Autor Tópico: Problema no AF da D7100  (Lida 3065 vezes)

dr_mancha

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Online: 18 de Fevereiro de 2015, 20:48:49
Eu estou com a camera ha uns 6 meses. Nao uso muito, apenas para hobby e outras pessoas como esposa e familiares a utilizam sem eu saber.

Fato é que o AF está lentissimo e as vezes chega a nao bater a foto, como se nao tivesse identificado nenhum objeto. Isso em retratos, com uma ou duas pessoas bem no meio do quadro.

Por outro lado, quando coloco em Automatico Mode, o foco fica normal, rápido.

O que pode ser? Alguém com problema semelhante?


wanderbilth

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 182
  • Sexo: Masculino
  • relaxar ao som do click
Resposta #1 Online: 18 de Fevereiro de 2015, 21:36:10
ola, de uma boa lida no manual, tente voltar para as configurações de fabrica...


dr_mancha

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #2 Online: 19 de Fevereiro de 2015, 10:14:49
Ninguem com problema semelhante?


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #3 Online: 19 de Fevereiro de 2015, 10:44:36
Eu não  :ok:
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #4 Online: 19 de Fevereiro de 2015, 11:21:26
outras pessoas como esposa e familiares a utilizam sem eu saber.

Não faço idéia do que aconteceu, mas provavelmente alguém mudou a configuração do foco.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #5 Online: 19 de Fevereiro de 2015, 11:44:46
Quando fica lento está no AF-S ou AF-C?
O Automático que você diz é o AF-C ou é o verdinho?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


dr_mancha

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #6 Online: 19 de Fevereiro de 2015, 13:04:11
Quando fica lento está no AF-S ou AF-C?
O Automático que você diz é o AF-C ou é o verdinho?


Eu sempre deixo no AF-S.

Automático verdinho.

Estou no trabalho agora, chegando em casa eu vou dar uma olhada melhor nas possíveis configurações de foco. O que eu achei estranho é que no Menu - Histórico de Alterações - nao tinha nenhuma mudança em configuração de foco.


dr_mancha

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #7 Online: 22 de Fevereiro de 2015, 23:33:49
Continua o mesmo problema. Li toda parte de foco do manual e não faço ideia do que pode ser.

Uma duvida, quando a camera está em Automatico (verdinho) o foco é mais rápido que em modo Manual?

Alguém tem alguma luz do que pode ser? Alguma ideia? Será defeito?
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2015, 23:34:35 por dr_mancha »


Carlos HP

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.832
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de tempo!
    • Do Infinito ao Bokeh
Resposta #8 Online: 23 de Fevereiro de 2015, 09:29:07
Rapaz, se no verdinho está funcionando, é um bom indicativo de que o AF esteja funcional. O que pode estar acontecendo é você estar usando AF-S quando a situação é mais adequada para AF-C. Acho que o problema pode estar aí, sem contar outras variáveis como selecionar o melhor ponto do frame para fazer o foco, por exemplo. Eu apanhei bastante do autofoco quando comecei a fotografar (e ainda apanho de vez em quando).


ALEXFIGUEIREDO

  • Trade Count: (20)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.614
  • Sexo: Masculino
  • KeepWalking
    • Flickr
Resposta #9 Online: 23 de Fevereiro de 2015, 09:32:53
Sem postar uma foto com exif fica muito difícil opinar e ajudar. :ok: :ok:

Rapaz, se no verdinho está funcionando, é um bom indicativo de que o AF esteja funcional.
  ;)
Nikon D800 - Nikon D7100
NikkorAF-S 24-70 2.8 / AF-S 70-200 2.8 VRII / AF-S 105 2.8G Micro / SB 910
Manuais Mamiya 150 Sekor C 1:4 / Nikkor 105 1:2.5 Pré-AI



dr_mancha

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #10 Online: 23 de Fevereiro de 2015, 09:57:47
Sem postar uma foto com exif fica muito difícil opinar e ajudar. :ok: :ok:
  ;)


O problema é antes de tirar a foto, então acho que uma foto com exif não ajudaria muito.

Rapaz, se no verdinho está funcionando, é um bom indicativo de que o AF esteja funcional. O que pode estar acontecendo é você estar usando AF-S quando a situação é mais adequada para AF-C. Acho que o problema pode estar aí, sem contar outras variáveis como selecionar o melhor ponto do frame para fazer o foco, por exemplo. Eu apanhei bastante do autofoco quando comecei a fotografar (e ainda apanho de vez em quando).


Acho que você está mais ou menos certo. Descobri que o problema não é lentidão para focar no AF-S e sim que não foca dependendo do ponto de foco (ponto de foco que eu digo é um dos 51 pontos que se pode selecionar para focar).  Como sou "iniciante", não sei dizer se isso é normal ou não, mas para mim parece defeito e me irrita muito!

Descobri isso ontem a noite, enquanto eu mexia na câmera e testava suas funções. Percebi que muitas vezes ele se recusa a focar em determinada área - como, p. ex., uma parede branca. O problema é que são áreas que, para mim, mero " iniciante", deveriam focar. E dou um exemplo com uma foto que tirei com meu celular:



Eu estava nessa exata posição tirando fotos do meu quarto para testar a velocidade do AF. Quando eu selecionava, por exemplo, o ponto de foco onde ficava a cadeira - que é bege, e não branca como a parede - a D7100 se recusava a focar. Eu podia ficar 5 min tentando, enquanto o ponto de foco era na cadeira, a foto não saia.

Isso aconteceu em outros pontos de foco ao longo do quarto. Mas acho que essa da cadeira (edit: a da escrivaninha) dá para ilustrar bem minha angustia. Não vejo motivos para a D7100, em AF-S e D51 se recusar a focar na cadeira. Estou errado?
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2015, 10:10:06 por dr_mancha »


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 23 de Fevereiro de 2015, 10:55:28


O problema é antes de tirar a foto, então acho que uma foto com exif não ajudaria muito.
 

Acho que você está mais ou menos certo. Descobri que o problema não é lentidão para focar no AF-S e sim que não foca dependendo do ponto de foco (ponto de foco que eu digo é um dos 51 pontos que se pode selecionar para focar).  Como sou "iniciante", não sei dizer se isso é normal ou não, mas para mim parece defeito e me irrita muito!

Descobri isso ontem a noite, enquanto eu mexia na câmera e testava suas funções. Percebi que muitas vezes ele se recusa a focar em determinada área - como, p. ex., uma parede branca. O problema é que são áreas que, para mim, mero " iniciante", deveriam focar. E dou um exemplo com uma foto que tirei com meu celular:



Eu estava nessa exata posição tirando fotos do meu quarto para testar a velocidade do AF. Quando eu selecionava, por exemplo, o ponto de foco onde ficava a cadeira - que é bege, e não branca como a parede - a D7100 se recusava a focar. Eu podia ficar 5 min tentando, enquanto o ponto de foco era na cadeira, a foto não saia.

Isso aconteceu em outros pontos de foco ao longo do quarto. Mas acho que essa da cadeira (edit: a da escrivaninha) dá para ilustrar bem minha angustia. Não vejo motivos para a D7100, em AF-S e D51 se recusar a focar na cadeira. Estou errado?

Cara, o AF da câmera precisa de contraste pra achar o foco. Se vc põem o ponto de foco em cima da cadeira, da parte bege dela, ou na parede branca, ele não vai achar nunca. Vc pode tentar no limite da cadeira com a mesa, por que ai já tem um contraste de tons.


dadozen

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 652
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 23 de Fevereiro de 2015, 11:01:25
O Rafa já matou a questão. Foco sempre em lugares de contraste( por exemplo, na borda da cadeira )
D750 + 20 1.8G + 35 1.8G ED + 50 1.8G + 85 1.8G + 70-300 VR / SB910 + SB700
wish list: 135 DC f/2 / 70-200 f/4


dr_mancha

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 120
Resposta #13 Online: 23 de Fevereiro de 2015, 11:24:29
Obrigado pelo help. Acho que entendi.

Eu não sabia que existia esse problema no AF-S.

Para mim, o que o AF-S fazia era dar uma prioridade no foco, e não se limitar ao ponto de foco selecionado. Por exemplo, se eu selecionasse o ponto de foco em cima da cadeira, a câmera ia analisar toda a imagem, os 51 pontos de foco, e priorizar o foco no ponto de contraste mais próximo do ponto de foco selecionado.

Não é isso?

Afinal, nessa imagem cheia de elementos, a câmera em AF-S não consegue reconhecer que a cadeira é um objeto que pode ser focado e destacado do resto?


dadozen

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 652
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 23 de Fevereiro de 2015, 11:38:45
Se você estiver usando ponto único no AF-S, ele vai tentar focar no ponto que você escolheu. Se não conseguir, vai continuar tentando naquele ponto até dar certo ou você desistir. Se for em um grupo de pontos, ele escolherá alguns pontos que tenham contraste adequado para o foco.

A câmera nunca vai saber o que você está querendo focar. Por isso mesmo que você tem que "dizer" à ela o que você quer focar, respeitando os limites dela.
D750 + 20 1.8G + 35 1.8G ED + 50 1.8G + 85 1.8G + 70-300 VR / SB910 + SB700
wish list: 135 DC f/2 / 70-200 f/4