Autor Tópico: Limpeza do Sensor  (Lida 28574 vezes)

Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Online: 14 de Outubro de 2006, 18:13:01
Depois de ficar louco com minhas fotos “sujas” e usar a ferramenta Clone Stamp do Photoshop para limpá-las resolvi limpar o sensor da minha Canon 30D.

Nesse site encontrei os diferentes métodos: http://www.cleaningdigitalcameras.com/index.html

Analisando os prós e contras de cada um resolvi usar os “lenços” para limpeza.

No site http://www.micro-tools.com/Merchant2/e_psi.htm encontrei todas as ferramentas que eu precisava:

Eclipse: Líquido para limpar sensor (10,15 euros). Atenção: proibido em vôos!!

Sensor Swab: Isso foi um achado!!!  É uma espátula com um lenço fixo através de um elástico na medida de sensores com fator crop 1.6. Achei bem prático, e ainda é recomendado pela Fuji e Nikon. Tem para fator crop 1.5 e fullframe também. Só que caro, cada Sensor Swab custa 5,79 euros e uma caixa com 12 custa 63 euros. Comprei três.

Bomba de ar Giottos Rocket Air 190mm (7,90 euros). Famosa bomba Fuc-Fuc



Outra opção que sem dúvida vou fazer da próxima vez é comprar uma espátula com a ponta de 14mm para fator crop 1.6 (6,66 euros) e os lenços PecPad (9,57 euros uma caixa com 100 lenços). Aí é só fixar o lenço na espátula com durex ou arame, para aproveitá-los depois.




Bom, vamos ao que interessa, vou descrever passo a passo o procedimento:

1.   Tirar uma foto do céu sem núvens com a menor abertura possível (maior número F) e foco no infinito para verificar o quanto está sujo o sensor. Depois aplicar um Auto Levels no photoshop para visualizar melhor a sujeira. Tomei um susto...ok, podem falar que estava parecendo frigideira de pasteleiro, formigueiro, sabonete comunitário, sensor da Nikon, ou o que quer que seja...

________________Jpeg saído da câmera_________________________________________Após aplicar Auto Levels no Photoshop


2.   Lavar bem as mãos e certificar que a bateria da câmera está bem carregada.

3.   Deixar a câmera no modo “Sensor Cleaning”, dessa forma o espelho fica levantado e você tem acesso ao sensor. Na verdade é o filtro, mas vou chamar de sensor.

4.   Com a câmera voltada para baixo de umas sopradas com a bombinha Fuc-Fuc para tirar o grosso, ou partículas metálicas geradas pelo atrito na troca de lentes, de modo que quando você passar o lenço não chegue a riscar o filtro.

5.   Pingue duas e somente duas gotas de Eclipse no lenço que já está preso na espátula.

6.   Passe o lenço sobre o sensor da esquerda para direita com uma leve pressão. Se passar muito fraco, a sujeira não sai e se passar muito forte pode-se danificar o filtro junto com o sensor. Li que tem que ser uma pressão similar ao que fazemos ao escrever.



7.   Vire a espátula e passe novamente agora da direita para esquerda. Veja o sensor usando uma contra luz e verifique se está limpo, repita a operação quantas vezes achar necessário. Porém acredito que na maioria dos casos uma ida e uma volta bem feita seja suficiente. Se for repetir a operação pegar uma nova espátula limpa e pingar mais duas gotas de Eclipse.

8.   Tanto no início do passo 6 quanto do passo 7 certifique-se de passar bem nos cantos

9.   Agora com uma nova espátula seca, passe novamente no sensor da esquerda para direita e volte para tirar a sujeira que foi desprendida pelo líquido e também para ajudar a secar o Eclipse.

10.   Pronto, o mais difícil e tenebroso já passou, agora de umas sopradas com a bombinha Fuc-Fuc no sensor com a câmera virada para baixo para eliminar possíveis filetes deixados pelo lenço.

11.   Desligue a câmera para que a operação “Sensor Cleaning” seja terminada e o espelho seja abaixado.

12.   Tire uma foto novamente do céu com a menor abertura possível, foco no infinito e aplique auto-levels no photoshop para ver o resultado.

________________Jpeg saído da câmera (após limpeza)_________________________Após aplicar Auto Levels no Photoshop


Demorei  meia hora para fazer tudo, sendo que foi a primeira vez depois de 6 meses que eu estou com a câmera, talvez com mais prática esse tempo será reduzido. Fiquei bem satisfeito com o resultado.
É bom lembrar também que sempre ao trocar as lentes da câmera, fazer com ela virada para baixo e se possível não em ambientes com vento ou muito pó/areia.


Observação:
Esse foi o método que eu escolhi para limpar o sensor da minha câmera. Não me responsabilizo por alguém que venha a danificar o seu equipamento.
Antes de efetuar a limpeza passei bem de leve um pincel de maquiagem (claro que desengordurado e sem uso) e dei umas sopradas com a Fuc-Fuc, porém não foi suficiente para limpar o meu sensor, por isso resolvi utilizar o método descrito acima.

Moderadores, sugiro deixar o tópico nessa sala por um tempo onde o pessoal mais acessa, tirarmos todas as dúvidas e depois mover para a sala de tutoriais.

Se alguém tiver algo a acrescentar para otimizar o processo, será muito bem vindo!
Deutschland

Flickr


TiagoDegaspari

  • Trade Count: (34)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.577
  • Sexo: Masculino
  • Limeira SP
    • TiagoDegaspari.com.br
Resposta #1 Online: 14 de Outubro de 2006, 18:45:02
Excelente tópico!!!

Onde encontro esses kits de limpeza aqui...

Preciso comprar para limpar o meu sensor!

Abraços.


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #2 Online: 14 de Outubro de 2006, 19:03:48
Citar
Excelente tópico!!!

Onde encontro esses kits de limpeza aqui...

Preciso comprar para limpar o meu sensor!

Abraços.
Valeu Tiago,
na Casa do Restaurador tem esses produtos.

Manda bala!
Deutschland

Flickr


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #3 Online: 14 de Outubro de 2006, 21:32:47
Muito bom, bem didático.
« Última modificação: 14 de Outubro de 2006, 21:33:54 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Eduardo Proença

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.292
    • http://www.olhares.com/edup90
Resposta #4 Online: 15 de Outubro de 2006, 08:13:02
Excelente, Marcelo!!!  :clap:
Nunca tinha lido uma explicação tão detalhada sobre esse assunto.
Eduardo Proença - Rio de Janeiro
Meu Flickr


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #5 Online: 15 de Outubro de 2006, 12:13:13
Boa, Marcelo! Como o Gustavo falou, está muito didático, é só seguir essas instruções que não tem erro.


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #6 Online: 15 de Outubro de 2006, 16:53:51
Gustavo, Eduardo e Bruno,
Obrigado, espero ajudar quem precise!

Sempre achei limpeza do sensor um bicho de 7 cabecas. Tinha medo mesmo.

Mas li várias vezes que a superfície do sensor (filtro) e até menos sensível do que algumas lentes, resolvi meter as caras.

É só fazer com bastante calma e carinho que nao tem erro.

Abraco!
Deutschland

Flickr


Pablo Albino

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 531
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 15 de Novembro de 2006, 09:24:08
Marcelo, qual a composição deste esclipse?
[ ]
Rio do Sul - SC


Blog


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #8 Online: 15 de Novembro de 2006, 17:45:18
Citar
Marcelo, qual a composição deste esclipse?
[ ]
Mac-lister,
Eclipse é metanol 99% puro.

Abraco!
Deutschland

Flickr


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #9 Online: 15 de Novembro de 2006, 21:43:43
Marcelo, botando uma lenha na fogueira, qualquer farmácia de manipulação mais ou menos confiável vende metanol relativamente barato, pq comprar Eclipse?
Nikon/Panasonic Gear


Pablo Albino

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 531
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 16 de Novembro de 2006, 09:22:11
Citar
Marcelo, botando uma lenha na fogueira, qualquer farmácia de manipulação mais ou menos confiável vende metanol relativamente barato, pq comprar Eclipse?
Metanol é controlado pela polícia federal, acho difícil vc conseguir facilmente. OUtra coisa, este álcool é extremamente tóxico. 15 mL (via oral) podem levar a óbito um adulto ou causar cegueira irreversível...
Rio do Sul - SC


Blog


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 16 de Novembro de 2006, 09:32:32
Metanol é comprado facilmente.
Comprei 1 litro por 11 reais. www.bherzog.com.br.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #12 Online: 16 de Novembro de 2006, 10:58:05
Citar
Marcelo, botando uma lenha na fogueira, qualquer farmácia de manipulação mais ou menos confiável vende metanol relativamente barato, pq comprar Eclipse?
No meu caso Gustavo, comprei o Eclipse pois encontrei fácil e paguei um preco justo (10 euros).

Mas já vi gente usando metanol sim. Ia comentar do Paulo Machado pois vi um post em que ele comenta que comprou e agora ele acabou de postar...rsrsr.

Outro que usa é o Ruy do FotografiaBrasil:
http://www.fotografiabrasil.com/viewtopic....metanol&start=0

Acho que se vc comprar em um lugar de confianca e souber que o metanol é realmente puro, nao tem erro.
Vale ressaltar que a manipulacao do metanol é extremamente delicada, ele entra em compustao fácil e nao se vê a chama. Além de ser tóxico conforme o colega mac-lister descreveu.
Quanto tá o Eclipse no Brasil? É fácil de achar?

 
Deutschland

Flickr


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 16 de Novembro de 2006, 11:08:30
Já usei até para fazer fondue
 :laughing:  :laughing:  :laughing:  
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Pablo Albino

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 531
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 16 de Novembro de 2006, 14:27:27
Citar
Metanol é comprado facilmente.
Comprei 1 litro por 11 reais. www.bherzog.com.br.
Bem...ele só pode ser vendido para clientes cadastrados junto à PF.

Brasil.... :nonono:  
Rio do Sul - SC


Blog