Autor Tópico: fotos internas sem flash  (Lida 1771 vezes)

luis meira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Online: 17 de Fevereiro de 2015, 14:12:21
Bom dia Senhores,

Sou novato em fotografias, precisando contar com suas sábias experiências!

Comprei esta semana uma NIKON D3200 com lente 18-55mm kit.

Preciso fazer o seguinte:
- FOTO interna de algumas peças (balcões - gôndolas - ambiente de loja de conveniência - adega - bares).
O problema é que preciso fazer essas fotos com a lente que tenho + um tripé Weifeng WT 3750 (que tb comprei) e alguns rebatedores de luz. APENAS ISSO.
Não tenho flash externo e nem lentes melhores como grande angular.

Já pesquisei sobre exposições mais longas, mas preciso saber da experiência de vocês se conseguirei boas fotos apenas com esse material.
Sobre tratamento de imagem, baixei o Lightroom 5, para poder melhorar as imagens.

DETALHE: Essas fotos serão para um catálogo de vendas, portanto tenho que manter uma identidade de cores (sem variações) para que todo o catálogo fique uniforme.

Se alguma alma boa puder me dar dicas para melhorar meu trabalho, agradeço profundamente...

Obrigado!


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 17 de Fevereiro de 2015, 14:27:29
Em termos de fotometria, com um tripé vc consegue fazer tranquilamente. Sabendo fotometrar direitinho, vc faz fotos em ambientes internos em ISO 100 e com a lente no sweet point (que no caso da lente do kit, fica em torno de f/8 e f/11), só ajustando o tempo.

Mas se a luz do ambiente é boa pra essas fotos já é outra história. Ou seja, fotometria só resolve sua vida em termos de quantidade de luz, mas a qualidade dela pode ser ruim pra fotos.
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2015, 14:31:41 por Rafa_Meira »


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #2 Online: 17 de Fevereiro de 2015, 14:57:28
Teoricamente você consegue as fotos com esse equipamento sim..

Só ter tempo e paciência pra ir ajustando rebatedores e melhorando a luz ambiente disponível.

Até que ponto pode ficar realmente bom o resultado, impossível saber sem ver o ambiente...


luis meira

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #3 Online: 17 de Fevereiro de 2015, 14:59:05
Valeu Rafa "xará" Meira pelas dicas, mas somente uma dúvida. Você fala em luz ambiente ser boa, lembrando que são ambiente com luz adequada, tipo loja de conveniência de posta de gasolina é uma luz bem forte (para o ambiente), já pensando em uma luz de supermercado (que tem o pé direito mais alto) talvez não seja tão forte.

Desta forma apenas o ajuste de tempo de exposição resolve né?

valew!


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #4 Online: 17 de Fevereiro de 2015, 15:02:30
Valeu Rafa "xará" Meira pelas dicas, mas somente uma dúvida. Você fala em luz ambiente ser boa, lembrando que são ambiente com luz adequada, tipo loja de conveniência de posta de gasolina é uma luz bem forte (para o ambiente), já pensando em uma luz de supermercado (que tem o pé direito mais alto) talvez não seja tão forte.

Desta forma apenas o ajuste de tempo de exposição resolve né?

valew!

depende.... precisa ver como se comportam as sombras em cada caso...

andei fazendo algumas fotos assim na minha oficina.. pra chegar num resultado melhor de acordo com o que eu queria acabei apagando tudo e deixando uma luz natural leve que vinha da janela somente.. o ambiente ficou bem escuro, mas foi só compensar na exposição (que foi pra casa dos 20 segundos) e as sombras melhoraram muito.
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2015, 15:03:12 por Luciano.Queiroz »


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 17 de Fevereiro de 2015, 15:15:39
depende.... precisa ver como se comportam as sombras em cada caso...

andei fazendo algumas fotos assim na minha oficina.. pra chegar num resultado melhor de acordo com o que eu queria acabei apagando tudo e deixando uma luz natural leve que vinha da janela somente.. o ambiente ficou bem escuro, mas foi só compensar na exposição (que foi pra casa dos 20 segundos) e as sombras melhoraram muito.

Como disse, isso foi um caso que vc diminuiu mto a quantidade de luz, mas a melhorou em termos de qualidade.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2015, 16:22:43 por Pictus »