Autor Tópico: Limpeza do Sensor  (Lida 28572 vezes)

Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #60 Online: 08 de Maio de 2018, 10:24:14
Edu. A Câmera não é tão sensível, não precisa ficar preocupado e fazer o serviço rápido, dentro de casa sem poeira aparente pode ficar olhando o sensor com uma luminária por muito tempo sem causar qualquer dano.

Eu sinceramente dado ao tamanho do "espermatozoide" pegaria álcool isopropílico e um cotonete normal e com o cotonete úmido do álcool passaria sobre a mancha, 99% de chance de remover a sujeira na segunda ou terceira passada, aí se ficar algum fiapo no sensor uma borrifada com fuc fuc. Essa sujeira tá com cara de óleo da câmera, não vai sair com o sistema de vibração da limpeza...

Pois é, a galera fica encanada, a coisa não é melindrosa assim não, eu limpo com cotonete normal e álcool isopropílico também, e não precisa trancar a casa pra isso.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #61 Online: 08 de Maio de 2018, 11:41:11
Não costumo gostar do cotonete normal porque tem que ficar esfregando em toda a área do sensor, o que pode causar mancha por álcool seco (que sai com nova limpeza). O cotonete apropriado, vc passa uma vez só.

Mas pra limpar só aquela sujeirinha, realmente até um cotonete seco bem de leve pode dar jeito, se for sujeira sólida. Se for graxa, aí tem que ter álcool.

Lembre bem: nada de colocar e tirar o cotonete do sensor: sempre em movimentos laterais, evitando usar a mesma área do cotonete. E se for comprar o cotonete apropriado, verifique o tamanho de seu sensor. Um cotonete mais largo não vai caber, e um mais estreito vai deixar uma listra de fora.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #62 Online: 08 de Maio de 2018, 16:03:28
Edu. A Câmera não é tão sensível, não precisa ficar preocupado e fazer o serviço rápido, dentro de casa sem poeira aparente pode ficar olhando o sensor com uma luminária por muito tempo sem causar qualquer dano.

Eu sinceramente dado ao tamanho do "espermatozoide" pegaria álcool isopropílico e um cotonete normal e com o cotonete úmido do álcool passaria sobre a mancha, 99% de chance de remover a sujeira na segunda ou terceira passada, aí se ficar algum fiapo no sensor uma borrifada com fuc fuc. Essa sujeira tá com cara de óleo da câmera, não vai sair com o sistema de vibração da limpeza...

Exatamente, vim comentar a mesma coisa!
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #63 Online: 08 de Maio de 2018, 16:47:04
E eu estava imaginando o procedimento errado:
- pousar o cotonete em cima da sujeira e puxá-lo. Imaginei que se a sujeira não vier, ela vai soltar e sair com o fuc-fuc. 

Apaga essa idéia !!

Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #64 Online: 08 de Maio de 2018, 17:15:36
E eu estava imaginando o procedimento errado:
- pousar o cotonete em cima da sujeira e puxá-lo. Imaginei que se a sujeira não vier, ela vai soltar e sair com o fuc-fuc. 

Apaga essa idéia !!

Seco, pode. Molhado, não. Se for um fiapo, pode vir junto  :ok:. Se for graxa, vai borrar.  :(


eduedmais

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
Resposta #65 Online: 08 de Maio de 2018, 17:53:11
Seco, pode. Molhado, não. Se for um fiapo, pode vir junto  :ok:. Se for graxa, vai borrar.  :(
Passei o cotonete fracamente, só para ver se a sujeira saia fácil. Mas parece que é graxa mesmo, e borrou um pouco. A mancha espalhou (cobrindo uma região umas 3 vezes maior que a mancha original), mas só sai nas fotos em aberturas menores que as anteriores e em partes bem brancas. No final, creio que aliviou e posso tirar fotos. Não insisti na limpeza a seco. Porém, comprarei alcool isopropílico para limpar isso logo, e um kit de limpeza pra caso precise futuramente (principalmente pelo blower que ainda não tenho).

Obrigado a todos pelas dicas, e principalmente por me revelarem quanto realmente um sensor é sensível. Se não fosse isso, eu estaria com medo de tentar.
Canon EOS Rebel SL2
Tamron 17-50mm 2.8 non-VC


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #66 Online: 08 de Maio de 2018, 20:26:28
Vai economizar uma grana pelo resto da vida agora.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #67 Online: 09 de Maio de 2018, 09:56:47
Passei o cotonete fracamente, só para ver se a sujeira saia fácil. Mas parece que é graxa mesmo, e borrou um pouco. A mancha espalhou (cobrindo uma região umas 3 vezes maior que a mancha original), mas só sai nas fotos em aberturas menores que as anteriores e em partes bem brancas. No final, creio que aliviou e posso tirar fotos. Não insisti na limpeza a seco. Porém, comprarei alcool isopropílico para limpar isso logo, e um kit de limpeza pra caso precise futuramente (principalmente pelo blower que ainda não tenho).

Obrigado a todos pelas dicas, e principalmente por me revelarem quanto realmente um sensor é sensível. Se não fosse isso, eu estaria com medo de tentar.

Só não vai exagerar e fazer igual aqueles vídeos americanos o cara limpando o sensor da câmera na praia... no deserto...  :hysterical: :hysterical:

o pior lugar para se abrir a câmera (até mesmo trocar a lente) é na praia e deserto (vento e partículas sólidas afiadas no ar).
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


eduedmais

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
Resposta #68 Online: 09 de Maio de 2018, 10:20:47
Só não vai exagerar e fazer igual aqueles vídeos americanos o cara limpando o sensor da câmera na praia... no deserto...  :hysterical: :hysterical:

o pior lugar para se abrir a câmera (até mesmo trocar a lente) é na praia e deserto (vento e partículas sólidas afiadas no ar).

Obrigado pela dica. Só trocarei de lente em local fechado por segurança. Hoje estou tranquilo, pois só tenho uma lente kkkkkkk
Canon EOS Rebel SL2
Tamron 17-50mm 2.8 non-VC


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #69 Online: 09 de Maio de 2018, 11:23:19
05 anos trabalhando com fotografia, 05 anos trocando lente na praia. Nenhum problema.

Basta ficar de costas para o vento e fazer a troca.
Areia não fica voando na praia, só se alguém levantar pisando, tem que ser uma rajada bem súbita para fazer algum perigo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #70 Online: 09 de Maio de 2018, 11:27:30
veja. não disse que não pode, disse que é o pior lugar... ou um dos piores... talvez no Havaí com um vulcão ativo seja pior...
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #71 Online: 09 de Maio de 2018, 11:38:09
O que acontece é que na praia o equipamento está mais exposto do que em um ambiente "controlado" por assim dizer.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #72 Online: 09 de Maio de 2018, 12:48:28
O que acontece é que na praia o equipamento está mais exposto do que em um ambiente "controlado" por assim dizer.

Isso mesmo.
Acho que a forma que escrevi foi exagerada demais... :)
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #73 Online: 11 de Maio de 2018, 14:39:38
Hoje tirei foto em f/22 e o sensor está bem sujo, com algumas sendo vistas sem edição. Acho que foi causada quando usai o fuc-fuc.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #74 Online: 11 de Maio de 2018, 16:51:29
Hoje tirei foto em f/22 e o sensor está bem sujo, com algumas sendo vistas sem edição. Acho que foi causada quando usai o fuc-fuc.

Sei la mas acho que em f22 o sensor já fica sujo nas primeiras 100 fotos, se a análise for feita em um céu limpo azul. Agora se analisar que a maioria dos casos as fotos são feitas em f8 ou menos e em objetos ou pessoas com muitos detalhes, aparecer uma sujeira muito evidente é bem raro. O sensor tem que estar muito sujo, ou no caso do amigo anteriormente que tinha um girino no sensor kkkk.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.