Autor Tópico: Problema no AF da D7100  (Lida 3097 vezes)

dr_mancha

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #15 Online: 23 de Fevereiro de 2015, 11:42:42
Blz, obrigado pelo help.

Hoje a noite vou fazer mais teste para ver se era isso mesmo. O que mais fotografo é meu filho e costumo sempre escolher o quadrante do olho. No olho não tem como acontecer isso, né? Vamos testar.


dadozen

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 652
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 23 de Fevereiro de 2015, 12:31:53
Algumas câmeras conseguem identificar o olho e o rosto na foto para escolher automaticamente esses pontos para foco, se o ponto estiver dentro do grupo de pontos de foco. Se a escolha for ponto único ou se o rosto ou o olho estiver fora do grupo de pontos de foco, isso não irá acontecer.

Não lembro se a D7100 tem essa função.
D750 + 20 1.8G + 35 1.8G ED + 50 1.8G + 85 1.8G + 70-300 VR / SB910 + SB700
wish list: 135 DC f/2 / 70-200 f/4


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 23 de Fevereiro de 2015, 13:21:46
Obrigado pelo help. Acho que entendi.

Eu não sabia que existia esse problema no AF-S.

Para mim, o que o AF-S fazia era dar uma prioridade no foco, e não se limitar ao ponto de foco selecionado. Por exemplo, se eu selecionasse o ponto de foco em cima da cadeira, a câmera ia analisar toda a imagem, os 51 pontos de foco, e priorizar o foco no ponto de contraste mais próximo do ponto de foco selecionado.

Não é isso?

Afinal, nessa imagem cheia de elementos, a câmera em AF-S não consegue reconhecer que a cadeira é um objeto que pode ser focado e destacado do resto?

Não faz isso. Ela tenta achar o contraste no ponto de foco selecionado. Os outros ficam "desligados".

Algumas câmeras conseguem identificar o olho e o rosto na foto para escolher automaticamente esses pontos para foco, se o ponto estiver dentro do grupo de pontos de foco. Se a escolha for ponto único ou se o rosto ou o olho estiver fora do grupo de pontos de foco, isso não irá acontecer.

Não lembro se a D7100 tem essa função.

Nem eu sei se tem essa função. Acho que tem, mas só pra foto em liveview, que eu nem uso praticamente.


dr_mancha

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #18 Online: 23 de Fevereiro de 2015, 14:15:03
Não faz isso. Ela tenta achar o contraste no ponto de foco selecionado. Os outros ficam "desligados".


Tenho que mandar uma carta de sugestão para a Nikon então.  :D


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 23 de Fevereiro de 2015, 15:19:44
Eu não sabia que existia esse problema no AF-S.

Não é problema, é característica.

Afinal, nessa imagem cheia de elementos, a câmera em AF-S não consegue reconhecer que a cadeira é um objeto que pode ser focado e destacado do resto?

Não, a câmera ainda precisa do fotógrafo.  :D
Ou então coloque outra configuração, diferente de foco pontual.

 :ok: