup:  :thmbup:
obrigado a todos,
Roney


 


marcinho

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 15 de Outubro de 2006, 00:24:48
Citar
Marcinho, concordo que diminuiria o problema, mas acho complicado ter que pedir isso para as pessoas :stop: gostaria de saber se tem alguma regulagem para esse tipo de situação, será ?

Sobre o disparo no modo "auto", também acho que fico muito limitado, preciso treinar mais :heat:   e sobre o pré-disparo do flash, a canon S3 não faz ... inclusive pesquisando sobre esse problema, parece que o pessoal reclama bastante disso.   :boos2:
Camarada...

Segue dois links sobre como remover olhos vermelhos...

http://www.cen.g12.br/virtual/edartis/Phot...20vermelhos.htm

http://www.imasters.com.br/artigo/2947



Voce disse que a S3 nao faz pré-disparo, mas se tem redutor de olhos vermelhos uma lampada precisa ser acesa, ou como ela trataria o redutor de olhos vermelhos??
Se eu nao estou errado, quando a camera nao faz pre-disparo de flash, normalmente uma lampada se acende, no caso da Nikon D50 a lampada de AF se acende antes do disparo do flash. leia no manual se nao ha nada sobre isso..

Eu andei dando uma olhada no manual da S3, e tem uma parte, pag.124, que fala sobre olhos vermelhos.
Ele diz la que existe uma luz que acende, por isso nao tem pré-disparo, que as pessoas devem olhar diretamente para ela.. mais ou menos isso...

Abs

 


pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Resposta #8 Online: 15 de Outubro de 2006, 02:45:46
O problema e que as pessoas olham direto para a lente da camera, e como o flash fica ali do ladinho, paralelo ao eixo da lente,  e olho vermelho na certa, não há sistema redutor que de conta.
Se você não que que os seus olhos saiam vermelhos, não olhe diretamente para a camera, tente olhar para algo próximo.
Pelo menos foi isso que entendi sobre o assunto.
 
Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S



roonnneey

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #9 Online: 15 de Outubro de 2006, 09:02:14
Marcinho,

Citar
Segue dois links sobre como remover olhos vermelhos...

http://www.cen.g12.br/virtual/edartis/Phot...20vermelhos.htm

http://www.imasters.com.br/artigo/2947

obrigado pelos links, o meu problema maior está sendo arrumar o "olho branco" não estou conseguindo um resultado legal  :wallbash:  :wallbash:  :wallbash:

Citar
Voce disse que a S3 nao faz pré-disparo, mas se tem redutor de olhos vermelhos uma lampada precisa ser acesa, ou como ela trataria o redutor de olhos vermelhos??
Se eu nao estou errado, quando a camera nao faz pre-disparo de flash, normalmente uma lampada se acende, no caso da Nikon D50 a lampada de AF se acende antes do disparo do flash. leia no manual se nao ha nada sobre isso..

Eu andei dando uma olhada no manual da S3, e tem uma parte, pag.124, que fala sobre olhos vermelhos.
Ele diz la que existe uma luz que acende, por isso nao tem pré-disparo, que as pessoas devem olhar diretamente para ela.. mais ou menos isso...

Tem toda razão, ao invés do pré-disparo ela acende uma luz vermelha durante o disparo, estou pensando em usar a seguinte "tática": percebi que durante o tempo que o botão de disparo fica pressionado a luz também fica o mesmo tempo acessa, nessas fotos vou deixar o botão por um tempo maior pressionado para forçar as pessoas a olharem para essa luz ...  :denken:  :denken:  :denken: seria um golpe baixo, mas enquanto não consigo dominar melhor a máquina o jeito é apelar ...    <_<  <_<  <_<

vou fazer mais alguns testes e posto aqui prá ver se deu certo ...

abs,
Roney
 


roonnneey

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #10 Online: 15 de Outubro de 2006, 09:20:29
pksato,

Citar
O problema e que as pessoas olham direto para a lente da camera, e como o flash fica ali do ladinho, paralelo ao eixo da lente,  e olho vermelho na certa, não há sistema redutor que de conta.
é tem razão ! entendi o que vc falou ! vou reparar nas outras máquinas para entender melhor

Citar
Se você não que que os seus olhos saiam vermelhos, não olhe diretamente para a camera, tente olhar para algo próximo.
Pelo menos foi isso que entendi sobre o assunto.
concordo porém é esse tipo de intervenção com as pessoa que quero tentar evitar, a espontaneadade nessas fotos são essenciais, por isso chamar a atenção para que olhem para um determinado ponto acho complicado



Vou copiar aqui o que eu disse no post anterior:

"... ao invés do pré-disparo ela acende uma luz vermelha durante o disparo, estou pensando em usar a seguinte "tática": percebi que durante o tempo que o botão de disparo fica pressionado a luz também fica o mesmo tempo acessa, nessas fotos vou deixar o botão por um tempo maior pressionado para forçar as pessoas a olharem para essa luz ...    seria um golpe baixo, mas enquanto não consigo dominar melhor a máquina o jeito é apelar ... "


abs,
Roney
 


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #11 Online: 15 de Outubro de 2006, 12:20:18
Câmeras com flashs perto da objetiva sempre apresentarão esse problema para quem olha diretamente para a câmera, para escapar de olhos vermelhos só partindo para câmeras maiores, onde o flash pode ficar longe da objetiva e para flashs externos. O redutor só melhora um pouco a coisa porque fecha a pupila e diminiu a área vermelha, mas tbm não é uma solução perfeita, mesmo porque as pessoas devem olhar diretamente para o redutor para que ele faça efeito.

Não olhar diretamente para a câmera tbm é uma solução, mas nem sempre viável.
« Última modificação: 15 de Outubro de 2006, 12:21:45 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #12 Online: 15 de Outubro de 2006, 14:02:29
Roney,

Se me permite, tentei arrumar no PS... Mas, eu sou bem fraquinho... Tem feras aqui no fórum...






abraços! :thmbup:  
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


roonnneey

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #13 Online: 16 de Outubro de 2006, 20:11:48
Olá Pessoall,

gostaria de compartilhar com vocês a minha experiência a partir da foto publicada nesse fórum e em outros que participo e também alertar a todos sobre esse assunto tão delicado e perigoso.

A foto é da minha esposa e da minha filha na companhia de um palhaço, a minha esposa e minha filha apareceram na foto com os "olhos vermelhos", eu querendo saber uma maneira de evitar esse tipo de problema "técnico" na foto, recorri a ajuda dos fóruns, depois que postei a foto recebi vários emails me alertando sobre um possível problema com um dos olhos da minha filha, porque ao invés da cor vermelha estava na cor branca.

Eu já conhecia esse problema e mesmo antes de postar a foto fiz várias outras fotos com flash e GRAÇAS A DEUS nada apareceu, mas mesmo assim procurei por um oftalmologista para ter uma palavra mais concreta e GRAÇAS A DEUS foi constatado que está TUDO BEM.

O nome da doença é RETINOBLASTOMA, houve uma campanha há algum tempo atrás para alertar sobre esse problema, a campanha pedia aos pais que fotografassem seus filhos com FLASH e caso aparecesse manchas brancas procurasse um médico.

Tenho o vídeo dessa campanha "FOTOGRAFE SEU FILHO COM FLASH", caso alguém queira ver ou queira baixá-lo em algum servidor para que facilite o acesso, estou a disposição.

Finalizando, gostaria de agradecer as pessoas que me enviaram os emails pela pronta iniciativa de alertar-me e a atenção prestada.

Um grande abraço a todos,
Roney
 


guigui

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #14 Online: 16 de Outubro de 2006, 21:00:48
Poxa, Roney, imagino o susto que vc levou.
Ainda bem que está tudo certo com os olhos da sua linda filhota!

Obrigada pelo alerta, eu tb não conhecia nem essa doença nem sabia que o brilho dos olhos na foto poderia indicar um problema.

Boa sorte nas correções digitais !!!

()s

GuiGui