Autor Tópico: Como ter foco no objeto ( primeiro plano ) sem desfocar o segundo plano  (Lida 6675 vezes)

Fernando Reis

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Boa Noite;
Estou tentando fazer uma foto de silhueta, porem enfrento algumas dificuldades.
Equipamento utilizado, Câmera Nikon D7000, Lente 18-105 mm  f. 3.5-5.6
A dificuldade em questão é sobre o "foco" e não sobre a fotometria da silhueta.
Tentei o ponto de focagem único ( onde escolho 1 ponto em que coloco o foco )  e também o automático (onde a máquina escolhe o ponto de focagem).
Em ambos os casos uma parte da imagem fica desfocada, quando o objeto ( primeiro plano ) esta focado o fundo ( segundo plano ) esta desfocado ou vice-versa.

Acompanhe nas fotos abaixo:

- Na primeira foto o foco esta no objeto "cachorrinhos" ( primeiro plano ) e o fundo esta completamente desfocado (segundo plano ).

- Na segunda foto o foco esta no fundo ( segundo plano )  e o objeto ( primeiro plano ) esta fora de foco.

Isso ocorre também em fotos normais ( sem ser de silhueta ).
Ja tentei me afastar mais do objeto para focar os dois planos, porem como muitas vezes preciso do "Zom" para enquadrar a imagem o problema persiste.
Preciso de foco em toda a imagem primeiro e segundo plano, será que alguém poderia me dar uma dica de como corrigir esse problema e onde esta sendo meu erro
Desde já agradeço a atenção dedicada.





ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #1 Online: 17 de Fevereiro de 2015, 22:07:50
O amigo já ouviu falar de Profundidade de Campo - DOF ?

Sugiro uma boa pesquisa e leitura. Tem muito material aqui no MF e Google.  :ok:

« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2015, 22:09:42 por ALEXFIGUEIREDO »
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #2 Online: 17 de Fevereiro de 2015, 22:11:59
Use um DoF calculator mas a princípio a dica é colocar f/16 pra mais fechado. Como o tempo de exposição vai ser elevado e não sugiro usar ISO alto, portanto, estabilize usando um tripé.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 18 de Fevereiro de 2015, 00:20:12
Fecha o diafragma.


Pope

  • SysOp
  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.203
  • Sexo: Masculino
    • Renato Pope
Resposta #4 Online: 18 de Fevereiro de 2015, 06:19:13
Fecha o diafragma, Focus stacking, usar lentes Tilt-Shift... Pesquisa essas tecnicas e veja qual é a melhor para você...
"If you wanted a cheap profession to get into you picked the wrong one."Zack Arias
Flickr


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #5 Online: 18 de Fevereiro de 2015, 07:07:27
Use um DoF calculator mas a princípio a dica é colocar f/16 pra mais fechado. Como o tempo de exposição vai ser elevado e não sugiro usar ISO alto, portanto, estabilize usando um tripé.

Complementando, dê uma estudada.
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 18 de Fevereiro de 2015, 09:56:05
Eu sugeriria fazer uma dupla exposição, com foco nos dois assuntos e depois juntar em uma única foto. Há como fazer esta foto de várias maneiras, mas realmente tem que estudar pra saber os prós e contras de cada opção.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 18 de Fevereiro de 2015, 11:09:34
O que me chamou a atenção foi a combinação de silhueta e em foco, não faz muito sentido.

O que está acontecendo é que o assunto não está escuro suficiente para ser uma silhueta e a falta de foco está chamando atenção.
Dá pra fazer essa foto em f/1.8, pensando só no dof, pois basta focar no segundo plano.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #8 Online: 19 de Fevereiro de 2015, 09:43:06
Pode parecer irônico, mas, use uma compacta.